Siga-nos

Política

PCP questiona Governo sobre desvio de fundos do Alentejo 2020

Em resposta ao PCP, o MCTES assumiu o compromisso de que irá avaliar a situação que foi denunciada para que os fundos do Alentejo sejam utilizados pelo Alentejo e não desviados para outras regiões.

TDS noticias

Publicado

em

O Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) sobre o que considerou um “assalto aos fundos do Alentejo 2020 por parte da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia)”.

Em causa estão 30 milhões de euros destinados ao Alentejo para financiar projectos de doutoramentos que a FCT quer agora desviar do Alentejo para utilizar em todo o país, com critérios que deixam de ter em conta as necessidades da Região e o seu desenvolvimento.

Além de substituir as referências à Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo por referências à Estratégia Nacional de Especialização Inteligente como critérios e objectivos para a utilização dos fundos, a FCT pretende igualmente tornar-se única entidade beneficiária daqueles fundos, afastando as Instituições de Ensino Superior, a DGES, estudantes do Ensino Superior, Centro de Investigação e Desenvolvimento e/ou Universidades e/ou com parcerias com empresas.

O PCP questionou o MCTES no sentido de saber se esta actuação da FCT tem a cobertura e o acordo do Governo e se, não tendo, o MCTES vai tomar alguma medida para a travar.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Política

Centros de saúde móveis a pensar no interior

Socialistas querem levar assistência médica a locais do interior

TDS noticias

Publicado

em

A ideia já não é nova mas volta a ser uma proposta desta vez por parte do PS.

O partido socialista tem no seu programa eleitoral a criação de centros de saúde móveis.

O objetivo é servir populações das zonas do interior afastadas da assistência médica.

Uma medida que a concretizar se levaria médicos a aldeias e lugares que pá sua reduzida população deixaram de ter extensão de centro de saúde.

Os mais idosos seriam os mais beneficiados com a medida.

A medida consta no programa eleitoral socialista, que é este sábado apresentado, e prevê a disponibilização de carrinhas com serviços como a medição de tensão arterial ou o controlo de diabetes e a realização de algumas análises.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento