Siga-nos

Turismo

Já abriu a praia fluvial de Monsaraz.

Cerimónia de certificação pública da Estação Náutica de Monsaraz decorreu na praia fluvial de Monsaraz.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: Bruno Baltazar | TDS

Também hoje teve lugar a cerimónia de certificação pública da Estação Náutica de Monsaraz que decorreu na praia fluvial de Monsaraz.

Nesta cerimónia esteve Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e António José Correia, Coordenador da Fileira Náutica e do Turismo Náutico do Cluster do Mar.

“Praia fluvial de Monsaraz abre a época balnear e recebeu a cerimónia de certificação da Estação Náutica de Monsaraz”

A autarquia vai dinamizar a estação náutica com uma agenda anual de desportos náuticos para todas as idades, desde o desporto escolar a provas oficiais nacionais e internacionais, assim como iniciativas culturais e de hábitos saudáveis, criando experiências diversificadas que permitam prolongar o tempo médio de estadia e o combate à sazonalidade.

A estação náutica vai possibilitar igualmente aumentar o reconhecimento e a notoriedade das infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz e das empresas ligadas ao setor do turismo no concelho, como por exemplo os alojamentos e a restauração, através de uma rede de oferta turística náutica organizada a partir da valorização dos recursos náuticos do território que contribuam para a atração de turistas e que gerem valor e emprego na região.

A Estação Náutica de Monsaraz foi certificada pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, que é uma associação para o desenvolvimento do cluster do mar e que lançou o projeto que promove, desenvolve e certifica as Estações Náuticas em Portugal, no âmbito da FEDETON – European Federation of Nautical Tourism Destinations.

Património

Castelo de Palmela distinguido pelo TripAvisor

O Castelo reuniu 488 avaliações na plataforma online TripAdvisor, 251 são “Excelente” e 187 “Muito Bom”.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Castelo de Palmela-Prémio Travellers Choice 2020 – TripAdvisor

“Castelo de Palmela distinguido” 

O Castelo de Palmela, monumento emblemático da região, foi distinguido com o prémio Travellers Choice 2020 pelo portal de viagens TripAvisor, na sequência das avaliações e opiniões dos viajantes.

O Castelo reuniu 488 avaliações na plataforma online TripAdvisor, 251 são “Excelente” e 187 “Muito Bom”.

Sede definitiva da Ordem de Santiago, de 1443 até à sua extinção, em 1834, a fortificação é Monumento Nacional desde 1910. Dentro das suas muralhas encontram-se a Pousada Histórica de Palmela, situada no antigo convento da Ordem de Santiago; a Igreja de Santiago; as ruínas da Igreja de Stª. Maria, onde está instalado o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago; o Posto de Turismo; lojas de artesanato e produtos regionais e um Café-Espanada.

O Museu Municipal apresenta diversos espaços visitáveis no Castelo: o Espaço Arqueológico, o Espaço de Transmissões Militares e a Reserva Visitável de escultura de São Tiago.

Recorde-se que a “Intervenção de natureza estrutural para evitar derrocadas nas Encostas do Castelo de Palmela”, a decorrer, é uma das obras de referência do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos e foca-se na prevenção de um risco específico – derrocadas em vertente nas Encostas do Castelo de Palmela – potenciado por alterações climáticas. Trata-se de uma intervenção da responsabilidade do Município, que assegurou os diversos projetos, o acompanhamento e fiscalização, representando um investimento total de 2.901.103,80€, cofinanciado em 85% pelo Fundo de Coesão (2.492.598,26€). Os restantes 15% são assegurados pela DGTF – Direção-Geral do Tesouro e Finanças, proprietária do Castelo.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!