Últimas:
Palmela recebe exposição “Superamigo – Lixo no Esgoto, Não!” – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Educação

Palmela recebe exposição “Superamigo – Lixo no Esgoto, Não!”

Exposição realiza-se de agosto a setembro

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal do Barreiro

A mensagem da exposição apela a que todas/os façam a sua parte: “Lixo no Esgoto, Não!”

“Sensibilização de miúdos e graúdos na proteção ambiental”

Nos meses de agosto e setembro, vai ser possível visitar a exposição itinerante de educação ambiental “Superamigo – Lixo no Esgoto, Não!” na Biblioteca Municipal de Palmela e no Mercado Municipal de Pinhal Novo

A mostra integra a campanha com o mesmo nome lançada pela SIMARSUL, que pretende alertar para a colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento e para o seu impacto negativo no processo de tratamento e nas infraestruturas de águas residuais.

No âmbito do projeto, foi ainda criada esta exposição que, em estreita articulação com os parceiros municipais, vai percorrer várias localidades nos próximos meses. A mostra relata a história dos “heróis” que combatem os “monstros” feitos de lixo e gorduras, que são indevidamente mandadas para os esgotos. O trabalho dos “heróis” não chega e, por isso, precisam da ajuda de cada um/a de nós – os “Superamigos” – para não deitarmos o lixo nos esgotos e não fazermos da sanita um caixote do lixo!

A exposição mostra os “monstros” verdadeiros, feitos dos resíduos que são indevidamente lançados para os esgotos, provocam entupimentos nas redes de saneamento e prejudicam o processo de tratamento das águas residuais. A atividade do saneamento é indispensável para a saúde pública e para o ambiente na Península de Setúbal.

Continuar a ler
Publicidade

Educação

Escolas de Comporta e Torrão com quadros interativos.

Investimento da autarquia que rondou os 14 mil euros

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Câmara de Alcácer moderniza ensino nos Centros Escolares de Comporta e Torrão

“oferta de quadros interativos “

Os Centros Escolares de Comporta e de Torrão dispõem agora de um sistema de aprendizagem mais moderno para os alunos e alunas do 1.º ciclo do ensino básico, com a oferta de dois quadros interativos a cada um destes estabelecimentos educativos pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Um investimento que rondou os 14 mil euros e que incluiu a formação dos professores que irão utilizá-los, que se concretizou a 18 de janeiro de 2022, na Comporta e a 19 de janeiro, no Torrão.

“Estes novos quadros, que vieram substituir os antigos por se encontrarem obsoletos, representam um salto tecnológico e qualitativo na Educação. Além de constituírem uma evolução em que computador, som e imagem integram todos a mesma solução, os novos quadros trazem para a sala de aula um maior dinamismo e aumentam a interatividade entre o professor e o aluno”, salienta Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

Os novos quadros vêm flexibilizar os processos de ensino e de aprendizagem, com recurso a um suporte tecnológico que torna a aula mais interativa, inovadora e que amplia o envolvimento dos estudantes.

A título de exemplo, um aluno pode passar o que está no seu dispositivo móvel (telemóvel, portátil, tablet) para o quadro interativo para partilhar com todos, além de que o professor pode chamar um aluno para “ir ao quadro” e o aluno resolve o problema a partir do seu dispositivo móvel.

Os quadros interativos são compatíveis com qualquer dispositivo, o que facilita a partilha de conteúdos sem a preocupação da compatibilidade de cablagem.

 

Continuar a ler

Educação

Última Hora: António Costa cancela visita a Évora

Última hora TDS

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Consórcio inédito em Portugal junta universidades na criação do CAMPUS SUL

“Iniciativa deveria contar com António Costa”

António Costa anulou a sua presença esta quarta-feira em Évora.

Na nota enviada pelo seu gabinete não é referido o motivo.

Promover o desenvolvimento sustentável do Sul do país e estimular a coesão territorial.

São estes os objetivos do Campus Sul, consórcio inédito em Portugal que junta a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve e a Universidade NOVA de Lisboa e que é apresentado no próximo dia 22 de dezembro, pelas 11h00, no Auditório do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora.

Através do melhor conhecimento produzido em cada uma das universidades, serão criadas novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos, que vão permitir aos estudantes passar períodos de tempo em cada uma das três instituições, com alojamento nas residências universitárias.

Está também prevista a criação de centros de investigação aplicada e inovação para a sustentabilidade, e de agendas colaborativas com os principais parceiros sociais e económicos da Região, em áreas críticas para o desenvolvimento do Sul, como o património cultural, sustentabilidade das cidades e comunidades, conservação da biodiversidade marinha e agricultura sustentável.

Além disso, serão desenvolvidas atividades de capacitação das administrações municipal, regional e central, a Sul, e de outras instituições que exerçam atividade na Região.

A sessão de apresentação do CAMPUS SUL vai contar com as presenças do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Ministra para a Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, do Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, e do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua.

Durante a tarde, terá lugar o “ScienceDay@South”, uma montra da melhor investigação realizada pelas três universidades, designadamente nas áreas do Património, Terra e Mar.

Continuar a ler

Educação

Carta da Mobilidade Júnior para crianças entre os 5 e os 15 anos

Pretende aumentar a sua segurança nas estradas, seja a pé, de skate, trotinete ou autocarro.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Deco Proteste cria formação para aumentar segurança das crianças nas estradas

“Carta da Mobilidade Júnior”

A Carta da Mobilidade Júnior destina-se a crianças e jovens entre os cinco e os quinze anos e pretende aumentar a sua segurança nas estradas, seja a pé, de skate, trotinete ou autocarro.

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, criou uma formação online para promover os comportamentos seguros das crianças e jovens nas estradas portuguesas.

Seja a pé, de skate, de trotinete ou de autocarro, os mais novos podem agora aprender quais as regras a cumprir quando dividem as ruas com os adultos.

O novo curso da DECO PROTESTE, disponível no seu portal da mobilidade, foi concebido sobretudo em resposta ao número de acidentes com velocípedes, o qual aumentou 21,9% entre Agosto de 2020 e Agosto de 2021.

Alexandre Marvão, Team Leader de Mobilidade da DECO PROTESTE, afirma que “a prevenção rodoviária é um tema de extrema importância, sobretudo em cidades grandes onde o fluxo de transportes é muito grande e complexo. Tal como explica Alexandre Marvão, “este curso foi concebido a pensar nas necessidades das crianças e dos jovens e no envolvimento dos pais e tutores numa questão primordial para a educação e segurança dos mais novos, estimulando a sua autonomia e confiança”. 

Os conteúdos disponíveis têm em consideração as três fases distintas da juventude, com temas específicos para cada faixa etária. Os mais pequenos, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, terão oportunidade de aprender sobre sinais básicos de trânsito, comportamento no carro ou autocarro, a segurança do peão e mobilidade autónoma. Por sua vez, as crianças entre os seis e os dez anos terão acesso aos mesmos conteúdos, acrescentando-se o uso de ciclovias e as regras de condução de bicicletas. Já os mais crescidos, com idades entre os onze os quinze anos, poderão aprender sobre  condução segura, regras de condução de velocípedes e utilização autónoma de transportes coletivos.

A par das competências adquiridas, todos os alunos terão acesso a um diploma comprovativo e podem receber também a Carta de Mobilidade Júnior, com o nível de aptidão correspondente.

Continuar a ler

Educação

Surto de Covid 19 em Escola de Marvão.

Está decretado o isolamento profilático de todas as turmas do pré escolar e 1º ciclo.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Surto de COVID-19 na EBI Dr. Manuel Magro Machado

“Surto entre docentes e não docentes”

O Município de Marvão informa, na sua página de Facebook, que “há um surto ativo de COVID-19 na Escola Básica Dr. Manuel Magro Machado, em Santo António das Areias, estando confirmados, pelos testes PCR, casos positivos no pessoal docente e não docente deste estabelecimento de ensino.”

Face a esta situação, o Município de Marvão, o Agrupamento de Escolas e a Administração Regional de Saúde do Alentejo acionaram o plano de contingência e decretaram isolamento profilático obrigatório a todas as turmas do ensino pré-escolar e 1º ciclo desta Escola, bem como a professores e funcionários que, ao longo das próximas horas, serão também todos testados.

O Município apela ainda à população para a necessidade de adotar medidas de segurança responsáveis que ajudem a controlar a propagação deste foco, tais como, a higienização das mãos, a utilização de máscara e o distanciamento físico.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Publicidade
Acidentes1 mês atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos4 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação4 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade4 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios4 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade4 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música5 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade5 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime6 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Acidentes1 mês atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos4 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação4 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade4 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios4 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade4 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música5 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade5 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime6 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Categorias

Acidentes1 mês atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos4 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!