Siga-nos

Agenda

Observatório Lago Alqueva faz 3 anos

O OLA quer assinalar a data com uma série de iniciativas,tanto para miúdos, como para graúdos e que incluem música, a inauguração de uma exposição de fotografia, mais uma edição do “Café Ciência” e observações astronómicas.

Avatar

Publicado

em

É já no próximo dia 11 de Maio que o Observatório do Lago do Alqueva (OLA), situado perto da histórica vila de Monsaraz, comemora o seu terceiro aniversário.

Como não poderia deixar de ser, o OLA quis assinalar a data com uma série de iniciativas,tanto para miúdos, como para graúdos e que incluem música, a inauguração de uma exposição de fotografia, mais uma edição do “Café Ciência” e claro, observações astronómicas.

Durante a tarde, mais concretamente, entre as 16h30 e as 17h30 terá pois lugar mais um“Sábado Astronómico”, com a realização de atividades destinadas aos mais novos, onde os candidatos a pequenos cientistas, poderão descobrir os planetas que orbitam a nossa estrelanos 400 metros do sistema solar à escala.

Os visitantes terão a possibilidade de aprender a medir a hora por um relógio solar, observar as protuberâncias no sol ao telescópio e, participar na inauguração da exposição de fotografia“Céu & amp; Mar” do professor Pedro Ré, presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.

Às 21h30 em mais um “Café Ciência” desta vez intitulado “O lado escuro da força”, o Dr.Tiago Barreiro do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade Lusófona irá mostrar que mais de 90 por cento do Universo, pertence ao seu lado escuro, do qual, pouco ouquase nada se sabe. Pretende-se com esta apresentação levar a conhecer os conceitos de Matéria Escura e Energia Escura, sendo que a primeira permite que as galáxias se mantenhamagregadas e a última, a responsável pela expansão acelerada do Universo.

O OLA em Monsaraz, procura que os visitantes encontrem aqui um local agradável para conhecer o Universo e aprender Astronomia e Astro fotografia, numa das regiões da Europa mais protegidas da poluição luminosa dos grandes centros urbanos.Apenas um ano depois do início das suas atividades, em Maio de 2017, o Observatório do Lago do Alqueva – OLA, foi reconhecido pela Agência de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com uma Menção Honrosa, na categoria de “Melhor Animação Turística 2016”. No ano passado, foi vencedor do prémio “Melhor Animação Turística 2017”.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Agenda

Em Aljustrel poesia e groove multicultural com os Naomi And The Raposeira Dub Collective

Espetáculo único, com entrada livre, integrado no programa “Verão Cultural”.

TDS noticias

Publicado

em

Os Naomi And The Raposeira Dub Collective vão atuar, no dia 26 de julho, às 22 horas, no âmbito da iniciativa de verão “Animação do Pátio”, realizada pelas Oficinas de Animação e Formação Cultural.

O quinteto em torno da sueca, Naomi Jessica Sigfalk, na voz e no ukulele, é uma formação típica de cultura algarvia internacional, constituída por músicos de Portugal, Austrália, Alemanha e Polônia, nomeadamente, Rui Correia (baixo elétrico), Mitchell Hay (bateria), Oliver Belz (percussão) e Mateusz Slowinski (guitarra).

A música de Naomi impressiona sobretudo pela qualidade da poesia e da sua voz única e poderosa, enquanto a banda fornece autenticidade, boas vibrações e um groove multicultural poderoso que arrasta o público para a pista de dança.

O pátio das Oficinas promete muita animação, num espetáculo único, com entrada livre, integrado no programa “Verão Cultural”.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento