Siga-nos

Artes

Olaria de S.Pedro do Corval mostra-se em Badajoz

O espaço da exposição tem painéis sobre os 25 anos da Festa Ibérica da Olaria e do Barro, com a história de S. Pedro do Corval e da Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval, assim como de Salvatierra de los Barros e do Museu de Alfareria. Estão também expostos os cartazes de edições do evento, há uma mostra de peças dos dois centros oleiros e uma área onde são exibidos vídeos promocionais dos trabalhos dos oleiros das duas localidades.

Avatar

Publicado

em

A exposição “25 anos da Festa ibérica da Olaria e do Barro” está patente até 11 de abril no edifício Badajoz Século XXI, em Badajoz (Espanha).

A Festa ibérica da Olaria e do Barro une há 25 anos os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, nomeadamente o de S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e o de Salvatierra de los Barros, na província de Badajoz (Espanha), realizando-se em anos alternados em cada localidade.

“25 anos da Festa Ibérica da Olaria e do Barro” em exposição em Badajoz

A edição comemorativa vai decorrer de 23 a 26 de maio em S. Pedro do Corval e o programa integra a Exposição Nacional dos Territórios Portugueses com Cerâmica, a Exposição de Olarias Extintas de Espanha, oleiros e ceramistas a trabalharem ao vivo, um festival de música ibérica, o circuito das olarias, um encontro de oleiros e ceramistas e as jornadas ibéricas de olaria e cerâmica.

A exposição “25 anos da Festa ibérica da Olaria e do Barro” é organizada pelas câmaras municipais de Reguengos de Monsaraz e de Salvatierra de los Barros e pela Junta de Freguesia de Corval. A mostra já esteve patente entre 1 e 22 de fevereiro na Fundação Inatel, em Évora, e vai ser também apresentada em Mérida (Espanha) e em Lisboa.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Artes

Pedro Mestre e Raquel Tavares na Feira do Chocalho em Alcáçovas

Ao longo dos três dias do certame pode ainda visitar o Paço dos Henriques e a Igreja Matriz, ficar a conhecer o processo de fabrico do chocalho na Oficina Chocalhos Pardalinho

TDS noticias

Publicado

em

Pedro Mestre & Convidados e Raquel Tavares são os cabeça de cartaz da Feira do Chocalho 2019 que começa dia 26 de julho, e se prolonga até domingo, dia 28, na vila de Alcáçovas, e conta com a participação de cerca de 50 expositores.

O certame tem vindo a destacar o património imaterial português classificado pela Unesco. Depois do Fado na edição de 2018, este ano a Dieta Mediterrânica marca presença com a exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”, no Pavilhão da Gamita. De salientar ainda a exposição itinerante “O Plastoceno: A Era do Plástico”.

Pedro Mestre & Convidados sobem ao palco sexta-feira, dia 26, a partir das 22h00, para o espetáculo “Sons do Mediterrâneo”, no palco principal. Dia 28, terceiro e último dia do certame, sobe ao palco principal, a partir das 22h00, a fadista Raquel Tavares, uma das mais importantes vozes do fado contemporâneo.

O programa da Feira do Chocalho 2019 abarca ainda em termos musicais a atuação dos grupos corais da freguesia, o espetáculo “Sons da Tradição”, do Caniço (Madeira), e o espetáculo “De mãos dadas com a música” com a Banda da SUA e alunas da ACRA, no palco tradições.

Artesanato, exposições, tasquinhas, feira franca e tauromaquia são alguns dos destaques do certame que inclui ainda o Summer Legacy, promovido da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense direcionado para a camada jovem da população. Pelo palco do Summer Legacy vão passar nomes como DJ Paulo B e Mark Guedes, na sexta-feira, Alpha Heroes e Club Banditz, no sábado, e música ao vivo com Tinho Pinho, no domingo.

A Praça Agropecuária volta a acolher a segunda edição da Mostra Agropecuária com exposição de animais (equinos, ovinos, caprinos, bovinos, aves e muares). No mesmo espaço tem lugar o IV Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.

Ao longo da feira vão ainda decorrer um conjunto de atividades equestres dinamizadas pela Associação Tauromáquica Alcaçovense, que inclui na sexta-feira, a partir da meia-noite, uma garraiada, na praça de touros, no sábado, uma corrida de touros, pelas 22h00 e, no domingo, a partir das 9h00, o VI Passeio a Cavalo “Miguel Grave”. 

Para o fim de semana está ainda agendado o Passeio “Rota da Transumância” promovido pelo Alcáçovas Outdoor Trails.

A Feira do Chocalho 2019 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento