Últimas:
Parlamento Europeu elege esta 5ªfeira o Melhor jovem agricultor europeu – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Agricultura

Parlamento Europeu elege esta 5ªfeira o Melhor jovem agricultor europeu

Gonçalo Assis Lopes representará Portugal

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

10 de dezembro será Dia do Melhor Jovem Agricultor Europeu e Português

“O Parlamento Europeu elege na manhã de quinta-feira, o Melhor Jovem Agricultor Europeu entre os candidatos de 2019 e, à tarde, a CAP anunciará o vencedor nacional que representará Portugal na Europa em 2021.”

Numa coincidência improvável causada pela Covid, o dia 10 de Dezembro transformou-se num dos momentos mais esperados de 2020 para os jovens agricultores: durante a manhã, o Parlamento Europeu elege, entre os vencedores de 2019, o Melhor Jovem Agricultor Europeu 2020 e, na mesma tarde, a partir das 14h30, a CAP anuncia o vencedor do concurso nacional deste ano que representará Portugal em Bruxelas em 2021.

Ambas as iniciativas foram afectadas pela pandemia e forçadas a adiar a data da sua realização. O Concurso Nacional realiza-se sempre em Junho, durante a Feira Nacional de Agricultura, que este ano não se efectuou.

Esclarecidas as possíveis confusões, o candidato de Portugal ao Prémio de Melhor Jovem Agricultor Europeu 2020 será Gonçalo Assis Lopes, vencedor nacional em 2019, prémio conquistado com a SEABERRY, Sociedade Agrícola Lda., resultado de uma parceria familiar com excelentes resultados na produção de morangos em sistema semi-hidropónico.

Na manhã de 10 de Dezembro, Gonçalo Assis Lopes representará Portugal no 6ºCongresso e Concurso Europeu que se realiza nesta data, definida pelo Parlamento Europeu após o óbvio adiamento decorrente das medidas adoptadas pelas instituições europeias face à pandemia Covid-19.

Na tarde de 10 de Dezembro, a partir das 14h30, CAP dará início à Conferência “As oportunidades para os Jovens Agricultores” a que se seguirá a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Melhor Jovem Agricultor, uma iniciativa em parceria com a APED, Ascenza, Bayer e Consulai com o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

O vencedor anunciado a 10 de Dezembro de 2020 será o representante de Portugal na competição pelo título de Melhor Jovem Agricultor Europeu, no evento do próximo ano, que reúne mais de duas dezenas de países candidatos.

Continuar a ler
Publicidade

Agricultura

Quercus e GNR falam em abate ilegal de 3 mil árvores em Monforte.

Veja as declarações do dirigente da Quercus.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

ICNF ordenou a paragem imediata dos trabalhos de limpeza na herdade de Monforte

“3 mil árvores abatidas em Monforte”

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ordenou “a paragem imediata” dos trabalhos de limpeza na herdade de Monforte que abateu azinheiras.

O ICNF foi informado pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR sobre a identificação do abate de azinheiras.

A Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo esteve igualmente no local e testemunhou o abate de azinheiras jovens por excesso de densidade, sem autorização, realização de podas de formação e podas de manutenção executadas de forma excessiva”.

Entretanto a Quercus solicitou ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR, para fiscalizar com regularidade no sentido de impedir a continuação do corte de azinheiras, assim com das podas abusivas.

A Quercus exige que sejam apuradas responsabilidades sobre a poda e corte ilegal de azinheiras, relembrando que fica proibida a alteração do uso do solo durante 25 anos, o estabelecimento de quaisquer novas atividades, designadamente agrícolas, industriais ou turísticas, conforme legislação aplicável.

Veja as declarações de José Janela da Quercus.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!