Siga-nos

Artes

O México vai a Aljustrel, este mês. José Cid, que acaba de vencer um Grammy Latino, também vai ao Festicante.

José Cid, Celina da Piedade e Grupo Coral “Flores de Primavera, Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias, C.C. & Zé Liaça, mas igualmente diversos grupos corais e de música tradicional alentejana são os artistas que subirão ao palco do Parque da Vila para representar Portugal e o Alentejo

TDS noticias

Publicado

em

Festicante chega este ano mais cedo a Aljustrel. Nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, a vila mineira vai receber um dos eventos mais singulares da região, organizado pela Câmara Municipal de Aljustrel, com o intuito de promover o cante alentejano.

Após Cuba, Espanha e os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), e à semelhança dos anos anteriores, o Festicante, subordinado ao lema “Nós e o Mundo, vai dar a conhecer o Alentejano mas também um pouco da cultura do México, país convidado desta edição.

Ao longo destes três dias, espetáculos musicais com vozes nacionais, regionais e locais, exposição de pintura e mostras de produtos e gastronomia vão juntar-se às músicas e danças mexicanas, mas também à culinária deste país – reconhecida como património mundial pela Unesco em 2006 – com as suas afamadas iguarias, como o chili con carne, os burritos, os nachos ou as tortillas.

José Cid, Celina da Piedade e Grupo Coral “Flores de Primavera, Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias, C.C. & Zé Liaça, mas igualmente diversos grupos corais e de música tradicional alentejana são os artistas que subirão ao palco do Parque da Vila para representar Portugal e o Alentejo. Do lado mexicano foram convidados os grupos Los Alebrijes, Trio Mariachi  e Los Cavakitos para trazer a Aljustrel um pouco deste país latino-americano, de origem milenar, profundamente marcado pela influência de povos pré-colombianoscomo os astecas e maias, e também dos espanhóis, que ocolonizaram e impuseram as suas tradições.

A autarquia espera que este festival, para além de promover o diálogo intercultural e de dar a conhecer o cante, a região e os seus produtos, possa também contribuir para dinamizar o comércio local, em particular a hotelaria e a restauração, mas não só.

PROGRAMA

PARQUE DESPORTIVO DA VILA

SEXTA-FEIRA, 30 AGOSTO

18h30 – Cerimónia de Inauguração, com a participação dos grupos: Grupo

Grupo Coral Infantil do CAIM – 1º Ciclo; Grupo Coral da Freguesia de S. João de Negrilhos; Grupo Coral Rosas de Abril

19h30 – Inauguração da Exposição Coletiva NAVA, com o artista mexicano Rafael Ibarra, no Centro d’Artes de Aljustrel

20h00 – Ventos Alentejanos

21h30 – Cantadores do Alentejo

23h15 – Grupo Coral do Centro Republicano “Os Cigarras”

23h30 – Los Cavakitos

01h00 – Dj  MassiveChilde

SÁBADO, 31 AGOSTO

17h30 – Workshop de Culinária Portuguesa com o chefe do restaurante “Fio de Azeite” do Hotel Villa Aljustrel, David Marques

18h00 – Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Planície Alentejana

19h00 – Cante à Mesa, com o grupo “Cantando o Alentejo”

20h30 –  Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel

21h00 – Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias

22h00 – Trio Mariachi

23h00 – José Cid

01h00 – C.C. & Zé Liaça

DOMINGO, 1 SETEMBRO

17h30 – Workshop de Culinária Mexicana

18h30 – Workshop de Danças Tradicionais Mexicanas pelo grupo “Los Alebrijes”

19h00 – Grupo Coral Margens do Roxo

19h30 – “Los Alebrijes”

20h30 – Moços D´uma Cana

21h30 – Celina da Piedade e Grupo Coral “Flores de Primavera”

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Artes

Simpósio de escultura de pedra em grândola de 16 a 30 deste mês

No decurso do simpósio o público terá oportunidade de acompanhar o processo de criação das esculturas e os escultores promoverão acções de informação e sensibilização sobre escultura, dirigidas aos alunos dos estabelecimentos de ensino e ao público em geral.

TDS noticias

Publicado

em

A arte, o objecto artístico, a escultura materializa no plano simbólico ideias, valores, memórias, e identidades sociais e culturais.

A intervenção artística no espaço público, a escultura e a sua relação com as particularidades do local que a acolhe constituem um referencial da paisagem urbana, indissociável das dimensões social, cultural, identitária e da sua vivência e apropriação significante pela população.

Participam os artistas Jorge Pé-Curto, Paulo Neves e Vitor Ribeiro.

Na sequência da organização, em Maio de 2018, de uma Exposição Colectiva de Escultura em Grândola, a Câmara Municipal decidiu organizar, um Simpósio de Escultura em Pedra, que irá decorrer entre os dias 16 e 30 de Setembro, com a participação de três reconhecidos escultores portugueses que, em espaço aberto ao público, irão criar três esculturas de pedra a instalar em Grândola, no Carvalhal e em Melides que contribuirão para valorizar os espaços públicos do ponto de vista artístico, estético, identitário e patrimonial.

A realização do simpósio em espaço aberto – exterior do Complexo Desportivo Municipal José Afonso – e as actividades complementares, contribuirão para despertar o interesse da comunidade pela arte, motivar os mais jovens para a criatividade artística e constituem, sem dúvida, um importante projecto cultural, inédito na política cultural do Município de Grândola, demonstrativo da importância do investimento na cultura e nas artes como factor de desenvolvimento com impacto social, cultural, patrimonial e turístico.

 

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com