Siga-nos

Autarquias

Santiago do Cacém adjudica requalificação que aposta na mobilidade pedonal

O início das obras aguarda pelo visto do Tribunal de Contas, tendo prevista uma duração de 18 meses. 

TDS noticias

Publicado

em

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém adjudicou à empresa Arquijardim, S.A. pelo valor de 1.989.917,95 euros, no dia 15 de julho, a empreitada da obra de requalificação da Avenida Manuel da Fonseca, Zona Comercial do Centro Histórico e Zona Envolvente do Mercado Municipal de Santiago do Cacém.

A intervenção está inserida na candidatura de “Requalificação do Mercado Municipal e do Espaço Público Envolvente”, em Santiago do Cacém, aprovada pela autoridade de gestão Alentejo 2020 e enquadrada no Programa Operacional Regional do Alentejo (PORA) no âmbito do Eixo Prioritário 4 – Desenvolvimento Urbano Sustentável, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes ao nível da mobilidade, segurança, estacionamento, espaços arborizados e de lazer na cidade de Santiago do Cacém.

O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, sublinha que “vamos fazer uma obra de requalificação como nunca se viu na cidade de Santiago do Cacém, que vai abranger várias ruas e artérias e trazer mais mobilidade às pessoas”.  

Segundo o Autarca “nós hoje vivemos numa sociedade em que o espaço ocupado pelos automóveis nas cidades foi substituindo o das pessoas,  mas há que o devolver, e, ao contrário do que dizem, com esta obra não vamos retirar lugares de estacionamento, vamos sim reordená-los centrados na mobilidade das pessoas”.

Com esta requalificação “pretende-se que, entre outros aspetos, quem circule com carrinhos de bebés, quem tenha dificuldades de mobilidade ou quem tenha de usar cadeira de rodas passe a ter uma mobilidade completamente diferente daquela que hoje aquela zona da Cidade oferece”, acrescenta Álvaro Beijinha.

Segundo o Autarca, trata-se de “uma intervenção de fundo não apenas estética, como alguns tentam passar a ideia, mas que de facto vai transformar a Cidade para muito melhor”. 

A Câmara Municipal pretende harmonizar, organizar e modernizar uma das zonas mais movimentadas da cidade de Santiago do Cacém.

Autarquias

225Mil € para requalificar 12 ruas em S.Pedro do Corval

A primeira fase da requalificação das vias pedonais de S. Pedro do Corval já se encontra concluída e integrou a Rua António Jacinto Rosa, Rua José Garcia da Costa, Rua Professor Cândido e Rua de S. Pedro.

TDS noticias

Publicado

em

O Município de Reguengos de Monsaraz vai requalificar 12 ruas em S. Pedro do Corval, num investimento de 525 mil euros.

A autarquia deliberou avançar com o projeto técnico da empreitada “Requalificação das vias pedonais em S. Pedro do Corval – 2ª fase” e a sua candidatura aos fundos comunitários.

A zona a intervencionar situa-se na parte norte e central da localidade e está integrada no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Reguengos de Monsaraz.

A autarquia vai requalificar a Rua de Évora, Rua Zeca Afonso, Rua de Cima, Beco da Sé, Rua Dr. Manuel Fernandes Ratinho, Pátio do Anica, Rua da Aula, Rua do Poço, Rua António Joaquim Fialho, Rua do Olival, Rua Professor Gomes e Rua do Jardim.

As obras visam melhorar o conforto e a segurança dos peões e dos automobilistas e dotar esta zona de redes de distribuição de água e de recolha de águas pluviais, que não existem ou por estarem envelhecidas causam continuados problemas e roturas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com