Siga-nos

Saúde

População do concelho de Alcácer do Sal trata pé diabético

Com a cooperação da Câmara Municipal já foram rastreadas 71 pessoas. As acções estão a decorrer em lares, centros de dia e serviços de domicílio.

TDS noticias

Publicado

em

Melhorar a qualidade de vida da população do concelho de Alcácer do Sal que sofre de diabetes, intervindo essencialmente no seu controlo de modo a promover a diminuição de feridas e eventuais amputações.

Este é o objetivo principal do programa que a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal está a desenvolver no concelho de Alcácer do Sal.

As acções estão a decorrer em lares, centros de dia e serviços de domicílio por enfermeiros da APDP com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

O programa, financiado pela Direção Geral de Saúde, arrancou no concelho em março com rastreios do pé diabético. Ao todo, os técnicos da APDP rastrearam 71 pessoas com diabetes (19 homens e 52 mulheres) em cinco instituições e identificaram 63 pessoas em médio ou alto risco.

O projeto encontra-se agora na segunda fase de desenvolvimento, que compreende o tratamento dos casos de risco  e a formação de auxiliares, bem como de ajudantes de família. Até ao momento já se realizam 38 ações de atendimento, 76 tratamentos a 36 pessoas e cinco ações de formação das quais beneficiaram 46 auxiliares/ajudantes de família.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal firmou em fevereiro o protoloco com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, que possibilita o rastreio e o tratamento do pé diabético em lares e centros de dia no concelho até fevereiro de 2020, o que veio reforçar a resposta no município nesta área sensível.

 

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Saúde

Manual para crianças e jovens com diabetes é hoje lançado em Évora.

Cerimónia tem lugar na Escola Secundária Gabriel Pereira às 14h30

TDS noticias

Publicado

em

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, participa esta tarde na sessão de abertura do lançamento do 1º manual “Crianças e Jovens com Diabetes Tipo I na Escola – Manual de Apoio aos Profissionais de Saúde e de Educação”.

Nos últimos anos, a progressiva acessibilidade às bombas de insulina veio melhorar o controlo da doença e a qualidade de vida, mas também reforça a necessidade de formação e atualização.

A criação deste manual reúne respostas a questões e dúvidas, fundamentais para trazer tranquilidade à comunidade escolar, às famílias e às crianças e jovens.

Deve garantir-se a saúde, inclusão e equidade das Crianças e Jovens com DM1, bem como a promoção da literacia de toda a comunidade escolar em relação a esta doença.

A Escola é um local onde todos, sem exceção, se devem sentir felizes e integrados.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com