Últimas:
Projeto pretende combater o insucesso escolar em Viana do Alentejo – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Educação

Projeto pretende combater o insucesso escolar em Viana do Alentejo

A iniciativa partiu dos professores

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Projeto 5 Estrelas pretende combater o insucesso escolar no concelho de Viana

“5 Estrelas + Sucesso”

No âmbito do projeto “5 Estrelas”, os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Viana do Alentejo e do 3º ano da Escola Básica de Alcáçovas exploraram em contexto de sala de aula, a Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha “5 Estrelas + Sucesso”.

A iniciativa partiu dos professores que com a colaboração do elemento da equipa multidisciplinar do projeto exploraram a plataforma.

De salientar que com esta ação pretende-se, por um lado, capacitar as crianças para o uso da tecnologia informática e, por outro, que conheçam e trabalhem esta plataforma de suporte à aprendizagem de uma forma lúdica e dinâmica.

Continua ainda em vigor o Concurso Municipal “Vamos Explorar a Plataforma e Ganhar Crachás”, através do qual todas as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico que tem acesso à plataforma, poderão participar, conquistar crachás e habilitarem-se a ganhar prémios.

Recorde-se que o projeto “5 Estrelas + Sucesso” foi apresentado aos pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas, no final de 2019, com o intuito de combater o insucesso escolar precoce através da aquisição de conhecimentos ao nível da educação para a cidadania, do currículo local e dos conteúdos curriculares.

A plataforma disponibiliza ainda concursos e desafios com o objetivo de ajudar no processo de ensino e aprendizagem.

Pretende-se ao aliar a tecnologia à aprendizagem mais e melhor conhecimento, motivação e diversão e, seguramente, mais sucesso escolar.

Educação

Campus Sul vai avançar com a Universidade de Évora.

Deverá ser oficialmente criado em setembro.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Campus Sul

“Vai avançar um consórcio entre 3 Universidades entre elas a de Évora”

São 3 universidades, a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e a Universidade Nova, que irão formar um consórcio.

Terá como objetivo fundamental a coesão territorial e a produção de conhecimento e inovação para o desenvolvimento sustentável do Sul.

O consórcio deverá ter 3 ‘linhas mestras’.

Vai trazer uma nova oferta letiva – licenciaturas em que os estudantes estarão um ano no Algarve, um ano em Évora e um ano em Lisboa.

Novas licenciaturas e novos mestrados, vai ter aquilo a que se chama novas formações conferentes de grau.

Mas também vai trazer novas atividades de capacitação da própria administração municipal, ou da administração regional, ou da administração pública a sul, e de diversas outras instituições que exercem atividade a sul.

E vai trazer centros de investigação aplicada sustentável assim como ter agendas colaborativas com os principais parceiros na área económica e na área da coesão regional com as três universidades, em que cada uma vai buscar o melhor que tem do seu conhecimento para apoiar o desenvolvimento do sul.

Em setembro o Campus Sul deverá ser criado.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!