Siga-nos

Educação

Ninhos decorados pelas crianças são colocadas nas árvores

Com esta ação o Município pretende, igualmente, informar e sensibilizar quanto à importância da conservação de todas as espécies de aves que habitam no planeta Terra, bem como da conservação dos seus habitats.

Avatar

Publicado

em

No âmbito da iniciativa da Câmara Municipal de Santiago Cacém denominada “Vamos dar Vida aos nossos Jardins”, centenas de crianças do 1.º ciclo do ensino básico dos agrupamentos de escolas de Santo André e do Cercal do Alentejo, Concelho de Santiago do Cacém, colocaram ninhos artificiais, feitos com caixas de madeira e decorados pelas próprias crianças, em árvores existentes nos jardins ou parques públicos das respetivas localidades.

A Autarquia distribuiu ainda, a cada aluno, uma folha semente fabricada em papel reciclado, ecológico e artesanal, na qual foram introduzidas sementes de flores. As crianças vão poder, cumprindo o procedimento de plantação destas sementes, acompanhar o crescimento das flores na escola ou nas suas casas.

A iniciativa “Vamos dar Vida aos nossos Jardins” tem como objetivos proporcionar espaços de educação informal, promover a cidadania e envolver a comunidade através da valorização de competências adquiridas na escola e no desenvolvimento de atividades fora do sistema de ensino formal que o complementem e, também, criar condições para a nidificação de aves, proporcionando o aumento da colónia de chapins que se alimentam da larva da processionária (lagarta do pinheiro).

Educação

Conselho Nacional de Educação visita Polo da Universidade Popular em Viana do Alentejo

O programa terminou no Cineteatro Vianense onde assistiram ao ensaio da Tuna Popular dirigida pelo professor Válter Loureiro, um projeto criado no início de 2017 e composto por 50 elementos.

TDS noticias

Publicado

em

Os responsáveis do Conselho Nacional de Educação (CNE) visitaram o Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora.

A delegação do CNE foi recebida nos Paços do Concelho, pelo Presidente do Município, Bengalinha Pinto, onde foi apresentado o Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ que comemorou este mês de maio o seu 9º aniversário. No ano letivo em curso, cerca de 140 alunos das três freguesias do concelho frequentam os mais de 10 cursos disponíveis, para além do Clube de Saúde Sénior e da Tuna Popular.

As aulas, lecionadas por professores voluntários, decorrem de novembro a junho, em cada freguesia, de segunda a sexta-feira.

De salientar que o Polo da UPTE/UÉ resulta de um protocolo de cooperação entre o Município de Viana do Alentejo e a Universidade de Évora, que visa contribuir para a promoção do envelhecimento ativo da população e para a melhoria da sua qualidade de vida.

Seguiu-se a deslocação ao Centro do Cante e do Saber, sede do Polo, onde tiveram a oportunidade de assistir a uma aula de história e cultura local e ficar a conhecer a sede do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo e a sua história.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento