Últimas:
Porto de Sines fecha 2020 a crescer – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Economia

Porto de Sines fecha 2020 a crescer

O Porto de Sines encerrou o ano com uma movimentação total de 42,2 milhões de toneladas em todos os terminais portuários

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Porto de Sines fecha 2020 a crescer 13% nos contentores

“Movimentação global do porto aumenta 1% apesar do contexto pandémico”

O Porto de Sines encerrou 2020 com um aumento da carga contentorizada de 13% em relação ao ano anterior.

Este foi o terceiro melhor resultado de sempre em termos de movimentação de contentores, com a particularidade de ter sido alcançado num contexto pandémico em que as projeções mundiais apontam para um decréscimo neste segmento.

Na carga contentorizada importa ainda destacar o aumento do volume relacionado com o hinterland que representa já mais de 442 mil TEU, demonstrando a crescente importância de Sines nos fluxos de importação e exportação das empresas.

No segmento dos granéis líquidos registou-se um ligeiro crescimento de 1% em relação a 2019, para um total de 21,5 milhões de toneladas.

Neste segmento, assumem especial relevância a receção de mais de 8,3 milhões de toneladas de crude para abastecimento da refinaria de Sines, a movimentação de 7,3 milhões de toneladas de refinados (gasolinas, gasóleos e similares), na sua maioria para exportação, e ainda a receção de mais de 4 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito (GNL), que representam mais de 90% das necessidades do país em gás natural.

O segmento dos granéis sólidos apresentou um resultado negativo, com uma quebra de 80% da movimentação, explicada pelo anunciado encerramento das centrais termoelétricas a carvão.

A quebra na movimentação deste mineral insere-se no âmbito do plano de descarbonização da economia que tem tido impacto na movimentação do Porto de Sines nos últimos anos e que, em 2020, representou menos 2,5 milhões de toneladas movimentadas.

Na soma dos três segmentos de carga, o Porto de Sines encerrou o ano com uma movimentação total de 42,2 milhões de toneladas em todos os terminais portuários, refletindo um crescimento de 1% face ao ano transato.

2020 foi também o ano em que o Porto de Sines apresentou o novo plano estratégico, orientado para o reforço da centralidade e da conectividade assente num modelo de gestão de rede ou de coordenação do sistema, e um compromisso firme com a sustentabilidade ambiental e social, preparando o porto para um futuro cada vez mais moderno, inovador, digital e eficiente.

Economia

Exportações de Azeite sobem e consumo baixa.

Dados da Casa do Azeite

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Casa do Azeite divulga números

“Exportações de azeite sobem 5% “

Os dados são da Casa do Azeite.

As exportações de azeite subiram mais de 5% para 94.161 toneladas no primeiro semestre, mas o consumo recuou, apesar de ser expectável uma manutenção dos níveis de 2020.

O consumo no primeiro semestre situou-se nas 19.202 toneladas, valor abaixo das 19.994 toneladas contabilizadas entre janeiro e junho de 2020.

No primeiro semestre, as exportações portuguesas de azeite atingiram as 94.161 toneladas, acima das 89.323 toneladas registadas no mesmo período do ano anterior, segundo dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Eurostat.

Já o consumo situou-se nas 19.202 toneladas, valor que compara com as 19.994 toneladas contabilizadas entre janeiro e junho de 2020.

A Casa do Azeite

A Casa do Azeite é um organismo cuja missão encontra as suas raízes no Azeite de Marca, repartíndo a sua actividade pelo apoio aos produtores e embaladores e pela Promoção de Azeite de Marca junto dos consumidores.

A Casa do Azeite enquanto rosto do Azeite de qualidade garantida junto do consumidor, encontra-se empenhada em promover o crescimento do sector oleícola nacional.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!