Últimas:
Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022 distingue a Serra de São Mamede – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Património

Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022 distingue a Serra de São Mamede

5ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões.

Publicado

em

A Serra de São Mamede é um dos ícones regionais de interesse nacional que venceu a 5ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões.

“O concelho de Portalegre é uma das portas de entrada do Parque Natural da Serra de São Mamede.”

Esta distinção “procura valorizar e dar a conhecer o melhor de cada uma das regiões portuguesas ao nível da gastronomia, recursos naturais, festas tradicionais, monumentos e património entre outras categorias”

Rica em biodiversidade, a cadeia montanhosa mais alta a sul do Tejo, ergue-se em modulações da paisagem em que coexistem imponentes quartzitos, quedas de água, cascatas, diferentes espécies de fauna e flora, com uma rede de percursos e trilhos que se podem fazer a pé ou de bicicleta. 

Uma riqueza cultural, paisagística e gastronómica que se distingue também por uma forte ligação à natureza, o concelho de Portalegre é uma das portas de entrada do Parque Natural da Serra de São Mamede.

Património

Alcácer do Sal vai aderir à Associação de Municípios do Portugal Romano

A adesão a esta Associação será também uma oportunidade de o Município de Alcácer ser reconhecido como espaço essencial de investigação no mundo da arqueologia.

Publicado

em

Alcácer do Sal

vai aderir à Associação de Municípios do Portugal Romano

Em reunião de Câmara levada a cabo na manhã de hoje (12 de maio de 2022) foi aprovada uma proposta que estabelece a adesão do Município de Alcácer do Sal à Associação de Municípios do Portugal Romano. 

A Associação de Municípios do Portugal Romano foi constituída em 2020, fazendo atualmente parte dela nove municípios. A criação da Associação teve como principal objetivo criar uma rede de âmbito nacional que possa levar à criação e promoção da Rota do Romano, estabelecer relação com parceiros europeus, nomeadamente a Rede das Cidades Europeias do Atlântico, e ajudar à preservação do património romano. São vários os projetos que poderão ser candidatados, desde Centros Interpretativos, rotas do romano e até áreas como o restauro, sendo as candidaturas efetuadas pelos técnicos das autarquias, com o apoio de universidades e investigadores. 

O concelho de Alcácer do Sal tem uma herança romana reconhecida em todo o mundo, bem evidenciada nos monumentos e no espólio recolhido em intervenções arqueológicas. A adesão a esta Associação será também uma oportunidade de o Município de Alcácer ser reconhecido como espaço essencial de investigação no mundo da arqueologia.

Continuar a ler

Artes

PJ recupera brasão de armas roubado na decada de 90.

Roubo aconteceu em Santiago do Cacém

Publicado

em

Policia Judiciária

 “Brasão de Armas dos Condes de Avilez” foi localizado no Porto

A Polícia Judiciária localizou e apreendeu o brasão em pedra do século XIX, furtado na década de 1990 da fachada da capela da Tapada dos Condes de Avilez, em Santiago do Cacém, foi anunciado em comunicado da PJ.

O “Brasão de Armas dos Condes de Avilez” foi localizado na cidade do Porto.

Segundo o comunicado este brasão tinha sido furtado na década de 90 da fachada da capela da Tapada dos Condes de Avilez, em Santiago do Cacém, sendo propriedade da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, explicou que, há cerca de uma semana, o município apresentou queixa junto da Polícia Judiciária, depois de ter recebido uma denúncia a alertar para uma alegada venda da peça numa leiloeira.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!