Siga-nos

Educação

PCP diz que se dependesse do PS quase todas as escolas rurais de Évora estariam encerradas.

O PCP refere ainda que a comunidade educativa reconhece que ‘é urgente a contratação de, pelo menos, 30 novos funcionários para o Concelho

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O PCP, concelhia de Évora, em nota enviada às redações diz-se, ‘solidário com a comunidade educativa da Escola de S. Mamede e reitera a sua posição de sempre sobre a necessidade de reforço do pessoal não docente nas escolas do Concelho de Évora.’

Segundo adianta, ‘A falta de pessoal não docente sente-se em todas as escolas do Concelho e origina problemas graves de segurança para os alunos.’

A acusação tem um destinatário. O PCP responsabiliza o PS pela situação atual. ‘Se dependesse do Governo PS, quase todas as escolas das Freguesias rurais estariam encerradas’, refere no seu comunicado.

O PCP refere ainda que a comunidade educativa reconhece que ‘é urgente a contratação de, pelo menos, 30 novos funcionários para o Concelho’, adianta.

‘O Governo, em vez de reconhecer o problema de fundo e alterar a portaria para responder efectivamente às necessidades, anunciou uma bolsa paliativa de 1000 funcionários para todo o país, mas nem isso concretizou. O que se impõe é a contratação imediata dos funcionários em falta’, conclui.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Educação

Évora é a partir de hoje a ‘capital’ da temática do património cultural

Winter School do ED ARCHMAT inicia-se já hoje.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

UÉ será palco de dois eventos internacionais centrados na temática do património cultural

A Universidade de Évora (UÉ) vai receber a partir de 24 de janeiro, e até ao dia 30, a Winter School do ED ARCHMAT (European Joint Doctorate in ARchaeological and Cultural Heritage MATerials Sciences) e, em simultâneo, o 9.º Encontro interino do E-RIHS-PP (European Research Infrastructure for Heritage Science), dois eventos internacionais que vão reunir representantes dos mais prestigiados centros de investigação em património cultural.

Por um lado, de 24 a 30 de janeiro, decorrerá a Winter School, sob o tema “Developing entrepreneurial, Project management and Communication transversal skills applied to the Cultural Heritage sector”, com um programa que reúne assuntos dentro de várias áreas do património cultural, tais como o desenvolvimento de projetos em rede, estudos integrados, gestão de coleções, documentação, divulgação, gestão de riscos, preservação e conservação. Estes temas em debate serão abordados através de case-studies, workshops e visitas técnicas apresentados por um painel de investigadores internacionais e nacionais de excelência proveniente dos centros I&D das universidades parceiras, entre as quais a Universidade de Évora, através do Laboratório HERCULES e da Plataforma Portuguesa da Infraestrutura de Investigação Europeia em Ciências do Património, E-RHIS.

E de 28 a 30 de janeiro, decorre o 9.º Encontro interino do E-RIHS, uma iniciativa que irá reunir representantes dos centros de investigação a nível europeu, como é o caso de Samanta Isaia, diretora do Museu de Antiguidades Egípcias de Turim, que trabalham em rede para formar uma infraestrutura para pesquisa, interpretação, conservação, documentação e gestão do património cultural. Participam neste encontro instituições de 16 países: Alemanha, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa e Reino Unido. Cada um destes países possui plataformas para investigação que fornecem ferramentas e serviços avançados de grupos de pesquisa interdisciplinares para utilizadores científicos que se dediquem ao avanço do conhecimento sobre património, bem como de estratégias inovadoras para sua preservação.

A plataforma Portuguesa E-RIHS.PT é constituída pelo Laboratório HERCULES  da UÉ, o LNEC (Laboratório Nacional de Engenheira Civil) e o Laboratório José de Figueiredo (DGPC).

As palestras serão transmitidas on-line via streaming no 1º dia da Winter School ED-ARCHMAT e o acesso ao programa e às palestras está disponível AQUI na área streaming.

Será pedido um código de acesso que pode ser solicitado entrando em contacto através do email dissemination@ed-archmat-ejd-eu. A língua oficial é o Inglês.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022