Últimas:
“O tapete está na rua” em Arraiolos (entrevista) – RÁDIO TDS
Siga-nos

Publicado

em

Arraiolos

Um conjunto de atividades culturais integram o evento

“O Tapete está na Rua”, volta às ruas de Arraiolos, de 07 a 11 de junho.

“O Tapete está na Rua” tem como objetivo promover – salvaguardar, divulgar e dar a conhecer um património que é o tapete de Arraiolos.

O certame é promovido pelo Município de Arraiolos e integra um conjunto de atividades culturais, nomeadamente exposições, animação cultural, colóquios e debates, com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos”  no Centro Histórico da Vila.

De acordo com Sílvia Pinto, presidente da câmara municipal de Arraiolos, no cartaz deste ano constam nomes como Orquestra Ligeira do exército, Ricardo Ribeiro e os Ganhões de Castro Verde, Syro, Mário Duarte e Dino Santiago .

 

Continuar a ler
Publicidade

ARRAIOLOS

“O Tapete está na Rua 2023”, a decorrer.

Poderá visitar a Mostra de Tapetes de Arraiolos, o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, o artesanato e as exposições.

Publicado

em

Arraiolos

“O Tapete está na Rua 2023”

O evento decorre na Câmara Municipal  no Centro Histórico de Arraiolos até domingo.

Poderá visitar a Mostra de Tapetes de Arraiolos, o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, o artesanato e as exposições.

Percorrer a nossa vila é conhecer mais sobre o Tapete de Arraiolos, cuja origem em Arraiolos pode remontar a uma época anterior ao Século XV e que atingiu a sua maior relevância artística nos séculos XVII e XVIII, mas é também apreciar a gastronomia e conhecer os produtos locais.

“O Tapete está na Rua” é uma iniciativa de valorização e promoção do “Tapete de Arraiolos” e pretende afirmar-se como proposta de intervenção cultural abrangente, onde a economia local e a dinamização cultural são componentes indissociáveis para concretizar os objetivos propostos.

Na nossa mesa encontra ainda o melhor dos vinhos, os enchidos, os queijos e o mel, a Empadas de Arraiolos®, os doces conventuais, as cavacas de Vimieiro e os pasteis de toucinho, bem como outros sabores onde se reconhece a identidade de Arraiolos.

Continuar a ler

ARRAIOLOS

Arraiolos alertou para a falta de verbas previstas na área da saúde

Sílvia Pinto salientou a necessidade de responder às questões dos recursos humanos e financeiros para garantir o acesso aos cuidados de saúde, bem como defender a universalidade do Serviço Nacional de Saúde.

Publicado

em

Arraiolos, Évora

Defender o SNS-Serviço Nacional de Saúde

Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos e o Vice Presidente Jorge Macau receberam, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, no âmbito da iniciativa Saúde Aberta, do Ministério da Saúde.

O Secretário de Estado da Saúde referiu-se à importância de contactar com a realidade dos territórios para encontrar as respostas necessárias, em termos dos serviços de saúde, referindo também o processo de descentralização em curso.

Neste contexto foi colocada pela Câmara Municipal de Arraiolos a questão da insuficiência das verbas previstas na proposta de acordo e a instabilidade do quadro de assistentes operacionais, razões pelas quais a autarquia de Arraiolos, à semelhança de cerca de dois terços das câmaras do país ainda não assinaram os respetivos protocolos de transferência de competências.

Sílvia Pinto salientou a necessidade de responder às questões dos recursos humanos e financeiros para garantir o acesso aos cuidados de saúde, bem como defender a universalidade do Serviço Nacional de Saúde.

Continuar a ler

ARRAIOLOS

Eco Festival, música em ambiente de aldeia

No concelho de Arraiolos

Publicado

em

Aldeia da Serra, Arraiolos

Eco Festival

O Eco Festival vai acontecer durante o mês de março.

A Aldeia da Serra, em pleno montado, dona de uma natureza íntegra é um local inigualável, quiça único e por isso eleito para receber este evento promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos, com o apoio da União das Freguesias de S. Gregório e Santa Justa e da Sociedade Recreativa da Aldeia da Serra.

Num dos pontos mais elevados do concelho, onde é possível contemplar o voo deslizante das aves,  observando-as num plano superior, em cada um dos seus movimentos.

Ora o planar das espécies rapinantes e solitárias, ora o voo rápido dos que voam em bando, conforme cada época do ano.

De encontros com o meio envolvente e os seus sons, a música e as pessoas se faz este Eco Festival.

Visite a Aldeia a Serra e viva a plenitude do lugar.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!