Siga-nos

Artes

Pedro Mestre e Raquel Tavares na Feira do Chocalho em Alcáçovas

Ao longo dos três dias do certame pode ainda visitar o Paço dos Henriques e a Igreja Matriz, ficar a conhecer o processo de fabrico do chocalho na Oficina Chocalhos Pardalinho

TDS noticias

Publicado

em

Pedro Mestre & Convidados e Raquel Tavares são os cabeça de cartaz da Feira do Chocalho 2019 que começa dia 26 de julho, e se prolonga até domingo, dia 28, na vila de Alcáçovas, e conta com a participação de cerca de 50 expositores.

O certame tem vindo a destacar o património imaterial português classificado pela Unesco. Depois do Fado na edição de 2018, este ano a Dieta Mediterrânica marca presença com a exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”, no Pavilhão da Gamita. De salientar ainda a exposição itinerante “O Plastoceno: A Era do Plástico”.

Pedro Mestre & Convidados sobem ao palco sexta-feira, dia 26, a partir das 22h00, para o espetáculo “Sons do Mediterrâneo”, no palco principal. Dia 28, terceiro e último dia do certame, sobe ao palco principal, a partir das 22h00, a fadista Raquel Tavares, uma das mais importantes vozes do fado contemporâneo.

O programa da Feira do Chocalho 2019 abarca ainda em termos musicais a atuação dos grupos corais da freguesia, o espetáculo “Sons da Tradição”, do Caniço (Madeira), e o espetáculo “De mãos dadas com a música” com a Banda da SUA e alunas da ACRA, no palco tradições.

Artesanato, exposições, tasquinhas, feira franca e tauromaquia são alguns dos destaques do certame que inclui ainda o Summer Legacy, promovido da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense direcionado para a camada jovem da população. Pelo palco do Summer Legacy vão passar nomes como DJ Paulo B e Mark Guedes, na sexta-feira, Alpha Heroes e Club Banditz, no sábado, e música ao vivo com Tinho Pinho, no domingo.

A Praça Agropecuária volta a acolher a segunda edição da Mostra Agropecuária com exposição de animais (equinos, ovinos, caprinos, bovinos, aves e muares). No mesmo espaço tem lugar o IV Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.

Ao longo da feira vão ainda decorrer um conjunto de atividades equestres dinamizadas pela Associação Tauromáquica Alcaçovense, que inclui na sexta-feira, a partir da meia-noite, uma garraiada, na praça de touros, no sábado, uma corrida de touros, pelas 22h00 e, no domingo, a partir das 9h00, o VI Passeio a Cavalo “Miguel Grave”. 

Para o fim de semana está ainda agendado o Passeio “Rota da Transumância” promovido pelo Alcáçovas Outdoor Trails.

A Feira do Chocalho 2019 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Agenda

Vida e obra de Bach em Alcácer do Sal já no mês de setembro

De 20 a 22 de setembro, no Auditório Municipal da cidade e na Igreja de Santiago, festival “VIVA BACH”.

TDS noticias

Publicado

em

A música, a vida, a obra e o génio de J.S. Bach vão estar em destaque em Alcácer do Sal de 20 a 22 de setembro, data em que o Auditório Municipal da cidade e a Igreja de Santiago recebem o festival “VIVA BACH”.

O festival conta com a participação de músicos de Portugal, Áustria, Brasil, Alemanha e Holanda.

A iniciativa tem início no dia 20 de setembro, pelas 21h, na Igreja de Santiago com o concerto “Prelúdios e Fugas”, por Anna Magdalena Kokits (Áustria), no piano e Paul Gulda (Áustria), no cravo.

Para 21 de setembro estão agendados dois concertos na Igreja de Santiago: “As Épocas à Conversa”, às 16h, com Paulo Gaio-Lima (Portugal), no violoncelo, Duo Moving Sounds: Markus Stockhausen (Alemanha), no trompete e Tara Bouman (Alemanha), clarinete baixo; às 21h há “Concertos e Cantatas”, com os artistas Rosina Fabius (Holanda), Mezzo Soprano, Ana Pereira (Portugal), no violino e Camerata “Alma Mater” (Portugal).

No último dia, o Festival “VIVA BACH” arranca às 11h com a Mesa Redonda “A Universalidade de Bach”. A ter lugar no Auditório Municipal de Alcácer, contará com as participações de Vítor Proença (presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal), Alexandre Delgado (Portugal), Rui Vieira Nery (Portugal), Ana Mafalda Castro (Portugal), Cristiano Holtz (Brasil), Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer e Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba. Para terminar, às 16h decorre na Igreja de Santiago “Flauta de Bisel e Cravo”, um concerto protagonizado por António Carrilho (Portugal), na flauta e Cristiano Holtz (Brasil), no cravo.

“VIVA BACH” é promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal tem entrada livre e a direção artística é de Veronika Schreiber.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul