Últimas:
Odemira assina contratos comodato para alojamento dos militares da GNR – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

ODEMIRA

Odemira assina contratos comodato para alojamento dos militares da GNR

Os contratos de comodato foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Comandante do Comando Territorial de Beja da GNR, o Coronel Frederico Galvão da Silva

Publicado

em

MUNICÍPIO DE ODEMIRA E GNR CELEBRAM CONTRATOS DE COMODATO PARA ALOJAMENTO DE MILITARES

O Município de Odemira e a Guarda Nacional Republicana celebraram contratos de comodato para alojamento de militares que constituem os efetivos dos Postos Territoriais de Odemira e de Sabóia, do Destacamento Territorial de Odemira, com o objetivo de garantir todos os meios e condições para a continuidade da GNR no território.

Os contratos de comodato foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Comandante do Comando Territorial de Beja da GNR, o Coronel Frederico Galvão da Silva, em cerimónia que decorreu no dia 21 de setembro, nos Paços do Concelho de Odemira.

O Município vem desenvolvendo um conjunto de reuniões e contactos com os representantes da Guarda Nacional Republicana (GNR), quer a nível local, regional e nacional, com vista ao reforço dos meios de segurança existentes no concelho. Nas referidas reuniões foi comunicado pelos representantes da GNR que os Postos Territoriais de Odemira e de Sabóia não têm capacidade de alojamento para o efetivo que ali presta serviço. Neste sentido, e no âmbito da boa colaboração entre entidades, com vista à resolução desta situação o Município cede duas habitações municipais, localizadas em Odemira e Sabóia, em regime de comodato, que ficarão adstritas exclusivamente ao Destacamento Territorial de Odemira, pelo prazo de cinco anos, renováveis automaticamente por iguais períodos.

Ainda neste âmbito de colaboração institucional, o Município de Odemira, em conjunto com as Juntas de Freguesia, está a apoiar a GNR na reabilitação geral dos Postos Territoriais de São Teotónio, Sabóia, Colos e São Luís.

O programa de governação “Odemira 21_25” do Município de Odemira, vertido no documento referente aos “Objetivos Estratégicos – 2022”, prevê no seu conjunto de ações a “promoção da qualidade de vida para todos” e o desenvolvimento da proposta de “política de proximidade”, através da qual se pretende fomentar o sentimento de bem-estar nos espaços públicos, com especial enfoque para as questões como higiene, segurança e acesso para todos. Neste sentido, é uma preocupação e determinação do Executivo Municipal contribuir para a continuação da presença dos meios humanos da GNR no território e em particular no interior do concelho.

 

Agenda

Caminhada: Literacia em saúde um dever e uma responsabilidade

A Caminhada, que irá decorrer em simultâneo nos cinco concelhos do Litoral Alentejano, nomeadamente Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira, marca o encerramento da comemoração da Semana da Qualidade da ULSLA.

Publicado

em

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano promove Semana da Qualidade

A ULSLA – Unidade de Saúde do Litoral Alentejano convida a população odemirense para no dia 12 de novembro, pelas 10h00, participar na Caminhada “Literacia em Saúde um dever e uma responsabilidade”, que vai ter lugar na vila de Odemira, no âmbito da Semana da Qualidade.

Promovida pela Unidade de Saúde do Litoral Alentejano, a Semana da Qualidade que decorre entre os dias 7 e 12 de novembro, este ano dedicada ao tema “Literacia em Saúde”, vai dinamizar um conjunto de atividades que abordam a Medicação Segura, Prevenção de quedas e de úlceras por pressão, Identificação inequívoca de doente, Prevenção do Pé Diabético, bem como sessões Educação para Saúde na comunidade, entre outras, dinamizadas pelos vários grupos profissionais da ULSLA.

No concelho de Odemira o ponto de encontro para a Caminhada “Literacia em Saúde um dever e uma responsabilidade, com um percurso total de 6 km, está agendado para as Piscinas Municipais, no dia 12 de novembro, pelas 10h00. A actividade é gratuita e a organização apela para que os participantes tragam uma T-shirt para assinalar esta Semana da Qualidade.

Inscrições e mais informações sobre a Caminhada nas Piscinas Municipais de Odemira ou através do telefone 283 322 234.

Continuar a ler

Desportos

Centro de Marcha e Corrida é inaugurado em Odemira

O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e centra-se na criação de Centros de Marcha e Corrida de norte a sul do país.

Publicado

em

Centro de Marcha e Corrida é inaugurado em Odemira

 Este domingo

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Odemira vai ser inaugurado no dia 30 de outubro, pelas 10.00 horas, no Complexo Municipal Dr. Justinho dos Santos.

O novo espaço nasce com o objetivo de incentivar a prática desportiva e promover hábitos de vida saudável.

A iniciativa contará com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Odemira responsável pelo Desporto, Isabel Palma Raposo.

Integrado no Programa Nacional de Marcha e Corrida, o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Odemira é o segundo no Litoral Alentejano e o quinto no Distrito de Beja a ser disponibilizado à população.

Numa iniciativa da responsabilidade Município de Odemira, o Centro é constituído por cinco percursos urbanos na vila de Odemira, com distâncias entre os 1.600m e os 6.400m, com graus de dificuldade distintos e que permitem aos participantes serem acompanhados por técnicos com formação especializada para a prática desportiva. Funciona às segundas-feiras, no horário entre as 18.00 e as 20.00 horas, e tem o Gabinete de Apoio Técnico localizado na Piscina Municipal de Odemira.

No dia da inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Odemira serão dinamizadas várias atividades, com uma aula de aeróbica e zumba, a partir das 9.30 horas, a Caminhada do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro da Mama, pelas 10.30 horas, num percurso de 6400 metros na vila de Odemira, e uma ação de sensibilização para hábitos de vida e alimentação saudáveis pelo Centro de Saúde de Odemira.

As atividades são promovidas pelo Município de Odemira, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, Programa Nacional de Marcha e Corrida, Instituto Português do Desporto e Juventude, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e da empresa Vitacress.

Continuar a ler

Gastronomia

Festa da batata doce

Durante os três dias, os restaurantes do Cavaleiro terão nas suas ementas vários pratos e doces à base de batata-doce.

Publicado

em

FESTA DA BATATA-DOCE NO CAVALEIRO

A Festa da Batata-doce está de regresso à aldeia do Cavaleiro, na Freguesia de São Teotónio, no próximo fim-de-semana, dias 22 e 23 de outubro.

Para além da venda de batata-doce, os visitantes poderão provar os mais variados doces em que este produto é utilizado, a par da tradicional batata-doce assada e cozida. As entradas são livres.

O Cavaleiro constitui a zona de maior produção de batata-doce no concelho de Odemira, sendo que a Festa da Batata-doce tem como principal objetivo apoiar os produtores locais, divulgar e escoar o produto e dinamizar a localidade.p

Além de muita batata-doce e da feira do Cavaleiro, a festa conta com artesanato, animação infantil e muita animação musical.

A iniciativa é promovida pelo Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, com o apoio do Município de Odemira e Junta de Freguesia de São Teotónio.

Durante os três dias, os restaurantes do Cavaleiro terão nas suas ementas vários pratos e doces à base de batata-doce.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!