Siga-nos

Autarquias

Obras continuam em Montemor o Novo

O Município tem técnicos no terreno, de modo a existir um contacto direto com os munícipes e comerciantes

TDS noticias

Publicado

em

Obras do PEDU continuam

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, prosseguem as obras da Empreitada de qualificação da Rua de Aviz, Rua das Escadinhas e Rua de Olivença, em Montemor o Novo.

As obras incluem também a zona periférica do Jardim Público, bem como as áreas confinantes da Rua do Calvário, Largo de S. Sebastião, Rua João Luís Ricardo, o início da Rua 5 de Outubro, Rua de S. Miguel, Largo Dr. António José de Almeida e Praça da República. 

Neste momento estão a ser colocadas infraestruturas elétricas em vala e, na obra do Jardim Público, armaduras para muro banco e cofragem de sapatas.

Autarquias

Évora vai recuperar Poços e Nascentes do Aqueduto

A implementação deste sistema permitirá uma redução da quantidade de água tratada usada para rega na ordem dos 140.000m3/por ano. O custo dos trabalhos é estimado em 653.100 euros+IVA.

TDS noticias

Publicado

em

O Executivo da Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade a Abertura de Concurso para Reabilitação de Poços e Nascentes do Aqueduto, Execução de Reservatório e Rede de Distribuição de Água para Rega.

Uma medida aplaudida por toda a Vereação, uma vez que permitirá uma grande poupança financeira à autarquia, além da importância que tem no plano ecológico.

Esta candidatura, elaborada e aprovada ainda no anterior mandato no âmbito do Projecto LIFE – Água da Prata, beneficia de apoio financeiro da Comissão Europeia a 60%.

Visa dar uso à água proveniente do Aqueduto da Água da Prata, tendo em conta que não se prevê a sua utilização para consumo humano no âmbito do contrato entre a Câmara e a Águas de Vale do Tejo.

Procura-se, assim, reduzir os gastos municipais relativamente ao consumo de água da rede pública para rega dos espaços verdes e diminuir a dependência que a rega de espaços verdes tem na rede pública de água tratada.

Os trabalhos incluem a reparação de nascentes e condutas do Aqueduto e reequipamento das estações de bombagem nos poços da Graça do Divor; construção de um reservatório de água em S. Bento; e construção de rede de distribuição de água exclusivamente para rega.

Com esta decisão, pretende-se reforçar o caudal de água captado na Graça do Divor, criar um armazenamento de água exclusivamente para rega e fazer distribuição de água por cerca de 20,3ha, aproximadamente metade das áreas verdes regadas da cidade. Está previsto ainda um futuro alargamento da rede a eventuais jardins no Bairro da Casinha e à expansão do jardim do Bairro do Moinho.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento