Siga-nos

Saúde

Projeto da Misericórdia de Sines selecionado no Programa Gulbenkian Cuida

Este projeto conta com a parceria de entidades locais do concelho.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O projeto “Cuidar o Bem-Estar em tempo de isolamento”, da Santa Casa da Misericórdia de Sines (SCMS) foi um dos selecionados pelo Programa Gulbenkian Cuida.

“Cuidar o Bem-Estar em tempo de isolamento” – Projeto da Santa Casa da Misericórdia de Sines selecionado no Programa Gulbenkian Cuida.

A Santa Casa da Misericórdia de Sines (SCMS) candidatou-se a este Programa, promovido no âmbito do Fundo de Emergência Covid-19, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto da Segurança Social, destinado a reforçar a capacidade de resposta das instituições da sociedade civil no apoio aos idosos, um dos grupos de maior risco desta pandemia.

De acordo com o Provedor da SCMS, Eduardo Bandeira, “o projeto “Cuidar o Bem-Estar em tempo de isolamento” tem como objetivo principal intensificar as nossas ações para fazer face às principais necessidades da população idosa, melhorar o seu bem-estar e atenuar o consequente isolamento nos seus domicílios que resulta da atual pandemia.”

Eduardo Bandeira esclarece ainda que “Neste âmbito, serão desenvolvidas um conjunto de atividades (apoio psicológico, atividades lúdicas, pequenas reparações no domicílio, apoio no acesso a bens essenciais como alimentação, higiene pessoal, medicação e idas ao correio), reforçando a nossa Equipa de Serviço de Apoio Domiciliário, e, com o apoio de instrumentos de comunicação mais avançados, permitir a interação com familiares e amigos distantes.

Pretende-se atenuar a solidão e suprir as necessidades básicas dos nossos idosos, aumentando o seu bem-estar em tempo de isolamento. Serão abrangidos os atuais 113 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da SCMS.”

Este projeto conta com a parceria de entidades locais do concelho, tais como a Câmara Municipal de Sines, a Junta de Freguesia de Sines, a Junta de Freguesia de Porto Covo, a Guarda Nacional Republicana – Sines e o Centro de Saúde de Sines.

 

Saúde

Idosos do Lar de Évora a serem transportados para o Hospital de Évora

Estado dos idosos e necessidade de exames obrigam a nova transferência.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Surto do Lar da Sizuda

“Idosos estão a ser transportados para o Hospital de Évora”

A TDS sabe que os idosos do lar da Sizuda, transferidos recentemente para uma residência Universitária, tem estado a ser transferidos para o Hospital de Évora.

A sua transferência tem sido faseada após a indicação de uma médica que esteve na residência a consultar os idosos.

O estado frágil de alguns doentes e a necessidade de exames não possíveis de realizar na residência estão a obrigar a que os utentes estejam a ser transportados para a unidade hospitalar.

A TDS ainda não tem a confirmação do regresso de utentes à residência apenas está confirmada a transferência de alguns utentes para o Hospital.

Este processo de nova transferência de idosos acontece numa altura em que alguns familiares tem vindo a denunciar a falta de informação por parte das entidades do estado em que se encontram os utentes.

Alguns relatos apontam para a ausência ou incumprimento da medicação a que os idosos estão sujeitos.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!