Últimas:
Município de Odemira prepara programa de apoio a famílias numerosas – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Economia

Município de Odemira prepara programa de apoio a famílias numerosas

Município deseja encontrar soluções para quem tem menos posses

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: APFN

Objetivo é ajudar famílias com mais dificuldades.

“Após a aprovação da versão preliminar na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal, o Programa seguirá para a fase de discussão pública.”

O Município de Odemira está a preparar o Programa Municipal de Apoio a Famílias Numerosas para acesso a benefícios prestados pela autarquia.

Para se ter acesso aos benefícios, consideram-se famílias numerosas, residentes no concelho há mais de um ano, monoparentais ou nucleares, com três ou mais descendentes de idade igual ou inferior aos 25 anos e/ou sem rendimentos próprios.

As medidas propostas pelo município, e que estão sujeitas a discussão pública, passam pelo reembolso de 50% do valor de aquisição de lentes oftalmológicas (mediante prescrição médica), a atribuição do valor de 50€ por filho para aquisição de material escolar, até ao 12º ano, descontos em acessos a piscinas, fotocopias e atividades de animação, entre mais.

Segundo a Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, estes agregados representam 4,8% do total de famílias em Portugal, mas contribuem com cerca de 16% das crianças e jovens em Portugal. Também 6 em cada destas 10 famílias numerosas, os progenitores têm rendimentos baixos/médios.

Economia

Lota da Carrasqueira vai ser reabilitada

Obra custa quase 300 mil euros.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A empreitada de reabilitação e modernização da lota da Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal, no valor de 288 mil euros, foi adjudicada com um prazo de execução de quatro meses, anunciou ontem a Docapesca.

“Nova lota”

A intervenção irá garantir nas instalações “os requisitos para atribuição do número de controlo veterinário, através da instalação de uma nova infra-estrutura sobre a actual implantação”, entre outras melhorias, acrescentou, em comunicado, a entidade tutelada pelo Ministério do Mar.

A lota será revestida com ripado a madeira de pinho, “seguindo as linhas de identidade das construções mais tradicionais nas redondezas” e irá incluir “uma fábrica de gelo, câmara frigorífica, sanitário, balneário e vestiário para os funcionários”, além de um “sanitário público”.

Existirão, ainda, “circuitos independentes para a circulação do pescado” e de compradores, bem como um sistema de “controlo de lamas e resíduos no transporte do pescado”.

A adjudicação da empreitada, com um prazo de execução de quatro meses, ocorreu no terceiro procedimento de concurso, que ficou concluído na semana passada.

Após a adjudicação do projecto de execução, em Julho, o primeiro concurso de empreitada, lançado em 09 desse mês, foi cancelado “por ausência de propostas”, enquanto o segundo concurso, lançado em 31 de Agosto, resultou na exclusão de todos os concorrentes por “irregularidades nas propostas face ao que estava disposto no Código dos Contratos Públicos”.

De acordo com a Docapesca, o actual ponto de vendagem da Carrasqueira serve um universo de 40 embarcações, movimentando anualmente um valor de pescado de 350 mil euros, a que corresponde uma quantidade de aproximadamente 100 toneladas.

“O choco, o polvo e a amêijoa” são as principais espécies de pescado transaccionadas no ponto de vendagem da Carrasqueira.

Continuar a ler

Economia

Antigas estações de comboios no Alentejo vão a concurso.

Nos 3 distritos do Alentejo

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Estações de comboios

“Para exploração “

A Turismo Fundos lançou esta terça-feira os concursos para a reabilitação e exploração de seis antigas estações ferroviárias no Alentejo.

Em causa está o Fundo Revive Natureza, cujas candidaturas podem ser apresentadas até 26 de janeiro de 2022.

Três dos imóveis localizam-se no distrito de Évora.

Estações de Vale de Paio e Vimieiro, no concelho de Arraiolos, e de Montoito, no concelho de Redondo.

As outras são a Estação de Represas, no concelho de Beja, e as estações e de Vale do Peso, no concelho de Crato, no distrito de Portalegre.

Continuar a ler

Economia

Beja sem candidaturas no apoio à mobilidade. Évora é a cidade preferida no Alentejo.

Baixo Alentejo não é citado

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

 Programa de apoio à mobilidade para o Interior

“alargado a residentes no estrangeiro”

O Governo vai alargar a medida Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável às pessoas residentes em países estrangeiros que decidam mudar-se para o Interior de Portugal para trabalhar.

Ao abrigo desta medida, é atribuído um apoio financeiro direto de até 4.827 euros a quem se muda do Litoral para o Interior de Portugal para trabalhar.

No caso dos cidadãos residentes em países estrangeiros, a mudança passará a poder ser feita diretamente do exterior para estes territórios.

Ao abrigo desta medida, que está disponível desde agosto de 2020, foram já recebidas 560 candidaturas, que correspondem a 980 pessoas (incluindo os elementos do agregado familiar dos candidatos).

A maior parte das candidaturas recebidas está associada a processos de mobilidade oriundos dos distritos de Lisboa (38%), Porto (17%) e Setúbal (11%) e para os distritos de Castelo Branco (20%), Évora (9%), Guarda (9%), Bragança (8%) e Portalegre (8%).

Mais de dois terços (68%) dos candidatos à medida mudaram-se para o Interior para trabalhar por conta de outrem, 26% criaram o seu próprio emprego e 6% criaram empresas. Os distritos de destino com maior proporção de candidatos que criaram o próprio emprego são Braga (43%), Bragança (37%), Vila Real (32%) e Viseu (32%). Já os distritos de destino com maior criação de empresas são Aveiro (33%), Setúbal (19%) e Faro (15%) e Viana do Castelo (13%).

A maioria dos candidatos com processos aprovados tem menos de 34 anos (52%). No total, 63% dos candidatos com processo de mobilidade para o Interior têm o ensino superior.

No total, o apoio pode ascender a 4.827 euros – o apoio financeiro direto a conceder a quem se mudar para o interior é de 2.633 euros, a que acresce uma majoração de 20% por cada elemento do agregado familiar (até ao limite de 1.316 euros). É ainda comparticipado o custo de transportes de bens, até ao limite de 878 euros.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sublinha que “é fundamental criar condições para fixar jovens no interior. Com este alargamento damos um importante passo para o posicionamento internacional de Portugal como um destino a partir do qual se pode trabalhar para qualquer ponto do mundo”.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, assinala que “a pandemia mostrou a muitos cidadãos e empresas que, trabalhando a partir do Interior, se consegue maior qualidade de vida e uma mais fácil conjugação entre vida familiar e vida profissional. Alargar estes apoios a cidadãos estrangeiros é mais uma forma de contribuir para a atratividade e competitividade destes territórios”.

O Emprego Interior MAIS integra o programa “Trabalhar no Interior”, dinamizado por várias áreas governativas e coordenado pela área da Coesão Territorial. Esta medida tem financiamento assegurado por fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais.

Continuar a ler

Crime

ASAE investiga falsificação de documentos para obtenção de subsídios florestais.

Em Grândola, Santiago do Cacem e Lisboa.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

ASAE investiga falsificação de documentos para obtenção de subsídios florestais

“Em Grândola, Santiago do Cacem e Lisboa”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), executou 7 (sete) mandados de busca domiciliários e não domiciliários, nos concelhos de Santiago do Cacém, Grândola e Lisboa, no âmbito de uma investigação do crime de falsificação de documentos em procedimento de candidatura para atribuição de subsídio.

A investigação teve origem numa denúncia comunicada por uma entidade certificadora, por suspeita de falsificação dos seus certificados de conformidade de gestão florestal, produzidos e submetidos em 2 processos de candidatura no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014 – 2020 (PDR2020), que visa o crescimento sustentável do setor agroflorestal em todo o território nacional, através da concessão de apoios às atividades deste setor assente numa gestão eficiente de recursos.

Os documentos falsificados terão sido reproduzidos e alterados através de manipulação informática, por uma empresa de gestão florestal que assumiu a condução e submissão das candidaturas, em nome de duas explorações agrícolas, procurando, assim, obter um posicionamento mais favorável na classificação final das candidaturas aos incentivos financeiros.

Nesta investigação, a ASAE executou mandados de busca à residência e escritório da pessoa responsável pela submissão das candidaturas, à residência dos beneficiários e às herdades agrícolas visadas, tendo sido apreendida documentação diversa em suporte físico e digital e constituídas arguidas 2 (duas) empresas e 3 (três) indivíduos, que foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde2 dias atrás

Segurança do Hospital de Évora salva bebé de 12 dias

Notícia TDS8 horas atrás

Raspadinha de 100 mil euros sai em Évora.

Saúde3 dias atrás

Casos de Covid-19 detectados no Bloco Operatório do Hospital de Évora

Acidentes4 dias atrás

Acidente com 5 viaturas faz ferido grave

Acidentes1 dia atrás

Criança atropelada em Monforte dentro da escola.

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Saúde2 dias atrás

Dois casos de Covid 19 em lar de Reguengos de Monsaraz

Crime4 dias atrás

Três detidos com armas, droga e dinheiro.

Saúde2 dias atrás

Bebé nasce em ambulância dos bombeiros de Castro Verde

Sociedade2 dias atrás

Foto de criança a dormir no chão, em Beja, tornou-se viral.

Sociedade2 dias atrás

Orcas atacam embarcação a 3 milhas de Tróia.

Artes7 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Notícia TDS6 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Incêndios2 dias atrás

Extinto incêndio em Montemor-o-Novo

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Notícia TDS7 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Saúde10 horas atrás

Surto de Covid 19 nos Bombeiros de Almodôvar

Sociedade2 dias atrás

O perigo dos videojogos

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Património2 dias atrás

Caminho Português de Santiago Interior com certificado

Artes2 dias atrás

Salão Central Eborense está reconstruído (fotos)

Música2 dias atrás

Marco Paulo está de regresso aos palcos

Desportos5 horas atrás

Taça de Portugal: Serpa recebe o Estoril

Economia1 dia atrás

Lota da Carrasqueira vai ser reabilitada

Sociedade6 horas atrás

Sociedade para o estudo das aves quer saber quantos Ring Neck existem em Portugal.

Sociedade5 horas atrás

O ’48 Horas Alentejo’ foi um sucesso.

Crime2 dias atrás

Dia Mundial de Combate ao Bullying

Justiça4 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Sociedade5 horas atrás

Cuidadores informais de todo o país reunem em Évora.

Justiça4 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS6 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS7 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes7 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia5 dias atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 semanas atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 semanas atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 semanas atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade3 semanas atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios3 semanas atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 semanas atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 semanas atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade1 mês atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música1 mês atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade1 mês atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime2 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música3 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Crime3 meses atrás

GNR encontra plantação de Canábis que poderia resultar em mais 500 mil euros.

Incêndios3 meses atrás

Antigas piscinas das Neves, Beja, voltaram a arder. (Vídeo)

Crime3 meses atrás

População forma Milícias para defender V.N.Milfontes.

Crime3 meses atrás

Novo vídeo de Reguengos (veja atuação da GNR) Exclusivo TDS

Policias3 meses atrás

Noite de violência. Atropelamento e agressões várias em Reguengos de Monsaraz.

Agenda3 meses atrás

Redondo mantém sala de cinema aberta.Veja programa.

Justiça4 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS6 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS7 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes7 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia5 dias atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 semanas atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 semanas atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 semanas atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade3 semanas atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios3 semanas atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 semanas atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 semanas atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade1 mês atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música1 mês atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade1 mês atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime2 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música3 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Crime3 meses atrás

GNR encontra plantação de Canábis que poderia resultar em mais 500 mil euros.

Incêndios3 meses atrás

Antigas piscinas das Neves, Beja, voltaram a arder. (Vídeo)

Crime3 meses atrás

População forma Milícias para defender V.N.Milfontes.

Crime3 meses atrás

Novo vídeo de Reguengos (veja atuação da GNR) Exclusivo TDS

Policias3 meses atrás

Noite de violência. Atropelamento e agressões várias em Reguengos de Monsaraz.

Agenda3 meses atrás

Redondo mantém sala de cinema aberta.Veja programa.

Categorias

Justiça4 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS6 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS7 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes7 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia5 dias atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 semanas atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 semanas atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 semanas atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade3 semanas atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios3 semanas atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 semanas atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 semanas atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade1 mês atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!