Siga-nos

Saúde

Rede do medicamento chega a Mértola

Amilcar Matos

Publicado

em

O Município de Mértola aderiu ao Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, desenvolvido pela Associação Dignitude, uma IPSS sem fins lucrativos, visando garantir o acesso aos medicamentos prescritos por receita médica por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica.

Distribuição dos medicamentos fica a cargo das duas farmácias de Mértola

Os destinatários são os munícipes beneficiários de cartão social, mas igualmente todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante, entre outras situações de carência que poderão ser também consideradas, desde que enquadradas em regulamento previsto para o efeito.

A sinalização, referenciação e encaminhamento dos beneficiários é assegurada pelo Município e a distribuição dos medicamentos fica a cargo das duas farmácias de Mértola, ambas aderentes ao projeto, farmácia Pancada e farmácia Nova.

O ato foi oficializado pelo presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa, e pela representante da Dignitude e representante da Associação Nacional de Farmácias, Sofia Boavida.

Saúde

Bebé nasce em ambulância com ajuda dos bombeiros de Aljustrel

Parto foi feito em plena bomba de combustível

TDS noticias

Publicado

em

Ontem, pelas 13:04h, os bombeiros voltaram a fazer um parto numa ambulância. O bombeiros foram alertados para uma senhora em trabalho de parto na localidade de Aljustrel.

À chegada ao local a equipa procedeu à avaliação e estabilização, tendo posteriormente realizado o seu transporte para a unidade de saúde.

Ainda no início da viagem para a unidade hospitalar a senhora entrou em trabalho de parto, tendo a equipa auxiliado a bebé a nascer pelas 13:25horas.

Por falta de médicos obstetras no hospital de Beja, as grávidas que ali deveriam ser assistidas estavam a ser reencaminhadas para Évora, a cerca de 100 quilómetros de distância. Acontece que a ambulância não chegou a tempo ao seu destino e foi preciso improvisar.

Nasceu uma menina com 2.930kg. A homenagem aos bombeiros de aljustrel:
BB 1° Luísa Lala – TAS
BB 2° João Lemos – TAS
Estagiário Rodrigo Rosado – TS
TAS – Tripulante de Ambulância de Socorro
TS- Técnicas de Socorrismo

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento