Últimas:
Primeira edição de “Alcácer do Jazz 2021” arranca em Agosto – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Artes

Primeira edição de “Alcácer do Jazz 2021” arranca em Agosto

Festival realiza-se de 6 a 15 de agosto

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Com participação de Mário Laginha, Carlos Martins, Marta Hugon, Beatriz Nunes, Maria João, Salvador Sobral entre muitos outros músicos.

“Evento realiza-se em Alcácer do Sal e Comporta”

“Alcácer do Jazz” é o novo Festival que nasce em Alcácer do Sal, produzido pela Associação Sons da Lusofonia (ASL) e promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal (CMAS) ao abrigo do programa Portugal 2020.

Este evento apare para que várias culturas que se cruzaram e cruzam em Alcácer, reconheçam a riqueza da sua diversidade, apostando sempre na celebração do património comum, num evento que acontece, pela primeira vez, de 6 a 15 de agosto em Alcácer do Sal e na Comporta.

A programação Alcácer do Jazz integra espetáculos de Mário Laginha, Carlos Martins, Marta Hugon, Beatriz Nunes, Maria João, Salvador Sobral e o trio Barradas-Toscano-Pereira. “É também de notar que a programação central dos concertos e encontros tem 50% de mulheres nos elencos” refere o comunicado.

Em simultâneo, o evento Alcácer do Jazz promove momentos de encontro com a comunidade e de debate que se debruçam sobre os temas “Música e Cultura Mediterrânea”, “Matemática e Jazz” e o “Jazz nas Filarmónicas” que traz os jovens, de ambos os sexos, da música de Banda para o mundo da improvisação.

Segundo Carlos Martins, o diretor artístico do evento, afirma que “apostar num Festival de Jazz em Alcácer do Sal é um acto de amor e de resistência feita pela afirmação da Cultura através da apresentação da melhor música improvisada feita em Portugal. A CMAS apostou no Jazz como música de Liberdade e de elaborada e trabalhosa conexão com o momento e com as pessoas. Este é um caminho para a Cultura em Portugal. Numa altura em que os artistas em geral e a comunidade do Jazz em particular sofre tantas limitações e tantos problemas artísticos e sociais, a CMAS com a ASL souberam pensar num festival que traz grandes vozes do jazz nacional e traz pensadores que têm uma relação concreta com a comunidade local pensando em termos globais”.

Todos os eventos integrados na programação Alcácer do Jazz são de acesso gratuito mediante lotação dos locais sem necessidade de reserva prévia.

Confira o cartaz:

Artes

Biblioteca e Arquivo de Grândola nomeados para prémios europeus

Cerimónias finais serão a 12 de novembro, abril e maio de 2022.

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Grândola

Portugal “luta” com mais 41 países

“Concursos contemplam arquitéturas”

A nova Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, um projeto dos arquitetos Matos Gameiro e Pedro Domingos, está nomeada para dois dos mais importantes Prémios Europeus de Arquitetura:  o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award e o BigMat International Architecture Award ‘ 21.

Para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award, a nomeação junta-se a outras 531 obras de 41 países diferentes. Os vencedores serão anunciados em abril e a entrega de prémios terá lugar em maio de 2022.

O edifício da Biblioteca e Arquivo de Grândola foi igualmente selecionado para representar o melhor da arquitetura no nosso país no BigMat International Architecture Award ‘ 21, a par de projetos da Bélgica, República Checa, França, Itália, Eslováquia e Espanha. A cerimónia final terá lugar no dia 12 de novembro de 2021.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!