Últimas:
Rendondo apresenta projeto “Além Risco” – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Agenda

Rendondo apresenta projeto “Além Risco”

Apresentação do projeto será dia 7 de setembro

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Redondo

serão plantadas 3000 árvores.

“Pretende acabar com as ilhas de calor

O Município do Redondo decidiu, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e da Fundação Calouste Gulbenkian, plantar 3000 árvores até janeiro de 2023. O projeto “Além Risco” acredita que vai “reforçar a capacidade de adaptação das populações locais do Alentejo” ao calor intenso que se tem vindo a sentir nos últimos dias e anos.

O projeto pretende envolver os cidadãos na plantação de cinquenta mil de árvores nos aglomerados urbanos do distrito de Évora, reduzindo o efeito de “ilha de calor”.

Das 3000 árvores, cerca de 1300 serão cedidas a cidadãos e entidades a distribuir através de outra campanha, a “Quero Árvores”, que será anúnciada este outono.

A apresentação do projeto “Além Risco” será no dia 7 de Setembro, no Jardim Municipal de Redondo. “Este evento pretende sensibilizar a população para a pertinência da criação de ilhas de sombra para combater as ilhas de calor a que os espaços urbanos estão cada vez mais expostos; e como plantar árvores nos centros urbanos é a forma mais poderosa e barata de mitigar os efeitos das alterações climáticas.”

Continuar a ler
Publicidade

Agenda

Feira das Cebolas de regresso a Portalegre

É já neste fim de semana

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Feira das Cebolas 2021

“Decorre este fim de semana em Portalegre”

A tradicional Feira das Cebolas de Portalegre irá realizar-se este ano nos dias 18 e 19 de setembro, uma semana depois da data inicial programada, devido ao Luto Nacional decretado pelo falecimento do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio.

Com algumas restrições comparativamente aos típicos anos anteriores, conta com um Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Agroalimentares, bem como com uma venda de Bagageira Aberta, no Jardim da Avenida da Liberdade.

A abertura da Feira está marcada para as 10h00 e o Grupo de Cantares Cant’Alagoa terá a sua atuação às 16h00, marcando, desta forma, o primeiro dia da Feira, no Jardim da Avenida da Liberdade.

No domingo, às 10h00, inicia-se o último dia da Feira das Cebolas, de novo com o Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Agroalimentares e a venda de Bagageira Aberta.

Após dois anos, a Feira das Cebolas regressa a Portalegre, tentando trazer aos munícipes alguma normalidade posterior ao tempo atípico que se tem vivido. Desta forma, e cumprindo todas as normas recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), pretende-se, com todos os cuidados e restrições obrigatórias, trazer aos portalegrenses a esperança que melhores dias virão, com o tempo.

Paralelamente, decorre também a “Quinzena Gastronómica – Petiscos com Cebola”, até 30 de setembro, nos restaurantes aderentes.

Feira secular

A Feira das Cebolas é um evento secular que alia a mostra e venda de hortícolas, agroalimentares e artesanato ao reviver de algumas memórias, história e identidade da região, enquadradas num conjunto significativo de atividades de cariz cultural e recreativo, que visam manter vivas as tradições e as raízes rurais do concelho.

Esta iniciativa pretende manter viva uma tradição que se viu reconhecida por alvará a 3 de Agosto de 1753, momento em que se fixou a data para a realização da Feira das Cebolas, em Portalegre, no mês de setembro.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!