Siga-nos

Vídeos

Nasceu uma nova Girafa no Badoca Safari Park

Em breve a TDS mostra a nova cria para já recordamos o primeiro nascimento.

Vitor Godinho

Publicado

em

Niassa foi a primeira Girafa a nascer no Badoca Safari Park. Foi um parto difícil com a mãe a não a alimentar e a provocar um trabalho ‘reforçado’ por parte dos tratadores do Safari. A nova cria, que acaba de nascer, inverte os ‘trabalhos’ já que a progenitora a alimenta com toda a normalidade.

‘Girafa é o símbolo do Badoca Safari Park’

Este é um caso de sucesso, em que uma girafa foi criada a biberon após rejeição por parte da mãe. A Niassa, a primeira girafa nascida no Badoca Safari Park a 27 de setembro, é filha da Kimani e do Theo. A notícia da gravidez da Kimani foi o momento alto do ano!

O parto deu-se em condições calmas e tudo parecia estar a correr da melhor forma: a Niassa nasceu com 53Kg e 1,80m de altura e a Kimani aparentava ter interesse na cria cumprindo todo o ritual pós-parto.

As crias de girafa poucos minutos após o parto e de uma queda de quase 2 metros, põem-se em pé e perseguem avidamente a progenitora à procura do primeiro leite, o colostro, o qual deve ser bebido nas primeiras 12-24h, muito importante para o desenvolvimento imunológico da cria. Infelizmente a Kimani nunca permitiu que a cria mamasse; não percebemos qual a razão mas é uma realidade presente em zoos e já descrita na natureza também.

Assim a equipa veterinária foi obrigada a intervir para administrar o colostro, sendo a cria de seguida devolvida à mãe para tentar estimular o seu instinto maternal que nunca se demonstrou muito apurado – a Kimani era totalmente indiferente à presença da cria após o 1º dia do parto e não permitia que esta se aproximasse.

Música

Monda em concerto para apresentar cal

MONDA é uma festa genuína, luminosa e emocionante, que canta fundo para o mundo, as nossas raízes, a 31 de Maio no Capitólio, Lisboa!

Avatar

Publicado

em

Por

Os ingredientes de que é feita a inspiração que distingue o colectivo MONDA, estão presentes em cada um das suas canções.

As raízes, sentimentos e emoções que caracterizam a sua música, têm um calor muito próprio.

Com uma aproximação clara às novas tendências musicais, a matriz Trad/Folk dos Monda é condimentada pela sua clarificação de sonoridades muito particulares, com arranjos e instrumentos diversos, atravessando muros e fronteiras.

MONDA é tudo o que as planícies do Sul nos oferecem. Serenidade, força e distinção.  Ao vivo, muito mais que a celebração do Cante, com novas cores e novos contornos, MONDA torna-se numa festa genuína, luminosa e emocionante, que canta fundo para o mundo, as raízes dum país inteiro.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento