Siga-nos

Crime

“PSP apreende 69 kg de pirotecnia e 9 armas”

A PSP de Portalegre, apreendeu 171 artigos de pirotecnia de várias categorias,

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito das suas atribuições especiais de licenciamento, controlo e supervisão da atividade relacionada com o fabrico, comércio e emprego de produtos explosivos, nomeadamente dos artigos de pirotecnia, desenvolveu no âmbito da Operação “Polícia Sempre Presente: Festas Seguras 2019-2020”, importante e relevante atividade.

A PSP destaca uma intervenção realizada pelo Comando Distrital de Coimbra, que apreendeu 69 Kg (peso bruto) de pirotecnia, no dia 5 de Janeiro, durante uma ação de fiscalização a um operador pirotécnico por posse, comércio e armazenagem ilícitas.

Também a PSP de Portalegre, no dia 2 de Janeiro de 2020, apreendeu 171 artigos de pirotecnia de várias categorias, na localidade de Painel do Joinal, a 4 pessoas, com idades compreendidas entre os 25 e os 31 anos, por deflagração de material pirotécnico não cumprindo as normas de segurança constantes no rótulo do produto.

Estas ações da PSP, realizadas por 140 polícias do Departamento de Armas e Explosivos e Núcleos de Armas e Explosivos dos Comandos Territoriais, integram as 182 ações de fiscalização especialmente relacionadas com explosivos e pirotecnia, das quais se destacam a fiscalização a 54 locais de lançamento de fogo-de-artifício e 43 estanqueiros, efetuadas durante a passada época festiva, em especial no período de celebração da passagem de ano, considerando o habitual recurso a artigos de pirotecnia, por particulares e profissionais. Pretende, assim, a PSP garantir a segurança dos eventos, reforçar a prevenção de acidentes e garantir a deteção de infrações relacionadas com a posse, utilização, comércio e armazenagem ilícita de artigos de pirotecnia.

Das 182 ações de fiscalizações efetuadas resultaram:

·         3 (três) detidos pelo crime de detenção de arma proibida e crime cometido com arma;

·         3 (três) autos de notícia de âmbito criminal por posse, comércio e armazenagem ilícita de produtos explosivos;

·         9 (nove) infrações contraordenacionais, designadamente por, armazenamento em órgão de armazenagem não licenciado; realização de espetáculo pirotécnico sem licença, a utilização de artigos de pirotecnia em violação das prescrições contidas nos respetivos rótulos; e, posse, transporte e armazenagem de artigos de pirotecnia em desrespeito das prescrições contidas em regulamentação.

Foram ainda apreendidos pela PSP 9 (nove) armas, sendo 7 (sete) de fogo e várias munições, 1.279 artigos de pirotecnia de diversas categorias e 2,50 Kg de pólvora.

Reforçamos, por conseguinte, que qualquer utilização de armas e artigos pirotécnicos fora das condições legais, eleva o risco da ocorrência de situações graves para os cidadãos, pelo que a PSP apela a todos comportamentos responsáveis e estrito cumprimento da Lei. Em caso de dúvida, os cidadãos podem e devem contatar a Polícia de Segurança Pública.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Crime

Nove detidos por furto de 200 quilos de azeitona em Sousel

Cinco homens e quatro mulheres com idades entre os 20 e os 46 anos

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A GNR de Sousel, deteve cinco homens e quatro mulheres com idades entre os 20 e 46 anos, por furto de azeitona, no concelho de Sousel.

Após uma denúncia, os militares deslocaram-se de imediato para o local e surpreenderam os indivíduos no momento em que se encontravam a furtar a azeitona com recurso a máquinas manuais.

No seguimento das diligências policiais, foi possível apurar que os indivíduos estacionaram o carro fora da propriedade e saltaram a vedação, tendo sido então apreendidos 200 quilos de azeitona, cinco cubas de plástico e cinco máquinas manuais para a apanha de azeitona, tendo sido possível devolver o produto furtado ao seu legítimo proprietário.

Os detidos foram constituídos arguidos.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022