Últimas:
Odemira apresenta livro sobre “Património, Religião, Sociedade e Território” – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Artes

Odemira apresenta livro sobre “Património, Religião, Sociedade e Território”

Apresentação do livro será dia 8 de setembro

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Odemira

Livro apresenta história da região

“Conta com mais de 15 anos de trabalho”

“Odemira – Património, Religião, Sociedade e Território” é o título da obra da autoria dos historiadores António Martins Quaresma e José António Falcão, que vai ser apresentada ao público no próximo dia 8 de setembro, pelas 11h, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira.

A apresentação da obra estará a cargo de Isabel Cristina Fernandes, que faz parte do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro.

Trata-se de um estudo de temática histórica e patrimonial, em três volumes, sobre o Património, a Religião, a Sociedade e o Território do concelho de Odemira. Inclui, além de diversas secções de cartografia e iconografia, centenas de fotografias pouco conhecidas, uma bibliografia sistemática e um extenso apêndice documental.

A história regional tem vindo a ganhar crescente protagonismo no âmbito do conhecimento da realidade portuguesa, assistindo-se a uma espécie de tranquila revolução científica neste domínio que leva a repensar o papel do Alentejo no contexto nacional e, até, internacional.

A obra, fruto de quase 15 anos de trabalho, não se limita a fazer um ponto da situação no que diz respeito ao concelho odemirense: revela novas perspectivas para o seu entendimento a uma escala global e traça intersecções, algumas das quais insuspeitas, entre o património material e imaterial, a vida religiosa, a organização das comunidades locais e o vertebrar da região, entre o Atlântico e o interior.

Artes

Biblioteca e Arquivo de Grândola nomeados para prémios europeus

Cerimónias finais serão a 12 de novembro, abril e maio de 2022.

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Grândola

Portugal “luta” com mais 41 países

“Concursos contemplam arquitéturas”

A nova Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, um projeto dos arquitetos Matos Gameiro e Pedro Domingos, está nomeada para dois dos mais importantes Prémios Europeus de Arquitetura:  o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award e o BigMat International Architecture Award ‘ 21.

Para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award, a nomeação junta-se a outras 531 obras de 41 países diferentes. Os vencedores serão anunciados em abril e a entrega de prémios terá lugar em maio de 2022.

O edifício da Biblioteca e Arquivo de Grândola foi igualmente selecionado para representar o melhor da arquitetura no nosso país no BigMat International Architecture Award ‘ 21, a par de projetos da Bélgica, República Checa, França, Itália, Eslováquia e Espanha. A cerimónia final terá lugar no dia 12 de novembro de 2021.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!