Siga-nos

Educação

Reitora diz que a Universidade de Évora quer ‘fixar mais jovens na região’.(vídeo)

As declarações que pode conferir na TDS foram feitas na habitual sessão solene que marcou o início do ano letivo

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A reitora da Universidade de Évora durante a habitual sessão solene que marca o início do ano letivo frisou que a ‘Universidade quer fixar mais jovens no Alentejo’.

As declarações foram feitas na intervenção do dia da Universidade que se assinalou a 1 de novembro. A data, que representa um dos momentos mais relevantes do ano para a academia eborense, assinala a fundação da Universidade Jesuíta, em 1559.

Oiça as declarações da Reitora da Universidade de Évora na TDS.

A História

A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal, 22 anos após a fundação da Universidade de Coimbra, em 1537. Metrópole eclesiástica e residência temporária da Corte, Évora surgiu desde logo como a cidade mais indicada.

Ainda que a ideia original de criação da segunda universidade do Reino tenha pertencido a D. João III, coube ao Cardeal D. Henrique a sua concretização. Interessado nas questões de ensino, começou por fundar o Colégio do Espírito Santo, confiando-o à então recentemente fundada Companhia de Jesus.

Ainda as obras do edifício decorriam e já o Cardeal solicitava de Roma a transformação do Colégio em Universidade plena. Com a anuência do Papa Paulo IV, expressa na bula Cum a nobis de abril de 1559, foi criada a nova Universidade, com direito a lecionar todas as matérias, exceto Medicina, Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canónico.

Educação

Alunos do Politécnico de Portalegre realizam ‘Olival Ecológico e Solidário’.

Iniciativa vai ter lugar de 2 a 6 de dezembro

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Olival Ecológico e Solidário” realiza-se entre os dias 2 e 6 de dezembro, no Campus do Politécnico de Portalegre – ESTG (junto à zona industrial).

A solidariedade e a ecologia são dois temas que, cada vez mais, fazem parte do quotidiano da sociedade civil.

A pensar nisso, a Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) realiza esta iniciativa.

Neste projeto, alunos da instituição e membros de instituições de cariz social do concelho e distrito de Portalegre, vão estar em contacto, num projeto que tem também como objetivo aproximar a cidade da instituição e vice versa.

No final, o azeite terá como destino as associações participantes e os alunos carenciados do Politécnico, sendo que o engarrafamento será feito em vidro.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Dezembro 2019
S T Q Q S S D
« Nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul