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Praia alentejana com acesso limitado tem dezenas de casas ao abandono.(fotos exclusivas)

Uma praia portuguesa sem acesso público e cheia de casas ao abandono construídas em plena duna. Uma vergonha nacional.

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É uma das praias secretas e menos conhecidas da zona da Comporta mas dizem que é a mais bonita. A Praia de Pinheiro da Cruz.

Na verdade, não é secreta nem privativa, mas é de acesso muito limitado, o que faz com que esteja sempre deserta.

Fica depois das Praias do Pêgo e da Aberta Nova e só se chega lá seguindo pelo areal destas praias  ou através do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, passagem proibida ao grande público.

Ou seja, só mesmo os funcionários da cadeia ou gente que goste muito de andar pela areia é que consegue chegar a este paraíso. A praia costuma ter algumas ondas, a água é transparente e no máximo encontra quatro, seis pessoas por lá, isto em agosto.

É um paraíso secreto numa das zonas mais concorridas no verão.

A TDS foi lá e mostra-lhe a beleza da praia e o abandono de dezenas de casas.

Reportagem exclusiva da TDS na Praia de Pinheiro da Cruz.

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Escândalo: A26 continua fechada e é utilizada para filmar anúncios

A A26 continua por inaugurar devido a não estar construída a praça de portagem. IP e BRISA nã se entende quanto a quem deve pagar a conta

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Ainda não tem data para abrir ao trânsito mas já tem um rol de ‘acidentes’ de percurso. A A26 (Nó de Grândola Sul a Malhada Velha) está concluído à vários meses mas permanece encerrado.

O governo deu até ao dia 14 de março de 2019 para a concessionária iniciar a obra da portagem, que permitirá abrir a estrada, sob pena de o Estado exercer a sua ação tutelar e tomar posse da obra. A informação foi dada pelo então ministro Pedro Marques.

Pedro Marques reuniu, em beja, com a CIMBAL e ouviu a indignação por parte e vários autarcas. No programa da RTP “Prós e Contras”, de 8 de outubro de 2018, o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme de d’Oliveira Martins, foi confrontado com a questão. O governante afirmou que a situação ficava resolvida em 2018.

Entretanto o governo veio dizer que o troço concluído da A26 não abre por falta de praça de portagem. A Infraestruturas de Portugal (IP) assegura que a concessionária responsável é a Brisa. E a Brisa revela que “a reformulação da praça de portagem” é da responsabilidade da IP, “com as alterações solicitadas pelo concedente Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).”

Em declarações polémicas a EP refere que a decisão de construir a A26 foi “um equívoco técnico”, porque “o tráfego previsto não justificava a criação de uma autoestrada dispendiosa para ficar literalmente sem trânsito”.

Segundo a EP, nas obras canceladas de construção dos lanços da A26 entre Relvas Verdes e Grândola e entre Santa Margarida do Sado e Beja “foram gastos cerca de 35 milhões de euros”.

Este montante não foi “dinheiro investido”, “mas sim fundos mal aplicados, que nunca trariam qualquer benefício significativo à economia”, considera a EP, referindo que, atualmente, é “precipitado adiantar qual a melhor forma e se será útil aproveitar as infraestrutura já existentes”.

 

A cronologia 

22 de setembro de 2012

A Câmara de Ferreira do Alentejo enviou ao Governo um foto-relatório sobre a insegurança causada pelo abandono das obras da A26/IP8 (Auto-Estrada do Baixo Alentejo).

15 outubro de 2012

Os municípios de Ferreira do Alentejo e Beja decidiram avançar com uma ação judicial contra o Estado para serem ressarcidos pelos danos ambientais e económicos causados pelo «abandono» da construção de lanços da A26. 

16 de dezembro 2012

A decisão foi “um equívoco técnico”, porque “o tráfego previsto não justificava a criação de uma autoestrada dispendiosa para ficar literalmente sem trânsito”, refere a EP, numa resposta por escrito a perguntas colocadas pela agência Lusa

20 de agosto de 2018

Homem de 54 anos, morreu, vitima de acidente nas obras da A26.

14 de novembro de 2018

O ministro do Planeamento e Infraestruturas afirma que o troço concluído da A26 não abre por falta de praça de portagem.

26 de dezembro 2018

O presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo solicitou ao Governo, através do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, a abertura do troço da A26 entre o nó de Grândola da A2 e a zona da Malhada Velha. No ofício enviado a Pedro Marques, Luís Pita Ameixa solicita a “intervenção tutelar urgente

13 fevereiro 2019

O presidente da câmara municipal de Ferreira do Alentejo participou numa reunião com o ministro das infraestruturas e do equipamento, na qual, onde, entre outros assuntos, voltou a insistir na rápida abertura ao trânsito da autoestrada, já construída, entre Malhada Velha e nó da A2 de Santa Margarida do Sado.

14 de março 2019

O ministro anunciou que foi dado um prazo, até ao dia 14 de março, para a concessionária iniciar a obra da portagem, que permitirá abrir a estrada, sob pena de o Estado exercer a sua ação tutelar e tomar posse da obra

4 de maio de 2019 

A Direção da Organização Regional de Beja do Partido Comunista Português promove um buzinão, “em defesa da realização de obras no IP8 e pela abertura do troço da A26 entre Grândola e Santa Margarida do Sado”.

07 de junho de 2019

Produtora audiovisual grava anúncio de publicidade no troço fechado da A26

 

BAIXO ALENTEJO

A Subconcessão do Baixo Alentejo, foi adjudicada em janeiro de 2009 à SPER – Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodoviária, S.A. Esta subconcessão é constituída por 342 km de lanços para construção, conservação e exploração, dos quais 68 km são com portagem e integra a A26/IP8 entre Roncão e Beja, ligando os distritos de Setúbal e Beja.
Em setembro de 2012, no seguimento do processo de renegociação foi assinado um Memorando de Entendimento entre a EP e a subconcessionária SPER, reduzindo o âmbito dos seguintes lanços:
  • IP8 – Sines / Nó ER 261-5
  • IP8 – Relvas Verdes / Nó de Roncão (IC33);
  • IP8 – Nó de Roncão (IC33) / Nó de Grândola Sul (IP1);
  • IP8 – Nó Grândola Sul (IP1) / Ferreira do Alentejo;
  • IP8 – Ferreira do Alentejo / Beja;
  • IP2 – Évora (A6/IP7) / S. Manços;
  • IP2 – S. Manços / Beja;
  • IP2 – Beja / Castro Verde (A2/IP1);
  • IC1 – Marateca (IP1) / IP8

 

A26 – LANÇO A+B: GRÂNDOLA / FERREIRA DO ALENTEJO

Tipo de Obra

Rodoviárias

Empresa Construtora
Tecnovia

Local de Obra
Grândola, Ferreira do Alentejo, Portugal

Descritivo de Obra
Enquadrada Subconcessão do Baixo Alentejo, executada para a Rodovias do Baixo Alentejo, este lanço da A26 enquadra-se no Nó de Grândola Sul (IP1) / Ferreira do Alentejo, que contemplou os seguintes trabalhos principais:
• Terraplenagens
• Tratamento de solos com cimento
• Pavimentação
• Drenagens
• Marcação Rodoviária
• Sinalização e Segurança

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