Últimas:
Ponta de Flexa encontrada na Gruta do Escoural – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

Ponta de Flexa encontrada na Gruta do Escoural

Trata-se de uma Ponta de Flexa do Neolítico Final (cerca de 3000 a.C)

Publicado

em

Ponta de Flexa encontrada na Gruta do Escoural

“Está em exposição”

O Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo continua a receber a exposição temporária “Património Interativo”.

Aproveitando a campanha de digitalização 3D de peças museológicas, executado pela Global Digital Heritage no Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo, foi criado um ciclo de exposições temporárias aliando o património histórico e cultural à tecnologia.

A exposição “Património Interativo” trouxe 4 peças, 1 peça nova a cada trimestre durante um ano, ao Centro Interpretativo, sob o tema da Gruta do Escoural. Para além da peça “real”, a exposição incorporará ainda um holograma com a reconstrução virtual da peça, assim como uma impressão 3D com uma réplica da peça para promover o toque e a acessibilidade da exposição também a invisuais.

Neste momento, está em exposição a última peça deste ciclo de exposições. Trata-se de uma Ponta de Flexa do Neolítico Final (cerca de 3000 a.C), de base côncava, associada aos enterramentos desta época, ocorridos no interior da Gruta do Escoural.

Esta exposição surgiu também com o objetivo de direcionar e convidar os visitantes/turistas, que se dirigem ao castelo, para os outros núcleos museológicos e patrimoniais do concelho, nomeadamente o Museu de Arqueologia do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo e a Gruta do Escoural.

A exposição está patente no Centro Interpretativo do Castelo até ao dia 10 de abril, de terça a domingo, das 9h às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Sociedade

Homem detido em pleno assalto.

Em Cortiçadas de Lavre.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Detido por furto em interior de residência

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo e do Posto Territorial de Vendas Novas, no dia 16 de maio, deteve um homem de 26 anos por furto em interior de residência, na localidade das Cortiçadas de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo.

No âmbito de uma denúncia que estaria a decorrer um furto em interior de residência, os militares da Guarda efetuaram diligências policiais que culminaram na recuperação do material furtado, nomeadamente uma motosserra e uma televisão.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

Continuar a ler

Crime

Casal detido em campo Maior por furto

Os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Publicado

em

Campo Maior

Casal detido em flagrante por furto de metais não preciosos

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, ontem, dia 19 de maio, deteve um homem e uma mulher de 64 e 66 anos, respetivamente, pelo crime de furto de metais não preciosos, em Campo Maior.

Na sequência de uma denúncia que os suspeitos se encontravam introduzidos num centro de armazenamento de resíduos, os militares da Guarda de imediato se deslocaram ao local, onde surpreenderam em flagrante os autores do furto a subtrair diversos materiais ferrosos, nomeadamente um frigorifico, uma caldeira e outros materiais avulsos e em metal, sem qualquer tipo de autorização.

Foi possível apurar-se ainda que os suspeitos entraram no interior do edifício através do corte da vedação, local por onde retiraram os objetos e os carregaram no seu veículo.

O material foi apreendidos e os detidos foram constituídos arguidos.

Os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!