Siga-nos

Desportos

Night Glow e voo de balão chegam dia 24 de agosto a Vendas Novas

O programa de comemorações estende-se ao mês de setembro, com o 18.º Encontro de Aeromodelismo Outdoor, e a outubro, com a atuação da Banda da Força Aérea.

TDS noticias

Publicado

em

Assinala-se no próximo dia 24 de agosto, o 225.º aniversário da Primeira Viagem Aérea em Portugal, encontrando-se Vendas Novas a desenvolver um programa de comemorações, que se iniciou em maio e irá prolongar-se até outubro, composto por várias iniciativas educacionais, desportivas e culturais.

Assim, nesse mesmo dia, pelas 18h30, na Capela Real, irá decorrer uma conferência sobre “A Primeira Viagem Aérea em Portugal”, que contará com a participação do Dr. Henriques Mateus e do Engº. Lima Bastos.

Pelas 21h30, na Avenida 25 de Abril, irá ser descerrada a placa comemorativa da efeméride a que se seguirá, no Estádio Municipal, a Night Glow, um espetáculo de música, luz e cor com balões de ar quente. No final, haverá oportunidade para experimentar voo cativo.

A Balão Mágico, empresa responsável pelo espetáculo, também estará disponível para realizar voo livre, no manhã de 25 de agosto, devendo os interessados consultar a mesma para mais informações.

A 24 de agosto de 1794, num dia de sol, Vincenzo Lunardi (Lucca/Itália, 11 de janeiro de 1759 – Lisboa a 1 de Agosto de 1806) saiu de balão do Terreiro do Paço e, depois de 14 léguas percorridas, aterrou em Vendas Novas. Marcos da Cunha Leal (1793-1808), padre da Paróquia de Santo António de Vendas Novas (e julga-se que era também o capelão do Paço Real de Vendas Novas) foi quem, supostamente, passou a certidão comprovativa da realização desta pioneira viagem.

Em Vendas Novas oiça a TDS em 93.9FM

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Desportos

Ski Náutico e Wakeboard: voar baixinho em Montargil. A elite vai lá estar.

A albufeira da barragem de Montargil recebe este fim de semana (24 e 25 de agosto) a elite nacional do Ski Náutico e do Wakeboard.

TDS noticias

Publicado

em

A velocidades muito próximas dos 60 km/hora sobre a água, a ação pontua para o quadro competitivo das duas modalidades, com a presença de várias gerações de atletas.

O plano de água da albufeira da barragem de Montargil recebe este fim de semana (24 e 25 de agosto) a segunda etapa do quadro competitivo de duas modalidades “irmãs” cujo nível tem vindo a subir em Portugal nos últimos anos: Ski Náutico e Wakeboard.

Durante esta jornada são esperados cerca de seis dezenas de atletas distribuídos por quatro categorias distintas (Femininos, Infantis, Open e Amadores no Wakeboard e Femininos, Infantis, Open e Seniores no Ski Náutico).

A ação estará centrada junto à marina de Montargil, onde ficará instalada a base logística para atletas e público. O arranque fica por conta do Ski Náutico (9h00 de sábado), tendo em conta a tradição onde as provas decorrem habitualmente às primeiras horas da manhã.

No período da tarde as manobras ganham uma nova forma com o quadro do Wakeboard, modalidade nascida em finais dos anos 70 do século passado nos Estados Unidos da América e que resulta do cruzamento das influências do Ski Náutico, do Surf e do Snowboard.

Praticadas preferencialmente em águas paradas, as duas modalidades partilham um mesmo meio para atingir as mais espetaculares manobras – um barco com elevada potência (cerca de 500 cavalos) especialmente desenvolvido para o efeito que produz uma onda regulável de acordo com o nivelamento do casco.

Com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sor, o “Montargil Ski & Wake by Nautique” aposta também num intenso programa social, onde se destaca uma “sun set party” no sábado animada pelo DJ Baratta e Sax Armstrong.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul