Últimas:
Palmela está em festa. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

Palmela está em festa.

Festa das Vindimas está de regresso

Publicado

em

Vindimas

Vila de Palmela está em festa até 6 de setembro

A Vila de Palmela está em festa até terça-feira, 6 de setembro, com o tão aguardado regresso da Festa das Vindimas ao seu formato tradicional.

A 59.ª edição do evento foi inaugurada ontem, dia 1, num momento simbólico que contou com a presença das recém-eleitas Rainha das Vindimas e Damas de Honor, dos elementos da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, autarcas locais, representantes de várias entidades e do movimento associativo, população e ainda das/os Embaixadoras/es de África do Sul, Cuba e da Missão Diplomática da Palestina e de autarcas dos municípios parceiros de cooperação de S. Filipe e Praia (Cabo Verde) e de Tollo (Itália).

«Após dois anos de pandemia, reunimo-nos aqui de novo para celebrar o que de melhor temos: as nossas tradições, o vinho, as vindimas e a união da gente palmeloa, numa festa que queremos que fique marcada pelo regresso à normalidade e que compense os anos de ausência e distância», realçou o Presidente da Direção da Associação de Festas, André Cabica.

A Festa das Vindimas, referiu, «é preparada com uma grande dose de esforço, criatividade e trabalho» e «só com persistência e perseverança é possível inaugurar hoje uma Festa que é de todos».

«O amor pela nossa terra move-nos e incita-nos a fazer cada vez mais e melhor, de forma a tornar esta Festa mais aberta, genuína e característica», sublinhou, fazendo votos de que «sejam seis dias de verdadeira comemoração e celebração e que seja dignificada a nossa terra e a sua tradição vinhateira».

André Cabica aproveitou para deixar um agradecimento à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia de Palmela que, mais uma vez, permitiram que fosse possível a realização do evento.

«Esta noite é, claramente, um momento feliz, mas ainda com um sabor agridoce», considera o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, sem poder deixar de recordar «os últimos dois anos e tudo aquilo que, em parte, perdemos por conta da pandemia».

Mas agora «é tempo de esperança, alegria, renascimento, celebração, de retomarmos a festa rainha da vinha e do vinho, enchermos as ruas de cor e alegria e disfrutarmos do programa desenhado pela nossa laboriosa Associação de Festas, que aceitou, uma vez mais, a responsabilidade de levar a bom porto esta enorme tarefa», elogiou.

Álvaro Balseiro Amaro destacou, nesta edição, o lançamento pelo Município da marca registada “Palmela, Terra Mãe de Vinhos”, que «reafirma a importância incontornável do universo vitivinícola na nossa génese».

A inauguração contou ainda com um momento musical a cargo de Marisa Borralho, com a Marcha das Vindimas 2022, com letra e música de João Pedro Silva e interpretada por Andreia Silva e Ricardo Afonso, e com a participação da Charanga das Fresquinhas, que animou o percurso entre os Paços do Concelho e o recinto da Festa.

Seis dias de música, tradição e os melhores vinhos

Evento de afirmação da identidade local e de homenagem ao vinho e à vinha, a Festa tem como destaque os momentos emblemáticos do próximo domingo, dia 4: o Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto e o Cortejo das Vindimas 2022, com o tema “Vindimas, Um Momento para Dar”, que volta a sair à rua na noite de encerramento.

Dino D’Santiago abriu o programa musical do Palco Principal, por onde vão ainda passar a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” com a banda convidada One Vision (Tributo a Queen), Bateu Matou, Maninho, a Sociedade Filarmónica Humanitária com o artista convidado Nuno Guerreiro e Rosinha, a par dos espetáculos musicais noutros espaços da Festa.

O espaço adegas, a gastronomia e produtos regionais e as atividades desportivas completam a programação.

Destaques do programa

2 setembro | 22h30 | Palco Principal, Largo de S. João

Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” convida One Vision (Tributo a Queen)

3 setembro | 22h30 | Palco Principal, Largo de S. João

Bateu Matou

4 setembro

10h00 | Partida do Largo do Chafariz D. Maria I

Cortejo dos Camponeses

11h00 | Igreja Matriz de S. Pedro

Pisa de Uva e Bênção do 1.º Mosto

Participação da Confraria do Moscatel de Setúbal

Co-org.: Paróquia de Palmela

12h00 | Igreja Matriz de S. Pedro

Missa de Ação de Graças

Transmissão em direto no som de linha da Festa para a vila de Palmela

Co-org.: Paróquia de Palmela

17h00 | Vila de Palmela

Cortejo das Vindimas 2022

Vindimas, Um Momento para Dar

22h30 | Palco Principal, Largo de S. João

Maninho

5 setembro | 22h30 | Palco Principal, Largo de S. João

Sociedade Filarmónica Humanitária convida Nuno Guerreiro

6 setembro

23h00 | Vila de Palmela

Cortejo das Vindimas 2022

Vindimas, Um Momento para Dar

1h00 | Palco Principal, Largo de S. João

Rosinha

Continuar a ler
Publicidade

Agenda

Comissão de Utentes do IC1 marcam debate

A acção de luta vai realizar-se no próximo dia 3 de Dezembro (Sábado), às 15:00, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago (União das Freguesias de Alcácer do Sal).

Publicado

em

Protesto

A Comissão de Utentes do I.C.1, vai realizar um Debate sobre o estado da estrada Itinerário Complementar nº1, no troço entre Alcácer do Sal Sul e Palma.

Em causa estão 16 km’s de via que se encontra muito degradada.

Esta Comissão considera que o estado de degradação visível em que este troço se encontra, representa um grave atentado a todos os Utentes que ali circulam, bem como, aos interesses da População residente, que têm visto nestes últimos anos, a sua condição de vida afectada quer no âmbito económico, social e, sobretudo, na sua segurança e integridade física.

Segundo a Comissão “Esta situação é inaceitável e insustentável considerando que este Itinerário é um eixo rodoviário fundamental entre o Norte e o Sul do País, destacando-se, neste argumento, a actividade turística e industrial e também pela relevância do Complexo Industrial/Portuário de Sines.”

A Comissão de Utentes exige ao Governo, que dê cumprimento e com a máxima rapidez às suas obrigações de iniciar as obras de reparação do IC1, colocando as indispensáveis condições de circulação em plena segurança de forma consentânea com o nível de serviço exigível a um eixo viário fundamental e salvaguardando o interesse público.

A acção de luta vai realizar-se no próximo dia 3 de Dezembro (Sábado), às 15:00, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago (União das Freguesias de Alcácer do Sal).

Continuar a ler

Sociedade

Novo Caminho de Santiago no Alentejo, Badajoz-Estremoz.

Caminho transfronteiriço liga-se no Alentejo

Publicado

em

“Novo Caminho de Santiago | Alentejo”

Caminho transfronteiriço liga-se no Alentejo

O Alentejo vai ter um novo Caminho de Santiago transfronteiriço que liga Badajoz ao Caminho Nascente em Estremoz.

No âmbito do projeto Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular, apoiado pelo INTERREG V A España
Portugal (POCTEP), que tem como objetivo identificar e promover os itinerários jacobeus
transfronteiriços, a Turismo do Alentejo e Ribatejo efetuou a ligação transfronteiriça de cerca de 70 km
de extensão do Caminho de Santiago Português Nascente e o Caminho Português da Raia, entre Elvas,
Vila Viçosa, Borba e Estremoz com Badajoz.

Esta iniciativa visa a sinalização, dinamização e valorização do património histórico, paisagístico e cultural deste território no sentido de promover esta variante e melhorar a experiência do viajante.

Dia 06 de dezembro arranca o primeiro de dois Colóquios, e no dia 07 de dezembro o primeiro Workshop, de três.

Os Eventos, que decorrerão entre os dias 06 e 16 de dezembro, são promovidos pela Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio dos Municípios de Elvas, Vila Viçosa, Borba, Estremoz e Portalegre, abordarão temáticas de Estruturação | Conhecimento | Experienciação | Dinamização dos Caminhos de Santiago no Alentejo.

Esta iniciativa é dirigida à comunidade, a entidades públicas e privadas locais e regionais, e contará com diversos oradores em sessões de sala e caminhadas.

Colóquio 06/dez/22

10h – 13hElvas
Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo
14h30 – 16h Experimentação do Caminho
Workshop 07/dez/22 10h – 13h Portalegre Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino
Workshop 15/dez/22 10h – 13h Borba Cine-Teatro Municipal de Borba
Workshop 15/dez/22 14h30 – 17h30 Vila Viçosa Pousada Convento Vila Viçosa
Colóquio 16/dez/22

10h – 13h

Estremoz

Biblioteca Municipal de Estremoz
14h30 – 16h Experimentação do Caminho

Continuar a ler

Gastronomia

Batata doce com semana Gastronómica

A “Mostra Gastronómica do Concelho de Grândola” vai decorrer de 1 a 11 de dezembro.

Publicado

em

Semanas Gastronómicas da batata-doce

arrancam amanhã em Grândola

A última edição de 2022 da mostra gastronómica promovida pelo Município de Grândola é dedicada à batata-doce. O produto endógeno é o principal ingrediente das ementas propostas pelos 10 restaurantes participantes.

Frita, assada, em puré ou migas, a batata-doce a apresentada no cardápio como acompanhamento das carnes grelhadas, da tradicional carne de alguidar, do coelho frito, do robalo, do entrecosto ou do lombo assado e das bochechas no tacho, dos secretos, lombinhos, lagartos ou do churrasquinho de porco preto.

Há ainda propostas novas como o chili com batata-doce, o falafel com quinoa e batata-doce assada ou o puré de mousseline com posta de bacalhau e farofa de pão com batata-doce.

Como sobremesa as sugestões dos restaurantes são as azevias, o bolo, a tarte, o pudim e a mousse de batata-doce com frutos vermelhos.

A “Mostra Gastronómica do Concelho de Grândola” vai decorrer de 1 a 11 de dezembro.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!