Últimas:
Porto de Sines fecha 2020 a crescer – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Economia

Porto de Sines fecha 2020 a crescer

O Porto de Sines encerrou o ano com uma movimentação total de 42,2 milhões de toneladas em todos os terminais portuários

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Porto de Sines fecha 2020 a crescer 13% nos contentores

“Movimentação global do porto aumenta 1% apesar do contexto pandémico”

O Porto de Sines encerrou 2020 com um aumento da carga contentorizada de 13% em relação ao ano anterior.

Este foi o terceiro melhor resultado de sempre em termos de movimentação de contentores, com a particularidade de ter sido alcançado num contexto pandémico em que as projeções mundiais apontam para um decréscimo neste segmento.

Na carga contentorizada importa ainda destacar o aumento do volume relacionado com o hinterland que representa já mais de 442 mil TEU, demonstrando a crescente importância de Sines nos fluxos de importação e exportação das empresas.

No segmento dos granéis líquidos registou-se um ligeiro crescimento de 1% em relação a 2019, para um total de 21,5 milhões de toneladas.

Neste segmento, assumem especial relevância a receção de mais de 8,3 milhões de toneladas de crude para abastecimento da refinaria de Sines, a movimentação de 7,3 milhões de toneladas de refinados (gasolinas, gasóleos e similares), na sua maioria para exportação, e ainda a receção de mais de 4 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito (GNL), que representam mais de 90% das necessidades do país em gás natural.

O segmento dos granéis sólidos apresentou um resultado negativo, com uma quebra de 80% da movimentação, explicada pelo anunciado encerramento das centrais termoelétricas a carvão.

A quebra na movimentação deste mineral insere-se no âmbito do plano de descarbonização da economia que tem tido impacto na movimentação do Porto de Sines nos últimos anos e que, em 2020, representou menos 2,5 milhões de toneladas movimentadas.

Na soma dos três segmentos de carga, o Porto de Sines encerrou o ano com uma movimentação total de 42,2 milhões de toneladas em todos os terminais portuários, refletindo um crescimento de 1% face ao ano transato.

2020 foi também o ano em que o Porto de Sines apresentou o novo plano estratégico, orientado para o reforço da centralidade e da conectividade assente num modelo de gestão de rede ou de coordenação do sistema, e um compromisso firme com a sustentabilidade ambiental e social, preparando o porto para um futuro cada vez mais moderno, inovador, digital e eficiente.

Agenda

António Costa esta quarta-feira em Alandroal

Primeiro ministro visita obras do Corredor Internacional

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

António Costa visita obras

“Visita conta também com o ministro das Infraestruturas “

O primeiro-ministro acompanhado do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visita Empreitada do Troço Freixo-Alandroal, do Corredor Internacional Sul.

O evento conta com uma visita às obras e uma breve cerimónia.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!