Siga-nos

Artes

ONG faz levantamento em 3D do património cultural do Alentejo

Todos os dados obtidos durante a recolha da campanha da Global Digital Heritage serão públicos e os resultados preliminares serão apresentados ainda durante o mês de abril em conferência a anunciar em Évora.

Amilcar Matos

Publicado

em

Des 6 e 24 de abril, o Alentejo Central e o Baixo Alentejo serão palco, pela primeira vez em Portugal, de uma campanha da Global Digital Heritage, uma ONG americana sem fins lucrativos que se dedica ao levantamento digital 3D de património cultural numa perspetiva de salvaguarda digital, de potenciação das comunidades e de divulgação multimédia dos monumentos e sítios arqueológicos e patrimoniais.

Com experiências anteriores em Espanha, França, Itália, Grécia, Guatemala, Arménia, Caraíbas, Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos, a equipa da Global Digital Heritage já registou mais de 50 sítios por todo o mundo.

A Global Digital Heritage trará consigo tecnologia de ponta ao nível da digitalização e registo de património como laser scans, drones e câmaras 360º.

A campanha no Alentejo Central vai acontecer com levantamentos 3D em 13 locais onde se incluem: a Anta Grande da Comenda da Igreja (Montemor-o-Novo); o Castelo de Montemor-o-Novo; o Cromeleque dos Almendres (Évora); o Cromeleque de Vale Maria do Meio e o Cromeleque de Portela de Mogos (Évora); a Gruta do Escoural (Montemor-o-Novo); o Templo Romano de Évora; a Anta Grande do Zambujeiro (Évora); a Villa romana de São Cucufate (Vidigueira); o Castelo de Évoramonte (Estremoz); o Castelo de Arraiolos; o Museu de Évora; e o Museu do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo.

A equipa da Global Digital Heritage é liderada por Herbert Maschner, antigo diretor do Centro para a Virtualização e Tecnologias Espaciais Aplicadas da Universidade da Flórida do Sul, e conta ainda, entre outros, com Victor Lopez-Menchero Bendicho, vice-presidente da Sociedade Espanhola de Arqueologia Virtual (SEAV), e Miguel Ángel Hervás, membro da Sociedade Espanhola de Arqueologia Medieval.

A campanha da Global Digital Heritage em Portugal é fruto de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, o Município de Évora, o Município de Montemor-o-Novo, o Município da Vidigueira, o Município de Arraiolos e o Município de Estremoz.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Artes

Jornadas Europeias do Património – Uma viagem pelo Património da vila do Torrão (Alcácer do Sal) rádio tds

Sob o mote “Artes, Património Lazer”, as Jornadas Europeias do Património pretendem este ano destacar as muitas facetas do património ligadas às artes.

TDS noticias

Publicado

em

O Município de Alcácer do Sal alia-se às Jornadas Europeias do Património 2019 (que se assinalam a 27, 28 e 29 de setembro) e promove no dia 28 a iniciativa “Rota do Património – Uma viagem pelo Património da vila Torrão”.

Com concentração no Posto de Turismo de Alcácer do Sal às 9h, a rota contempla um passeio pelo Torrão acompanhado por técnicos do Setor de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer, com visita aos sítios da Calçada Romana, Monte da Tumba, Estação Arqueológica da Fonte Santa e ao Museu Etnográfico do Torrão.

Os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 27 de setembro junto do Posto de Turismo, através do telefone 265 009 987, telemóvel 911 794 685 ou ainda através do e-mail turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt. O número mínimo de participantes é de 10 e número máximo é de 18 pessoas. A inscrição é gratuita e será fornecido transporte pelo Município. O programa poderá estar sujeito a alterações por motivos imprevistos.

Sob o mote “Artes, Património Lazer”, as Jornadas Europeias do Património pretendem este ano destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permite viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com