Siga-nos

Política

PCP questiona o Governo sobre cortes nas pensões dos trabalhadores das pedreiras

Em causa um trabalhador de Vila Viçosa a quem a Segurança Social respondeu positivamente ao pedido de reforma mas com um corte de cerca de 180 euros na pensão.

TDS noticias

Publicado

em

O Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social (MTSSS) sobre a existência de cortes nas primeiras pensões dos trabalhadores das pedreiras que estão a ser atribuídas pela Segurança Social.

No debate realizado no Plenário da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP confrontou o MTSSS com a situação de um trabalhador de Vila Viçosa a quem a Segurança Social respondeu positivamente ao pedido de reforma mas com um corte de cerca de 180 euros na pensão.

Partindo daquele exemplo concreto, o PCP questionou o Governo sobre o que motiva estes cortes e se eles estão ou não relacionados com a aplicação do factor de sustentabilidade. O PCP considera que o factor de sustentabilidade não deve ser aplicado aos trabalhadores que se reformam ao abrigo de regimes especiais de acesso à reforma antecipada, como é o caso dos trabalhadores das pedreiras que passaram a ter acesso ao regime de reforma dos mineiros.

Na resposta, o MTSSS confirmou que a interpretação que está a ser feita pela Segurança Social é essa – de aplicação do factor de sustentabilidade com as penalizações que daí resultam – e que o compromisso do Governo é de alterar essa situação aprovando ainda uma lei que resolva o problema até ao final da Legislatura (Outubro de 2019).

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Política

Catarina Martins diz que ‘Portugal tem barragens a mais’. Declaração feita a 50kms da futura barragem do Pisão.

A líder do Bloco de Esquerda defendeu a ideia em Campomaior.

TDS noticias

Publicado

em

Catarina Martins não quer a construção de mais barragens em Portugal

A líder do bloco de esquerda, hoje de visita à Novadelta, em Campomaior, reafirmou que ‘o país tem barragens a mais’. Catarina Martins justifica a declaração e adianta que muitas barragens ‘ criam problemas de erosão costeira e de manter a água potável.’

Num distrito, Portalegre, em que a grande luta das últimas décadas tem sido pela construção da barragem do Pisão, a líder do bloco concluiu afirmando que, ‘…as barragens tem uma enorme superfície de água e tem perdas significativas’.

A declaração foi feita pela bloquista que veio reafirmar a sua posição já antes adiantada. Declarações a pouco mais de 50kms do local aonde vai nascer a futura barragem do Pisão, no concelho do Crato, uma velha reivindicação dos habitantes do distrito de Portalegre.

Oiça as declarações de Catarina Martins aos jornalistas em Campomaior.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com