Siga-nos

Sociedade

Páscoa em Montemor o Novo. O borrego, a religião e as outras tradições.

O borrego assume assim um papel primordial na cozinha típica da época e é com base na tradição que os restaurantes aderentes irão apresentar os seus menus. Prometem deliciar-nos com costeletas de borrego, ensopado de borrego, borrego assado no forno…. enfim, um vasto conjunto de iguarias.

Avatar

Publicado

em

Foi no Concílio de Nicea (em 325 d.C.) que se fixou que a data da Páscoa se celebraria no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia da Primavera, nunca podendo ser antes de 22 de março nem depois de 25 de Abril.

A natureza enfeita-se de cores e perfumes para assinalar esta festividade do calendário religioso – a Páscoa

Por todo o Alentejo o profano e o religioso, convivem nas mais diversas formas de manifestação e confraternização entre familiares e amigos. Associado a este cariz religioso, está a degustação gastronómica que caracteriza de forma muito própria o Alentejo e Montemor.

Se a tradição religiosa da Páscoa coloca realce no jejum, o Alentejo encarrega-se de celebrar o fim da Quaresma com uma das excelências da gastronomia, o borrego o “rei” da mesa alentejana.

Páscoa à mesa – borrego e outras tradições

Os doces característicos desta época também não faltarão, sejam os folares, os bolos fintos que têm longa tradição na doçaria regional. As tradicionais amêndoas e os ovos de chocolate, em especial para os mais novos, também fazem parte da “ementa” neste período.

Os tempos são outros e o ritmo do dia-a-dia é mais acelerado, mas em Montemor há tradições que se mantêm. Cumpra a tradição e venha a Montemor desfrutar da natureza e dos pratos tradicionais à base de borrego e da doçaria.

Sociedade

Festas de S. Pedro da Marateca motivam corte de trânsito

A infração estará sujeita a penalização (reboque e coima).

TDS noticias

Publicado

em

Durante as Festas de S. Pedro da Marateca, que se realizam de 28 a 30 de junho, organizadas pela Associação de Festas de S. Pedro da Marateca, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, o trânsito estará cortado em várias vias em Águas de Moura. O corte de trânsito ocorre nos seguintes dias, horários e locais:

Dia 28 de junho, das 20h00 às 21h00

  • Rua Hermenegildo Capelo (traseiras do Centro Comunitário)
  • Rua Heróis do Ultramar
  • Avenida da Liberdade
  • Rua de S. Pedro
  • Parque Multiusos Engenheiro Barros Santos

Dia 30 de junho, das 18h00 às 20h00

  • Avenida da Liberdade (entre a Igreja e o Quartel dos Bombeiros Voluntários, nos dois sentidos)

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento