Últimas:
Pedro Mestre canta as janeiras em Palmela – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Agenda

Pedro Mestre canta as janeiras em Palmela

Dia 6 de janeiro no Cine-Teatro S.João

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Janeiras” e concerto com Pedro Mestre recriam Noite de Reis no Cine-Teatro S. João

” Espetáculo tem lugar dia 6 de janeiro no Cine-Teatro S.João “

Devido ao contexto pandémico, a tradição das “Janeiras”, que habitualmente percorria as ruas do Centro Histórico de Palmela, no dia 6 de janeiro, ficará em 2021, centrada no Cine-Teatro S. João, com um espetáculo, às 21h00, que reunirá os votos de bom ano do Movimento Associativo, mas em formato vídeo.

A Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Sociedade Filarmónica Humanitária, Centro Social de Palmela, Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal e o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo são os participantes na edição 2021.

O espetáculo – uma organização da Câmara Municipal de Palmela com o Movimento Associativo – contará, ainda, com o concerto de Pedro Mestre “Folclore de Natal, Janeiras e Reis”, onde o cante a vozes e a viola campaniça são protagonistas.

“Há 25 anos a cantar a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestre é um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o Cante Coral alentejano para as escolas, onde, desde 2006, ensina a tradição a alunas/os do 1.º ciclo, em várias escolas do Baixo Alentejo.

Paralelamente ao cante, Pedro Mestre tem trabalhado na preservação e salvaguarda da viola campaniça, instrumento tradicional do Alentejo. Aprendeu com os mestres tocadores a arte de construir e dedilhar esta peculiar viola de arame e, para além de a ensinar nas escolas, já levou este instrumento aos quatro cantos do mundo”.

O espetáculo tem entrada livre, mediante levantamento de bilhete. Mais informações/reservas: 212 336 630.

As “Janeiras” fecham o programa “Viva o Natal em Palmela”, iniciativa da Câmara Municipal com vários parceiros locais, que tem proporcionado  às famílias diversas atividades para celebração desta quadra, em todas as freguesias do concelho.

Agenda

Exposição “Encontros” conta com Arte Alentejana

Exposição pode ser visitada de 3 de agosto a 19 de setembro

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Em Sousel

“Exposição conta com quatro artistas”

“Encontros” é o título da nova exposição coletiva de cerâmica, pintura e azulejos, que de 3 de agosto a 19 de setembro estará patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu dos Cristos de Sousel.

A exposição contará com obras de arte de quatro artistas do distrito de Évora: Fátima Lopes (Artesã), Gonçalves Lopes (Artista plástico), Inocência Lopes (Ceramista) e Vasco Correia (Poeta e Pintor), que abordarão um conjunto de temáticas através de técnicas inovadoras.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!