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Economia

Porto de Sines cresceu quanto a carga contentorizada.

Com um total acumulado de janeiro a setembro de 1,17 milhões de TEU (contentores de 20 pés), Sines alcançou um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período homólogo.

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Os resultados alcançados no terceiro trimestre de 2020 voltaram a colocar o Porto de Sines na trajetória de crescimento no que respeita à carga contentorizada.

“Com um total acumulado de janeiro a setembro de 1,17 milhões de TEU (contentores de 20 pés), Sines alcançou um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período homólogo.”

No que respeita à movimentação total do porto, apesar do 3º trimestre assinalar um crescimento de 32,7% comparativamente ao trimestre anterior, o Porto de Sines registou uma diminuição de 2,5% na movimentação acumulada, permitindo, ainda assim, ultrapassar os 30 milhões de toneladas movimentadas até setembro.

Os granéis sólidos contribuíram decisivamente para esta quebra, com uma redução de mais de dois milhões de toneladas de carvão, motivado pelo encerramento das centrais termoelétricas a carvão no âmbito da descarbonização energética em curso no nosso país.

Relativamente aos granéis líquidos, registou-se a manutenção dos volumes de movimentação do mesmo período do ano anterior (-0,9%), com o gás natural liquefeito a manter-se também nos mais de 3,1 milhões de toneladas movimentadas no período em análise.

Por outro lado, o segmento da carga geral demonstrou um comportamento bem positivo, onde se inclui a carga contentorizada, que registou mais 12,1% em termos de tonelagem, em referência ao mesmo período do ano anterior.

A trajetória apresentada até ao final do mês de setembro permite perspetivar um fecho de ano com sinal positivo, apesar do contexto pandémico em que vivemos.

Todos os agentes económicos e autoridades com atividade em Sines têm contribuído decisivamente para colocar o Porto de Sines num patamar de excelência, garantindo o normal funcionamento da economia e o completo funcionamento das cadeias logísticas.

Autarquias

Grândola com novo hotel e parque logístico

Dois projetos estratégicos para o município do litoral Alentejano

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Grândola vai ter Parque Logístico e um novo Hotel

“Dois projetos estratégicos para o município do litoral Alentejano”

Foi assinado entre a Câmara Municipal de Grândola e a entidade promotora Qantara Capital a minuta do contrato de planeamento para a construção de um parque logístico que vai ocupar uma área de 130 hectares e ficará situado a 8 km do centro de Grândola.

A Qantara Capital apresentou ainda o projeto para a construção de um hotel de 4 estrelas no centro da vila, com cerca de 50 quartos e 100 camas, destinado a clientes empresariais e turistas.

Tratam-se de dois projetos estratégicos para o município do litoral Alentejano. “Investimentos importantes que vão permitir, por um lado criar emprego e riqueza no nosso concelho e por outro lado atrair visitantes e aumentar o turismo”, explica o presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes.

Parque Logístico de Grândola

O Parque Logístico de Grândola vai ficar situado a 8 km de Grândola, junto ao IC1 e à linha ferroviária do Sul.

Uma localização estratégica e conectada com o Porto de Sines e a nova ligação ferroviária do Corredor Internacional Sul para Espanha e para a Europa, fundindo-se assim com a cadeia global de abastecimento e a rede industrial de Portugal.

Ocupará uma área total de 130 hectares, com 630.000 m2 de área de construção e 300.000 m2 de infraestruturas adjacentes.

O projeto conta com 24 lotes industriais com cerca de 25.000 m2 cada, com escala e modularidade para servir uma ampla gama de empresas (linhas de montagem, operadores de e-commerce, armazéns e empresas de transportes, etc), um ramal e um terminal ferroviário de carga privado, com conexões para o sul e para o norte do país, e uma extensa plataforma para armazenamento de contentores e vagões ferroviários.

O Parque Logístico de Grândola vai disponibilizar ainda um espaço de 15.000 m2, incluindo hotel, restaurantes, lojas, escritórios e estacionamento com carregamentos elétricos e posto de combustível. 75.000 m2 serão dedicados a um viveiro de plantas e a um centro de jardinagem, e os restantes 240.000 m2 serão preservados com paisagem natural de carvalhos e pinheiros. Vai ainda disponibilizar serviços complementares de creche e jardim de infância, ginásio e um espaço de formação profissional para upskill e/ou reskill de competências.

O início da construção do Parque Logístico de Grândola está previsto para 2023 e vai ser desenvolvido em quatro fases.

Trata-se de um investimento de interesse público elegível para o Plano de Recuperação e Resiliência.

Hotel Jardins de Grândola

Jardins de Grândola será o nome da nova unidade hoteleira de Grândola, com construção prevista para 2022 e conclusão em 2023.

Trata-se de um projeto de reabilitação urbana no centro da vila, em frente ao Jardim 1º de Maio, o projeto contempla um hotel com cerca de 50 quartos e 100 camas, com lobby-bar, restaurante, centro de eventos (espaço modular dividido entre uma grande sala de conferências e três pequenas salas de reuniões, com capacidade para um total de 150 pessoas) e piscina exterior, e ainda por um edifício residencial com 3 apartamentos duplex e 2 penthouses.

As duas infraestruturas são servidas por um parque de estacionamento subterrâneo para hóspedes, proprietários e visitantes, com cerca de 50 lugares.

O hotel posiciona-se no segmento boutique lifestyle e assume-se como um hub jovem e criativo, que funcione como um verdadeiro ponto de encontro na vila.

Oferece condições de alojamento de longa duração, mobilado e com serviço, quer para profissionais a trabalhar na região, quer para grupos e famílias em diferentes períodos do ano. E responde aos investimentos sem precedentes nas áreas de indústria, transportes, agricultura, energia e turismo que o município e a região têm sido alvo.

A Câmara Municipal de Grândola saúda o arranque de dois projetos estruturantes para Grândola e para toda a região do Alentejo Litoral.

“Entre as prioridades da autarquia de Grândola estão o desenvolvimento económico do concelho, o crescimento da região e o consequente aumento da qualidade de vida da nossa população.

E nesse sentido, Grândola tem desenvolvido uma importante ação de atração de investimento para a região.  É nesta perspetiva que se enquadram estes dois investimentos importantes que agora anunciamos, e que vão permitir, por um lado criar emprego e riqueza no nosso concelho e por outro lado atrair visitantes e aumentar o turismo”, salientou António Figueira Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Grândola.

Hadrien Fraissinet, CEO da Qantara Capital, revelou a sua satisfação por poder desenvolver estes dois projetos num “município com muito potencial e características excecionais” e as “enormes oportunidades de desenvolvimento e investimento que Grândola oferece para além dos óbvios empreendimentos na zona costeira”.

O responsável da entidade promotora destacou ainda a postura do município enquanto “interlocutor com uma estratégia de longo prazo e uma abordagem construtiva e transparente para o desenvolvimento de projetos estruturantes no concelho.

Esta combinação levou-nos a construir uma carteira diversificada de projetos imobiliários neste concelho, dos quais apresentámos hoje dois.

Esperamos manter este espírito de colaboração com o Município e com as entidades regionais e nacionais envolvidas no desenvolvimento destes dois projetos estratégicos”.

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