Últimas:
Restaurada e exposta pintura “Santa Francisca Romana” – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Artes

Restaurada e exposta pintura “Santa Francisca Romana”

A pintura pode ser visitada no Palácio de D. Manuel.

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Évora

Comunicado oficial da Câmara de Évora

“Obra já pode ser visitada”

A Oficina de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Évora terminou a sua intervenção de recuperação na obra denominada “Santa Francisca Romana”,  que chegou da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, pertencente ao espólio municipal. A pintura pode agora ser visitada pelo público no recém-inaugurado Palácio de D. Manuel, em Évora.

“A obra em causa é uma pintura a óleo sobre tela de linho datada da primeira metade do séc. XVII, e representa Santa Francisca Romana vestida com o hábito da Ordem Beneditina – manto branco e túnica negra – e o seu anjo da guarda, que segundo a sua iconografia a acompanhava e guiava” pode ler-se no comunicado.

“Os trabalhos de restauro focaram-se, particularmente, no reforço estrutural da tela – que se encontrava bastante fragilizada – e na estabilização da camada cromática que apresentava destacamento. Foi também efetuada a limpeza mecânica e química, o preenchimento de lacunas, a substituição do bastidor, a reintegração cromática e, finalmente, a aplicação de uma camada de proteção” termina o mesmo.

Antes do reparo Fonte: CME

Depois do reparo Fonte: CME

 

Artes

Biblioteca e Arquivo de Grândola nomeados para prémios europeus

Cerimónias finais serão a 12 de novembro, abril e maio de 2022.

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Grândola

Portugal “luta” com mais 41 países

“Concursos contemplam arquitéturas”

A nova Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, um projeto dos arquitetos Matos Gameiro e Pedro Domingos, está nomeada para dois dos mais importantes Prémios Europeus de Arquitetura:  o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award e o BigMat International Architecture Award ‘ 21.

Para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award, a nomeação junta-se a outras 531 obras de 41 países diferentes. Os vencedores serão anunciados em abril e a entrega de prémios terá lugar em maio de 2022.

O edifício da Biblioteca e Arquivo de Grândola foi igualmente selecionado para representar o melhor da arquitetura no nosso país no BigMat International Architecture Award ‘ 21, a par de projetos da Bélgica, República Checa, França, Itália, Eslováquia e Espanha. A cerimónia final terá lugar no dia 12 de novembro de 2021.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!