Últimas:
Ovibeja deste ano quer ser a maior de sempre. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

OVIBEJA 2022

Ovibeja deste ano quer ser a maior de sempre.

Agendada para a semana de 21 a 25 de Abril

Publicado

em

38ª Ovibeja já está em marcha e pretende ser a maior edição de sempre

“Ovibeja 2022”

A Comissão Organizadora da 38ª Ovibeja, que abriu esta semana o Secretariado da Feira para receção de inscrições de expositores, está a trabalhar no sentido de uma edição em formato presencial. A meta desta edição, agendada para a semana de 21 a 25 de Abril, é poder celebrar todo o potencial que faz parte da identidade da Ovibeja “Todo o Alentejo deste Mundo!”, na maior edição de sempre.

O mundo dos afetos, nos encontros e reencontros, a feira, a festa, a partilha de conhecimento, a venda de produtos e serviços, a reivindicação justa.

“Como Alimentar o Planeta” é o tema central da 38ª Ovibeja, desafio no âmbito do qual está a ser preparada uma reflexão multidisciplinar com colóquios, debates e workshops, bem como uma exposição interativa com informação esclarecedora sobre a temática. Como produzir de forma sustentável, garantir alimentos para todos, preservando e estimulando a biodiversidade, como beneficiar dos ensinamentos da ciência produzindo mais e melhor, potenciando de forma precisa todos os fatores em presença, como minimizar os efeitos das alterações climáticas, como enquadrar os diferentes tipos de agricultura e de produção pecuária, quais as responsabilidades de quem produz e de quem governa, qual a melhor forma de garantir a soberania alimentar.

Estes são apenas alguns dos pontos de partida para uma discussão que a organização da 38ª Ovibeja pretende alargada e esclarecedora, com a participação de especialistas, agricultores, empresários, estudantes, decisores políticos nacionais e comunitários.

Com largos milhares de visitantes por edição, o evento é ainda uma verdadeira oportunidade para negócios e um marco importante na agenda de membros do governo, partidos políticos, diplomatas e de várias delegações empresariais portuguesas e de cariz internacional. A Ovibeja caracteriza-se pela sua diversidade, dirigida a profissionais, mas também a famílias e grupos de jovens que aproveitam para assistir aos primeiros grandes concertos de Primavera.

A Ovibeja, realizada em cerca de 10 hectares infraestruturados e arborizados, com pavilhões temáticos, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito, acolhe, em média, a participação de mais de mil expositores.

No âmbito do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, contempla mais de uma centena de provas comentadas dos melhores azeites do mundo provenientes de cerca de uma dezena de países produtores.

A Ovibeja é uma feira agrícola de características únicas, geradora de grande diversidade de eventos para todos os públicos-alvo. É organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul e pode ser visitada em www.ovibeja.pt

OVIBEJA 2022

‘Ovibeja’: a feira das ovelhas laranja foi uma das maiores de sempre.

Veja o vídeo com imagens do certame, edição 2022. O balanço da feira feito pelo presidente da ACOS.

Publicado

em

Imagem e foto: TDS (direitos reservados)

38ª Ovibeja superou número de visitantes em relação às últimas edições 

“As pessoas estavam cheias de saudades”

A 38ª Ovibeja, que decorreu de 21 a 25 de abril, excedeu as expectativas em relação ao número de visitantes e também de participantes nos muitos colóquios realizados ao longo do evento. “Voltar a fazer a Ovibeja presencial, depois do interregno da pandemia, trouxe uma gratificação para todos os que nela participaram.

Esta edição superou de forma expressiva o número de visitantes das últimas edições, tendo recebido a visita de pessoas de todo o país e também do estrangeiro. As pessoas estavam cheias de saudades da Ovibeja”.

Foi assim que o Presidente da Comissão Organizadora da Ovibeja, Rui Garrido, resumiu a grande afluência de visitantes e de profissionais ao evento. Porque, acrescentou, “a Ovibeja é de todos nós.

A grandiosidade da feira deve-se ao empenho e ao contributo de todos”.

Rui Garrido acrescentou ainda, em forma de balanço, que o tema da feira “Como Alimentar o Planeta?” e as inovações introduzidas resultaram muito bem.

A qualidade e diversidade dos colóquios e a criação de um auditório dentro do Pavilhão Terra Fértil, trouxeram muitos participantes a estes espaços de reflexão e de debate, nos quais estiveram também presentes todos os centros de competências (que aproximam a ciência da produção) representativos dos diferentes setores de atividade agrícola e pecuária do Alentejo.

Por outro lado é de realçar que a Ovibeja é escolhida como palco privilegiado de apresentação de novos produtos ou de novos serviços.

Além dos expositores de todas as áreas de atividade distribuídos por vários pavilhões, também o Campo da Feira, com exposição e demonstração de máquinas e equipamentos agrícolas, aumentou em muito o nível de participação em relação aos anos anteriores.

A feira foi inaugurada pela Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Albuquerque que, depois de visitar o certame, esteve reunida com a Associação de Agricultores do Sul, a entidade organizadora.

A governante ouviu as preocupações dos agricultores, entre elas, os aumentos dos custos de produção, a seca e alterações climáticas, apoios ao investimento no setor agrícola, o esvaziamento de competências dos serviços regionais de agricultura, utilização, gestão e armazenamento de água para rega, entre outros.

A Ministra da Agricultura destacou a resiliência dos agricultores frente a vários fatores como a pandemia, a seca e depois as consequências da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Garantindo estar atenta, destacou várias medidas de apoio aos agricultores como forma de “atenuar os constrangimentos de tesouraria das empresas agrícolas”, embora tenha reconhecido que eram apenas “paliativos”. Como novidade, anunciou que vai haver uma ajuda direta ao setor da pecuária, em função da espécie.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a feira e sublinhou a importância da Ovibeja nas dinâmicas e na economia regional e nacional.

A escolha do tema por parte da organização do evento, “Como Alimentar o Planeta?” mostra, segundo o Presidente da República, que a Ovibeja está atualizada demonstrando pensar naquilo que é fundamental no mundo que é alimentar uma população crescente com problemas e desigualdades muito grandes dentro dos países e entre países.

Permite tratar o problema da água, da sustentabilidade, dos investimentos a pensar no longo prazo, a questão da ciência, da tecnologia, o papel do ensino profissional e do ensino superior.

Esta edição da Ovibeja contou, como habitualmente, com a visita de membros do governo e de partidos políticos, assim como de representações diplomáticas de vários países. Ao integrar o 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, o certame realizou uma cerimónia de entrega de prémios aos vencedores.

De realçar que 1% da receita de bilheteira vai ser doado a favor do povo ucraniano, a entregar a uma instituição por indicação da embaixada da Ucrânia.

Continuar a ler

OVIBEJA 2022

‘Cromos da Ovibeja’: Ventura, as ovelhas e a Reforma Agrária.

Veja o vídeo

Publicado

em

Ovibeja 2022

“Ventura, as ovelhas e a Reforma Agrária”

André Ventura foi um dos lideres partidarios que visitou a Ovibeja.

O líder do Chega ‘passeou’ uma ovelha de raça Sulfok e ouviu um pedido claro de um visitante da feira: acabe com a Reforma Agrária.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!