Últimas:
Notícia TDS: Responsável clínico do ACES Alentejo Central pediu demissão. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Saúde

Notícia TDS: Responsável clínico do ACES Alentejo Central pediu demissão.

Nuno Cardoso Jacinto refere que existiu um ‘desrespeito quase constante pelos Cuidados de Saúde Primários e pelos seus profissionais’

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: Jornal médico

Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Alentejo Central demitiu-se

“Nuno Cardoso Jacinto apresentou renúncia ao cargo”

O Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Alentejo Central, o médico Nuno Cardoso Jacinto, acaba de apresentar a sua renúncia ao cargo.

Numa carta enviada ao Presidente da ARSA, o especialista em medicina geral e familiar, que exerceu o cargo nos últimos 9 meses, apresenta um vasto leque de justificações para a demissão do cargo.

Nuno Cardoso Jacinto enviou igualmente as justificações do seu pedido de demissão para os profissionais do ACES do Alentejo Central.

” O sistema nunca quiz saber de nós”.

Na carta, a que a TDS teve acesso, o médico refere que assistiu a um “desrespeito quase constante pelos Cuidados de Saúde Primários e pelos seus profissionais.”

E adianta: “Nunca fomos ouvidos e nunca fomos considerados nas decisões, apesar de em várias ocasiões termos sido acusados de ser os responsáveis pelas adversidades ou desconformidades que iam ocorrendo, conclui”

A carta é particularmente dura para quem como refere, “…nunca … se preocupou verdadeiramente connosco, com os profissionais de saúde dos CSP que estão no terreno e que dia após dia, sem descanso, dão o seu melhor em prol de uma causa e de uma instituição que não os valoriza.”

“Não aceito que nos ignorem, que nos sobrecarreguem com múltiplas tarefas a cada dia sem perceberem que não somos de ferro e que não temos o dom da omnipresença”, refere numa expressa critica aos serviços do Ministério da Saúde e da ARSA.

Nuno Cardoso Jacinto termina a carta com um agradecimento aos seus colegas mais diretos no ACES.

Críticas: Falta de coordenação com a ‘task force’

“Mais recentemente temos a vacinação Covid-19, que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) estão a realizar de forma totalmente isolada e praticamente sem apoio, no meio de um absoluto pesadelo logístico, em que temos de suprir as insuficiências de um sistema que nunca quis saber de nós. Agendamentos, reagendamentos, conflitos com utentes (que nos ameaçam verbal e fisicamente), desrespeito pela capacidade instalada nos CVC (com sobreposições e número excessivo de utentes em diversos dias), tudo colocado em cima de nós, enquanto nos pedem que retomemos a nossa atividade assistencial normal, sem perceberem que estamos exaustos e não temos recursos para o fazer.”

As frases da demissão

“Nunca fomos ouvidos e nunca fomos considerados nas decisões, refere o presidente demissionário.”

“… o concurso para colocação de especialistas em MGF, apenas terem sido atribuídas a este ACES 7 das 11 vagas solicitadas, impossibilitando assim que se colmatem situações de carência de profissionais médicos em vários locais.”

” … por reconhecer a minha falta de capacidade para lidar com todos estes problemas, mas também, e sobretudo, em claro e vincado protesto por tudo o que acima descrevi, tomei a decisão que agora vos comunico.”

“Durante este tempo assisti a um desrespeito quase constante pelos Cuidados de Saúde Primários e pelos seus profissionais.”

“Na realidade sinto que nunca ninguém se preocupou verdadeiramente connosco, com os profissionais de saúde dos CSP que estão no terreno e que dia após dia, sem descanso, dão o seu melhor em prol de uma causa e de uma instituição que não os valoriza.”

“Mais recentemente temos a vacinação Covid-19, que os CSP estão a realizar de forma totalmente isolada e praticamente sem apoio, no meio de um absoluto pesadelo logístico, em que temos de suprir as insuficiências de um sistema que nunca quis saber de nós.”

Continuar a ler
Publicidade

Saúde

22 mortes. Não morriam tantas pessoas desde Março.

Número de novos casos também é o mais elevado dos últimos meses

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Covid-19  pandemia em Portugal

“Mais 5.649 casos e 22 mortes” 

É o maior número de óbitos desde 10 de março desre ano e o maior número de casos desde 6 de fevereiro.

os dados continuam a aumentar em Portugal.

Nas últimas 24 horas registaram-se 5.649 casos de infeção pelo novo coronavirus e 22 mortes por Covid-19 no dia de ontem.

Os dados avançados pela Direção-Geral da Saúde  preocupam as entidades de saúde e começam a criar alguma pressão em unidades de saúde.

 

Continuar a ler

Saúde

Estudo diz que portugueses temem que impacto da covid se prolongue

Os efeitos da pandemia.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Portugueses temem que o impacto da Covid-19 se prolongue por mais um ano

“Novo estudo da Intrum revela que 48% dos portugueses diz estar mais pobre devido à crise”

A Intrum acaba de lançar o seu mais recente estudo ECPR – European Consumer Payment Report 2021. Um estudo que revela que os consumidores portugueses têm menos confiança que os de outros países sobre um regresso rápido à normalidade.

O ECPR2021 tem por objetivo a partilha de informação sobre a vida quotidiana dos consumidores europeus, os seus hábitos de despesa e a capacidade de gerir as suas finanças domésticas mensalmente.

De acordo com este estudo, 55% dos inquiridos portugueses acredita que levará pelo menos um ano até que a pandemia deixe de ter um impacto negativo nas suas finanças, valor superior à média europeia, de 49%.

Impacto no bem-estar financeiro dos consumidores

A turbulência económica de 2020 prosseguiu em 2021, continuando muito presente na mente de alguns consumidores. Embora a normalidade esteja a voltar à Europa com a reabertura de restaurantes e teatros, com os funcionários a voltar aos seus escritórios, o estudo da Intrum revela que a pandemia lançou uma sombra sobre o bem-estar financeiro dos consumidores.

Neste contexto, 27% dos consumidores acreditam que a COVID-19 terá um impacto negativo nas suas finanças durante pelo menos mais 12 meses e 28% prevêem ainda que levará mais de dois anos até que o seu bem-estar financeiro volte ao normal.

Aumento das desigualdades económicas na sociedade

O ECPR2021 revelou também que a pandemia afetou desproporcionalmente os diferentes países e grupos demográficos.

Embora a situação de emprego da maioria não tenha sido diretamente afetada, quase quatro em cada 10 europeus (37%) afirmam estar mais pobres hoje, do que antes do início da crise.

Em Portugal, este valor sobe para 48%. Pessoas com baixos rendimentos familiares foram particularmente afetadas, aumentando a desigualdade económica na sociedade.

Capacidade para gerir crédito e dívida em pandemia

Como resultado da diminuição do rendimento disponível devido à pandemia em curso, alguns europeus estão a contrair dívidas adicionais em 2021.

De acordo com o estudo da Intrum, 26% dos inquiridos afirma ter pedido dinheiro emprestado ou atingido o limite do cartão de crédito para pagar as suas contas nos últimos 6 meses.

Em Portugal, a percentagem é igual à média europeia, tendo aumentando 3 pontos percentuais em relação a 2020.

Pontualidade no pagamento e segurança financeira

A economia portuguesa foi fortemente afetada pela pandemia.

Portugal foi o primeiro país a ter o seu plano de recuperação e resiliência (PRR) aprovado pela Comissão Europeia, enquanto a diminuição das restrições de entrada para viajantes aumenta as esperanças de uma recuperação do turismo, setor vital para a economia.

Em linha com estes desenvolvimentos positivos, a pontualidade no pagamento dos consumidores portugueses melhorou, com mais de três quartos dos consumidores (76%) a afirmar que nos últimos 12 meses pagaram todas as suas contas dentro dos prazos, 6 pontos percentuais acima da média europeia, que se situou nos 70%.

Por outro lado, a pandemia permitiu aos consumidores colocar foco na sua segurança financeira.

O estudo da Intrum demonstra que 53% dos inquiridos afirma estar a poupar para proteger o seu bem-estar financeiro e 56% refere que definiu objetivos para gerir melhor as suas despesas e poupanças.

Para além disso, 34% vê na pandemia uma oportunidade para melhorar as suas finanças.

Aumento do consumo sustentável

Com o ano 2020 bastante instável, é possível verificar que o comportamento do consumidor mudou, colocando novos desafios para as empresas.

Durante um ano de eventos climáticos extremos, incluindo inundações devastadoras na Alemanha e incêndios florestais na Grécia, o mais recente estudo da Intrum mostra que os consumidores penalizam empresas sem preocupações ambientais.

Um sinal que os consumidores responsabilizam as empresas pelos seus compromissos de sustentabilidade, é o facto de mais de metade dos consumidores europeus (52%) afirmarem que não comprariam a uma empresa se soubessem que a sua atividade prejudica o ambiente.

O mesmo acontece em Portugal, onde 68% dos inquiridos afirmam o mesmo.

Para Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal “Na Intrum, sabemos que muitos consumidores estão a passar por uma situação financeira difícil desde 2020 e têm tido dificuldade em pagar as suas contas nos prazos. O nosso conselho aos consumidores é que procurem ajuda o mais cedo possível para resolver qualquer problema financeiro. Mais positivo é o indicador que revela uma maior preocupação com a economia doméstica, com os consumidores a gerir com mais cuidado despesas e poupanças.

Continuar a ler

Saúde

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Antigo homem forte da task force deu palestra na Universidade de Évora

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Vice Almirante em Évora

“Homem forte da Task Force durante 7 meses”

O antigo responsável pela Task Force, Gouveia e Melo, esteve hoje em Évora.

Na Universidade de Évora, Gouveia e Melo, teve assistência completa no auditório principal.

Centenas de jovens estudantes ouviram Gouveia e Melo abordar a sua esperneia na liderança da Task Force Covid 19.

No final aos jornalistas o vice-almirante defendeu que a vacinação não deve ser um processo obrigatório em Portugal.

(veja vídeo)

 

 

Continuar a ler

Saúde

Noticia TDS: Maria Filomena Mendes é a nova presidente da ARS Alentejo.

Abandona a presidência do Conselho de Administração do Hospital de Évora

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Nomeada por Marta Temido

“Maria Filomena Mendes preside ARSA”

A ministra da saúde nomeou, com efeitos a partir de hoje, Maria Filomena Mendes, como a nova presidente da ARSA.

Filomena Mendes desempenhava as funções de presidente do Conselho de Administração do Hospital de Évora.

A TdS sabe que os restantes elementos do conselho continuam em funções.

Numa mensagem interna Maria Filomena Mendes agradeceu a todos os profissionais da unidade hospitalar.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Publicidade
Saúde2 semanas atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 semanas atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo4 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda4 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia4 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade2 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça2 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS2 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS2 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes2 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade2 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios2 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade2 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde2 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade3 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música3 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade3 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime4 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música4 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Saúde2 semanas atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 semanas atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo4 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda4 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia4 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade2 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça2 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS2 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS2 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes2 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade2 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios2 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade2 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde2 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade3 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música3 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade3 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime4 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música4 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Categorias

Saúde2 semanas atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 semanas atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo4 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda4 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia4 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade2 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça2 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS2 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS2 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes2 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!