Siga-nos

Artes

ONG faz levantamento em 3D do património cultural do Alentejo

Todos os dados obtidos durante a recolha da campanha da Global Digital Heritage serão públicos e os resultados preliminares serão apresentados ainda durante o mês de abril em conferência a anunciar em Évora.

Amilcar Matos

Publicado

em

Des 6 e 24 de abril, o Alentejo Central e o Baixo Alentejo serão palco, pela primeira vez em Portugal, de uma campanha da Global Digital Heritage, uma ONG americana sem fins lucrativos que se dedica ao levantamento digital 3D de património cultural numa perspetiva de salvaguarda digital, de potenciação das comunidades e de divulgação multimédia dos monumentos e sítios arqueológicos e patrimoniais.

Com experiências anteriores em Espanha, França, Itália, Grécia, Guatemala, Arménia, Caraíbas, Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos, a equipa da Global Digital Heritage já registou mais de 50 sítios por todo o mundo.

A Global Digital Heritage trará consigo tecnologia de ponta ao nível da digitalização e registo de património como laser scans, drones e câmaras 360º.

A campanha no Alentejo Central vai acontecer com levantamentos 3D em 13 locais onde se incluem: a Anta Grande da Comenda da Igreja (Montemor-o-Novo); o Castelo de Montemor-o-Novo; o Cromeleque dos Almendres (Évora); o Cromeleque de Vale Maria do Meio e o Cromeleque de Portela de Mogos (Évora); a Gruta do Escoural (Montemor-o-Novo); o Templo Romano de Évora; a Anta Grande do Zambujeiro (Évora); a Villa romana de São Cucufate (Vidigueira); o Castelo de Évoramonte (Estremoz); o Castelo de Arraiolos; o Museu de Évora; e o Museu do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo.

A equipa da Global Digital Heritage é liderada por Herbert Maschner, antigo diretor do Centro para a Virtualização e Tecnologias Espaciais Aplicadas da Universidade da Flórida do Sul, e conta ainda, entre outros, com Victor Lopez-Menchero Bendicho, vice-presidente da Sociedade Espanhola de Arqueologia Virtual (SEAV), e Miguel Ángel Hervás, membro da Sociedade Espanhola de Arqueologia Medieval.

A campanha da Global Digital Heritage em Portugal é fruto de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, o Município de Évora, o Município de Montemor-o-Novo, o Município da Vidigueira, o Município de Arraiolos e o Município de Estremoz.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Artes

Rancho Folclórico de Alcácer do Sal assinalou 65º aniversário

Aniversário assinalado com espetáculo

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Auditório Municipal de Alcácer do Sal acolheu, uma atuação do Rancho Folclórico de Alcácer do Sal, comemorativa do 65º aniversário da coletividade.

O espetáculo teve entrada livre, e foi presenciado pelo presidente do Município de Alcácer, Vítor Proença – que no final entregou uma lembrança ao Rancho -, pela vereadora Ana Soares e pelo presidente da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, Arlindo Passos, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

 

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul