Siga-nos

Policias

Proprietários tem que limpar terrenos até 31 de maio.

Operação Floresta Segura 2020 da GNR, permitiu a realização de 3 330 ações de sensibilização abrangendo 53 871 pessoas. 

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Os proprietários têm até ao dia 31 de maio para fazer a limpeza dos seus terrenos, no âmbito das medidas de prevenção de incêndios rurais previstas legalmente.

“Os proprietários têm até ao dia 31 de maio para fazer a limpeza dos seus terrenos”

A prorrogação do prazo, de 30 de abril para 31 de maio, foi determinada através do Decreto-Lei n.º 20/2020, que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19.

O Decreto-Lei determina ainda que, até 30 de junho, os municípios garantem a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível nos termos previstos na lei, devendo substituir-se aos proprietários e outros produtores florestais em incumprimento.

Neste contexto, a Guarda Nacional Republicana vai prosseguir a Operação Floresta Segura 2020, que permitiu já a realização de 3 330 ações de sensibilização, que alcançaram 53 871 pessoas.  O plano de monitorização/sensibilização das 1 114 freguesias prioritárias, e de mais 670 freguesias não prioritárias, levou já à identificação de 23 968 situações que carecem de intervenção até ao final do prazo.

Ao longo da Operação Floresta Segura 2020, a GNR tem o registo de oito detidos e 44 identificados pela prática de incêndio florestal, tendo ainda sido elaborados 290 autos de contra-ordenação por infração das regras de queimas e queimadas.

Note-se ainda que, continuando a prevenção e o reforço dos meios de combate a incêndios a ser uma prioridade do Governo, a Comissão Nacional de Proteção Civil aprovou, a 28 de abril, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2020 e que contará, no nível de maior empenhamento, com 11.825 elementos – mais 3% face ao ano passado.

Policias

Homem detido em Elvas por posse de arma de fogo.

A posse desta arma é completamente interdita ao cidadão comum.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

PSP de Elvas

“Homem munido de arma de fogo”

A PSP de Elvas foi chamada por ‘tentativa de agressão e ameaça a um cidadão junto a um estabelecimento comercial na cidade de Elvas’.

O agressor estava munido de uma arma de fogo.

Ao local a PSP fez deslocar vários meios policiais, designadamente um Carro Patrulha, 1 Equipa de Intervenção Rápida e 1 Equipa da Investigação Criminal da Divisão Policial de Elvas, tendo-se procedido à detenção de um Homem de 37 anos pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Ao detido foi apreendida uma arma de fogo, pistola de cal. 7,65mm, 1 carregador para arma de fogo e 6 munições 7,65mm.

Este tipo de armas insere-se na Classe B do Regime Jurídico das Armas de Fogo e suas Munições, com base na Lei nº 50/2019 de 24 de julho, estando a sua posse completamente interdita ao cidadão comum.

O detido vai ser ouvido pela Autoridade Judiciária competente.

Continuar a ler

Copyright © 2020 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 917278022

error: Content is protected !!