Siga-nos

Crime

Pegões – Apreensão de cerca de 2,5 toneladas de amêijoa-japonesa

Os bivalves foram submetidos a inspeção sanitária e declarados impróprios para consumo, tendo sido posteriormente devolvidos ao habitat natural.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, apreendeu na madrugada de hoje, dia 27 de dezembro, 2 420 quilos de amêijoa-japonesa (ruditapes philippinarum), em Pegões.

No decorrer de uma ação de fiscalização que visava o combate à prática da apanha e do transporte desta espécie, os militares identificaram um homem de 37 anos como infrator, por deter os bivalves num espaço improvisado destinado ao armazenamento destes e que operava como estabelecimento conexo sem estar licenciado. A mercadoria tem um valor estimado de 24 200 euros.

Foram elaborados dois autos de contraordenação, quer pela inexistência do documento de registo de moluscos e bivalves vivos, a que corresponde uma coima cujo valor máximo é de 3 740 euros, quer pela instalação e exploração do estabelecimento sem licenciamento, cujo valor da coima ascende, no seu máximo, aos 60 mil euros, montantes aplicáveis a pessoas singulares.

A apanha desta espécie no estuário do Tejo e a sua posterior comercialização sem que sejam sujeitos a qualquer tipo de depuração constitui um elevado risco para a saúde pública devido à elevada concentração de toxinas presentes nos bivalves. Acresce ainda como fatores de risco, a sua permanência num espaço improvisado, o qual não reunia as condições higiossanitárias para o seu armazenamento, e a inexistência do documento de registo de moluscos e bivalves vivos, obrigações decorrente da aplicação das normas europeias para o manuseamento e armazenamento de moluscos e bivalves vivos, premissas essenciais para assegurar a qualidade sanitária dos espécimes.

Crime

Mete combustível e foge. Perseguição deteve homem de 40 anos.

O condutor foi detido, constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Portalegre.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Comando Territorial de Portalegre, através do Destacamento de Trânsito de Portalegre, ontem, dia 20 de janeiro, deteve um homem de 40 anos, pelo crime de condução perigosa de veículo, no distrito de Portalegre.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares foram alertados para um veículo com matrícula estrangeira que tinha abastecido na área de serviço de Vila Velha de Rodão – Auto Estrada 23, colocando-se em fuga sem fazer o respetivo pagamento.

Os militares posicionaram-se nos principais eixos rodoviários de entrada na zona norte do distrito, a fim de intercetarem o veículo em questão, que, ao aperceber-se da presença da GNR, colocou-se em fuga, violando várias regras de trânsito e de circulação rodoviária, ao longo de vários quilómetros, tendo sido intercetado no IP2, junto ao entroncamento para Vaiamonte.

Esta ação contou com o reforço do Posto Territorial de Monforte, Portalegre e da Polícia de Segurança Pública.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022