Últimas:
Odemira volta a preocupar. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

ODEMIRA

Odemira volta a preocupar.

Concelho está com 958 casos por mil habitantes

Publicado

em

Há 282 concelhos que ultrapassaram o patamar mais alto de casos de Covid-19.

Portugal tem 26 concelhos fora do nível mais elevado de incidência de infeções pelo coronavírus, pelo que dos 308 municípios do país 282 ultrapassaram o patamar mais alto de casos de infeção.

Os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde mostram em relação à semana passada um aumento substancial de concelhos no nível mais elevado de incidência, que passaram de 151 para 282.

Dos 26 concelhos com menos casos de Covid-19 parte deles estão também prestes a atingir o limite, ou seja, uma incidência cumulativa a 14 dias superior a 960 casos de infeção por 100 mil habitantes..

Este é o patamar mais alto dos sete definidos pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

No grupo de concelhos com menos casos destacam-se dois nos Açores, Velas, com 118 casos, e Santa Cruz das Flores, com 231.

No lado oposto, no mapa dos concelhos da DGS quase todo pintado a vermelho escuro, sobressaem concelhos que ainda não atingiram os 960 casos de infeção por mil habitantes mas que estão muito perto, como Odemira com 958, São Roque do Pico com 915, ou Aguiar da Beira com 906.

Em relação aos concelhos com uma incidência de infeções acima de dois mil casos o número passou de oito na semana passada para mais de 120 esta semana.

 

Desportos

BTT em Odemira. Taça concelhia.

A 2ª prova da Taça Concelhia de Odemira em BTT está agendada para o dia 10 de julho

Publicado

em

Rota do Medronho

AMOREIRAS-GARE RECEBE 2ª PROVA DA TAÇA CONCELHIA DE BTT DE ODEMIRA

A 2ª prova da Taça Concelhia de Odemira em BTT está agendada para o dia 10 de julho, na aldeia de Amoreiras-Gare, na Freguesia de São Martinho das Amoreiras, com a realização da 14ª Rota do Medronho.

A prova terá três percursos: passeio com 26 km, meia-maratona com 42 km e maratona com 70 km. A organização pertence ao Grupo Desportivo e Recreativo de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e Associação de Ciclismo do Algarve.

Após dois anos de interregno, a Taça Concelhia de BTT promovida pelo Município de Odemira e por clubes locais está de regresso aos trilhos do concelho, com quatro provas a realizar entre março e outubro, para afirmar Odemira como território de excelência para a prática do BTT ao nível turístico, lazer e competição.

Depois da “Rota do Medronho”, a terceira etapa da Taça Concelhia decorrerá no dia 25 setembro, com a 10ª edição da prova “Desenferruja Canelas”, dinamizada pela Associação de Vale Bejinha e Carrasqueira. No dia 16 outubro acontecerá a 12ª prova “Entre o Rio e o Mar” da responsabilidade da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira / Secção de BTT Os Duraizos. A primeira prova aconteceu no dia 27 março, com a 5ª “Maratona do SW” promovida pelo Clube BTT de Odemira.

No final da 7ª Taça Concelhia de BTT serão atribuídos prémios monetários aos primeiros classificados masculinos e femininos, bem como às melhores equipas. A classificação final é estabelecida pelo somatório dos pontos conquistados nas várias provas. Os vencedores serão conhecidos na prova final, em Longueira.

Continuar a ler

Gastronomia

Vem aí a semana gastronómica de peixe e marisco, em Odemira.

De 2 a 10 de julho

Publicado

em

Semana Gastronómica do Peixe e Marisco

“adesão de 17 restaurantes do concelho”

De 2 a 10 de julho, o Município de Odemira promove uma Semana Gastronómica do Peixe e Marisco, uma iniciativa que  conta com a adesão de 17 restaurantes do concelho, nas localidades de Almograve, Longueira, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.

Os melhores sabores da costa odemirense ao nível de peixe e marisco podem ser degustados como ingredientes principais, em diversas formas de confeção, nos espaços aderentes. As propostas são variadas, desde marisco e peixe da costa, fricassé de raia, bifes de peixe pampo, linguadinhos fritos, sopa alentejana de peixe, açorda de marisco, massa de peixe, caldeirada, arroz ou cataplana de marisco ou de peixe.

Serão vários os pratos de peixe e marisco disponíveis nas ementas dos restaurantes Pá¬tio Alentejano, 100 Espinhas, HS Milfontes – Restaurante Panorâmico, Porto das Barcas, Tasca do Celso, A Fateixa e Alento (em Vila Nova de Milfontes), no restaurante Oásis (na praia das Furnas Mar), João da Longueira (Longueira), Sabores e Mar (Almograve), O Tarro e O Escondidinho do Poço (em Odemira), Sacas, Marisqueira – Cervejaria o “I”, Costa Alentejana e Sol Dourado (em Zambujeira do Mar).

Na Gelataria San Pietro, em Vila Nova de Milfontes, a proposta vai para gelado gastronómico, com variações para aperitivo com atum, sardinha e marisco, crepe salgado de salmão e creme de requeijão com ervas aromáticas ou ainda crepe do mar.

Continuar a ler

Desportos

Odemira recebe encontro inter regional de Andebol

1 a 3 de julho em Odemira 

Publicado

em

Encontro Inter Regional de Andebol de Minis feminino e masculino

1 a 3 de julho em Odemira

Odemira recebe entre os Encontro Inter Regional de Andebol de Minis feminino e masculino 1 e 3 de julho, o Encontro Inter Regional de Andebol de Minis feminino e masculino, que decorrerá no Pavilhão Dr. Justino Santos, no Estádio Municipal e na Escola do 1º Ciclo.

Serão três dias de andebol, com muitos jogos, muita animação, de acesso gratuito, que colocarão frente a frente as equipas do Clube Vela de Tavira, Lagoa Académico Clube, Associação Cultural e Recreativa Zona Azul e a Cautchú, mobilizando cerca de 120 jovens atletas, com idades entre os 8 e os 12 anos.

A iniciativa resulta de uma organização conjunta entre a Associação de Andebol do Algarve, o Município de Odemira e a Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal, Instituto Português do Desporto e Juventude e Águas Públicas do Alentejo.

O encontro terá início com a Cerimónia de Abertura, na sexta-feira, pelas 19.00 horas, na Zona Ribeirinha de Odemira, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Presidente da Associação de Andebol do Algarve, João Estrela, bem como das várias equipas. Haverá também um momento cultural com a atuação do Grupo de Cante Alentejano Infantil “Cá se Canta” e do Grupo de Dança Viz a Viz.

No primeiro dia de competição, sábado, os jogos decorrerão entre as 10.00 e as 13.00 horas e das 15.00 às 18.00 horas. No domingo, os jogos estão agendados entre as 10.00 e as 13.00 horas.

A cerimónia de encerramento, com a entrega de medalhas a todos os participantes, decorrerá no Pavilhão Dr. Justino Santos, no domingo, a partir das 12.30 horas.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!