Siga-nos

Artes

Museu Regional Rainha Dona Leonor, em Beja, recebe duas pinturas de Josefa de Óbidos, da Coleção do NOVO BANCO

A cerimónia é presidida pela Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

Avatar

Publicado

em

O Museu Regional Rainha Dona Leonor, em Beja, vai receber, esta quarta feira, pelas 17h45, na presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, duas importantes obras de Josefa de Óbidos, da Coleção do NOVO BANCO, que vão integrar e enriquecer a sua exposição permanente de pintura dos séculos XVI e XVII.

Esta iniciativa enquadra-se no programa NOVO BANCO CULTURA e resulta de uma parceria estabelecida em 2018 com o Ministério da Cultura no sentido de disponibilizar ao público algumas obras do património artístico e cultural daquela entidade.

A sessão é promovida pelo Novo Banco, Ministério da Cultura, através da DRCAlentejo, e CIMBAL, com o apoio da Câmara Municipal de Beja e contará com a cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza a entrega das referidas pinturas de Josefa de Óbidos, sendo o documento assinado pelo CEO do NOVO BANCO, António Ramalho, e pela Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

As obras “Natureza morta com prato de queijos e flores” e “Natureza morta com cesto de cogumelos e medronhos” integram a coleção NOVO BANCO e permanecerão no Museu a título de depósito, constituindo uma mais – valia do ponto de vista da representação da arte portuguesa no seu percurso expositivo e contribuindo para a almejada descentralização do acesso das comunidades à arte e ao património cultural.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Artes

“O pequeno grande Polegar” lado a lado com o Templo Romano (fotos)

O evento está agendado para o próximo Domingo, dia 11, a partir das 22 horas, no âmbito do Artes à Rua.

TDS noticias

Publicado

em

“O Pequeno Grande Polegar” andou em Évora.

“Numa aldeia ameaçada, onde há muito não nascem crianças, quando todos se preparam para a abandonar, de forma pouco convencional uma criança é gerada e ao nascer torna-se símbolo de todas as esperanças… Qual Polegarzinho, anuncia-se minúscula, mas vemo-la grande, gigante, do tamanho de todos os sonhos.

Será ela a responsável por despertar vontades que se julgavam perdidas, por resgatar o tempo onde se falha para melhor acertar, por se voltar a exigir o mais pequeno dos direitos básicos, o direito a sorrir.
É esta a história de “O Pequeno Grande Polegar”, a de um menino gigante e de como ele muda a vida de uma comunidade, devolvendo-lhe o futuro.

Este é um espetáculo de teatro de rua do Trigo Limpo Teatro ACERT Tondela. Companhia criada em 1976 e que aposta nesta vertente teatral, através da descoberta de interceções entre as distintas linguagens artísticas, privilegiando o teatro experimental, daí resultando uma ação comunitária criativa e cultural e socialmente integrada. (…)”

Foi em 2016, para celebrar os seus 40 anos de actividade, que a companhia de Tondela Trigo Limpo – Teatro ACERT criou o enorme Pequeno Grande Polegar, marioneta de madeira que deu título e tema a um original espectáculo de rua, que a cada sessão integra gentes das comunidades em que se apresenta – o que invariavelmente tem ecos na dramaturgia.

(foto facebook)

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul