Últimas:
Portugal está a ser atingido por uma onda de calor e o Alentejo é quem mais ‘sofre’ – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Sociedade

Portugal está a ser atingido por uma onda de calor e o Alentejo é quem mais ‘sofre’

IPMA diz que há vários dias que diversas estações meteorológicas registam níveis anormais para a época.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

As temperaturas continuam a subir, há vários distritos em aviso amarelo por persistência de temperaturas elevadas — sobretudo no litoral — e tudo indica que estamos mesmo a viver uma onda de calor.

“IPMA diz que há vários dias que diversas estações meteorológicas registam níveis anormais para a época.”

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, neste final do mês de maio “verifica-se um período quente, com temperaturas acima do normal para a época do ano”, com diversas estações meteorológicas da rede de observação de superfície do IPMA “em onda de calor, de norte a sul do território do continente”.

Até ao momento, adianta esta entidade, já foi possível validar a ocorrência de uma onda de calor em 24 estações, com o número de dias a variar entre sete e nove, para além de duas outras estações onde este mês já se registou igualmente uma onda de calor.

As previsões para os próximos dias indicam a continuação de temperaturas elevadas, pelo que é expectável que a onda de calor se mantenha na maioria destas estações e que outras possam ainda ser identificadas nessa situação, diz ainda o instituto.

Na sua página, o IPMA explica considerar-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência.

O calor deverá continuar nos próximos dias, sendo esperadas temperaturas acima dos 30 graus em praticamente todo o território, até pelo menos sexta-feira.

Sociedade

Alcácer do Sal com ação de protesto por melhor ‘saúde’.

Protesto é na sexta feira.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Alcácer do Sal

Acção de Luta”

Vai realizar-se na próxima sexta feira, 16 de Abril, às 18:00, em frente do Centro de Saúde de Alcácer do Sal, uma ação de protesto pela defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Esta iniciativa vai contar com Utentes, Autarcas e Profissionais de Saúde, segundo refere nota da comissão organizadora.

A comissão de utentes reivindica  a “reabertura de Extensões de Saúde a colheita de amostras para os Meios Complementares de Diagnóstico no Centro de Saúde de Alcácer do Sal a colocação urgente da Ambulância Suporte Imediato de Vida no Centro de Saúde de Alcácer do Sal e a contratação de Médicos(as), Enfermeiros(as), Auxiliares, entre outros(as).”

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!