Siga-nos

Crime

Notícia TDS: Hacker Rui Pinto a ‘caminho’ da cadeia de Évora

Évora é uma possibilidade, agora colocada em cima da mesa, já que está ‘rotulada’ como prisão para reclusos que ‘carecem de especial protecção’ como é o caso de Rui Pinto. Decisão da transferência é tomada nos próximos dias.

Avatar

Publicado

em

O hacker Rui Pinto deverá ser transferido nos próximos dias para a cadeia de Évora, onde fica a aguardar em prisão preventiva novos desenvolvimentos do seu caso.

Segundo fontes envolvidas neste processo, a cadeia dos polícias e políticos é o destino que “está neste momento em cima da mesa” e a ser tratado com os Serviços Prisionais, por ser “a solução que apresenta melhores condições de segurança e proteção” para Rui Pinto.

A possibilidade de Rui Pinto vir para Évora tinha sido avançada pela TDS a 15 de Março ainda quando o hacker se encontrava na Hungria.

o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decretou a medida de coação mais gravosa contra o homem do ‘Football Leaks’, plataforma digital que tem denunciado casos de corrupção e fraude fiscal no universo do futebol.

Tendo a decisão sido de manter Rui Pinto preso, o destino de Évora está a ser acertado com os Serviços Prisionais, com o acordo da Defesa.

Este estabelecimento, onde esteve detido o ex-primeiro-ministro José Sócrates e está agora também o ex-ministro socialista Armando Vara, permite que o hacker possa ficar numa cela isolada e com condições no dia-a-dia superiores às de outras cadeias.

Os crimes

Rui Pinto está indiciado por seis crimes – dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e um de tentativa de extorsão, envolvendo a Doyen e o Sporting, mas pode também vir a ser requerido o seu testemunho sobre as informações que recolheu e que foram divulgadas no site Football Leaks.

A cadeia de Évora

De acordo com a lei, esta prisão serve para receber reclusos oriundos das Forças e Serviços de Segurança ou outros reclusos “que careçam de especial proteção”. A cadeia foi inaugurada em 2007, precisamente durante o primeiro mandato de maioria absoluta do primeiro-ministro socialista José Sócrates.

A cadeia, com 44 reclusos, tem camaratas e celas individuais (algumas ocupadas por duas pessoas e com sanitários comuns) e um anexo ainda por usar e que precisa de obras, reivindicadas há vários anos pelas associações sindicais. Segundo o SPP, está sobrelotada pois a capacidade é para 32 pessoas. José Sócrates foi o recluso mais ‘famoso’ e Armando Vara é actual ‘residente’.

Crime

Detido por violência doméstica no Gavião

Os militares apuraram que o homem é suspeito de agredir a sua esposa, uma mulher de 48 anos, tendo sido dado cumprimento a um mandado de detenção.

TDS noticias

Publicado

em

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo Investigação e Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE), no dia 17 de junho, deteve um homem de 60 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Gavião.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o homem é suspeito de agredir a sua esposa, uma mulher de 48 anos, tendo sido dado cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor, ontem, dia 18 de junho, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de não permanência na residência da ofendida ou noutra em que esta venha a residir; proibição de contactar a vítima por qualquer meio; não frequentar os locais por esta frequentados; não adquirir e não usar armas; e sujeitar-se a frequência de programa para arguido em crimes no contexto da violência domestica, com tratamento da dependência alcoólica.

 

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento