Siga-nos

Artes

Portalegre evoca Régio no Dia Mundial da Poesia

O ano de 2019 será marcado pela evocação do 50º Aniversário da morte de José Régio, com um vasto conjunto de iniciativas, que se prolongarão até ao ano seguinte.

Avatar

Publicado

em

A Conferência “Evocar José Régio”, da autoria Maria João Falcão e Manuel Poppe, irá decorrer na Casa Museu José Régio, no dia 21 de março, às 17 horas, celebrando o Dia Mundial da Poesia.

Esta conferência será seguida por uma sessão de poesia, “José Régio e outros poetas”.

O programa da evocação terá parcerias entre a Câmara Municipal de Portalegre e a Casa Museu José Régio, com Vila do Conde (cidade geminada com Portalegre) e as Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro e Alentejo, através de uma agenda temática e ainda a realização de exposições e de um ciclo de cinema. Amigos, alunos, cidadãos, críticos e académicos participarão nas diferentes iniciativas, demonstrando o homem na sua totalidade, humana e artística.

Sobre José Régio (Vila do Conde, 1901-1969):

Pseudónimo literário de José Maria dos Reis Pereira, nascido a 17 de setembro na cidade nortenha de Vila do Conde. Estudou no Porto e em Coimbra, onde participou em tertúlias literárias e na publicação de revistas inovadoras, caso da “Presença”, entre outras.

Em 1929, veio para Portalegre, para lecionar Francês e Português, no Liceu. Aqui ficou durante trinta e três anos, até à aposentação, regressando à sua terra natal, onde faleceria a 22 de dezembro de 1969. A longa permanência em Portalegre possibilitou a sua dedicação à escrita, bem como a outra atividade que considerava uma paixão, o colecionismo.

Os quartos da Casa da Boavista, que começou sendo um anexo da Pensão 21, foram ano após ano ficando repletos de peças. Arte Sacra, arte popular de toda a região alentejana: têxteis, barros, ferro forjado, arte pastoril, tudo constitui um vasto espólio, quer em Portalegre, quer em Vila do Conde, ambas Casas-Museu abertas aos visitantes.

Embora mais conhecido pela sua escrita, em poemas inolvidáveis como “Cântico Negro” e a “Toada de Portalegre”, o papel cultural de José Régio revela-se também no interesse pelo património local e nacional, que soube preservar e recuperar, primeiro em privado e depois partilhando-o ao público.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Artes

Jornadas Europeias do Património – Uma viagem pelo Património da vila do Torrão (Alcácer do Sal) rádio tds

Sob o mote “Artes, Património Lazer”, as Jornadas Europeias do Património pretendem este ano destacar as muitas facetas do património ligadas às artes.

TDS noticias

Publicado

em

O Município de Alcácer do Sal alia-se às Jornadas Europeias do Património 2019 (que se assinalam a 27, 28 e 29 de setembro) e promove no dia 28 a iniciativa “Rota do Património – Uma viagem pelo Património da vila Torrão”.

Com concentração no Posto de Turismo de Alcácer do Sal às 9h, a rota contempla um passeio pelo Torrão acompanhado por técnicos do Setor de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer, com visita aos sítios da Calçada Romana, Monte da Tumba, Estação Arqueológica da Fonte Santa e ao Museu Etnográfico do Torrão.

Os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 27 de setembro junto do Posto de Turismo, através do telefone 265 009 987, telemóvel 911 794 685 ou ainda através do e-mail turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt. O número mínimo de participantes é de 10 e número máximo é de 18 pessoas. A inscrição é gratuita e será fornecido transporte pelo Município. O programa poderá estar sujeito a alterações por motivos imprevistos.

Sob o mote “Artes, Património Lazer”, as Jornadas Europeias do Património pretendem este ano destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permite viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com