Siga-nos

Sociedade

Páscoa em Montemor o Novo. O borrego, a religião e as outras tradições.

O borrego assume assim um papel primordial na cozinha típica da época e é com base na tradição que os restaurantes aderentes irão apresentar os seus menus. Prometem deliciar-nos com costeletas de borrego, ensopado de borrego, borrego assado no forno…. enfim, um vasto conjunto de iguarias.

Avatar

Publicado

em

Foi no Concílio de Nicea (em 325 d.C.) que se fixou que a data da Páscoa se celebraria no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia da Primavera, nunca podendo ser antes de 22 de março nem depois de 25 de Abril.

A natureza enfeita-se de cores e perfumes para assinalar esta festividade do calendário religioso – a Páscoa

Por todo o Alentejo o profano e o religioso, convivem nas mais diversas formas de manifestação e confraternização entre familiares e amigos. Associado a este cariz religioso, está a degustação gastronómica que caracteriza de forma muito própria o Alentejo e Montemor.

Se a tradição religiosa da Páscoa coloca realce no jejum, o Alentejo encarrega-se de celebrar o fim da Quaresma com uma das excelências da gastronomia, o borrego o “rei” da mesa alentejana.

Páscoa à mesa – borrego e outras tradições

Os doces característicos desta época também não faltarão, sejam os folares, os bolos fintos que têm longa tradição na doçaria regional. As tradicionais amêndoas e os ovos de chocolate, em especial para os mais novos, também fazem parte da “ementa” neste período.

Os tempos são outros e o ritmo do dia-a-dia é mais acelerado, mas em Montemor há tradições que se mantêm. Cumpra a tradição e venha a Montemor desfrutar da natureza e dos pratos tradicionais à base de borrego e da doçaria.

Sociedade

O tempo continua quente mas em Agosto pode chover.

A última semana de Agosto será marcada por temperaturas agradáveis, pouco vento, mas instabilidade ocasional.

TDS noticias

Publicado

em

A previsão aponta para uma perturbação da corrente subtropical, perturbação que deverá gerar um aumento da instabilidade atmosférica sobre o território.

Não se aguarda um aumento significativo da intensidade do vento nem uma descida anormal das temperaturas.  Ao que tudo indica continuará o tempo pouco ventoso e com temperaturas próprias para a altura do ano.

No entanto teremos um aumento da nebulosidade e um aumento das probabilidades de chuva, em regime de aguaceiros e trovoadas dispersas.

Iremos continuar a assistir a um gradual aquecimento das águas costeiras e a condições meteorológicas deverão ser bastante agradáveis nas regiões do litoral, já que a instabilidade tenderá a ser mais acentuada no interior.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul