Siga-nos

Educação

 Moura recebeu sessão de sensibilização promovida pelo Exército 

A sessão foi ministrada pelo Regimento de Infantaria n.º 1 de Beja.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Com o regresso às aulas presenciais dos alunos do 11.º e 12.º ano previsto para 18 de maio, a iniciativa pretendeu promover, junto dos dirigentes e funcionários deste estabelecimento de ensino, as boas práticas no que toca à prevenção e combate à propagação do novo Coronavírus SARS-CoV-2. 

“A Escola Secundária de Moura foi palco de uma sessão de sensibilização de limpeza e higienização de superfícies em ambiente escolar. “

A sessão foi ministrada pelo Regimento de Infantaria n.º 1 de Beja, no quadro da relação de cooperação entre o Município de Moura e outros organismos, tendo contado, também, com uma demonstração dos procedimentos de desinfeção em espaço contaminado, iniciativa que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Moura. 

Durante esta ação de sensibilização o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Azedo, fez questão de destacar a excelente relação que o Município tem construído com várias instituições locais, regionais e nacionais, entre elas o Exército, a DGEsTE e os agrupamentos escolares.

Na presença do Tenente-General António Martins Pereira, Comandante das Forças Terrestres, e de Maria João Charrua, Delegada Regional de Educação do Alentejo, o autarca garantiu que irá dar continuidade ao trabalho de cooperação que tem vindo a ser desenvolvido, demonstrando total disponibilidade, da Câmara Municipal de Moura, em prestar apoio em tudo o que lhe for possível.

Neste âmbito, o Município irá entregar à Escola Secundária de Moura, no decorrer da próxima semana, equipamentos de proteção para os seus funcionários, tais como álcool-gel, luvas, máscaras cirúrgicas e viseiras. 

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Educação

IPS vai formar quadros intermédios na área da Construção Civil

A formação, a ministrar na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), acaba de ser aprovada pela Direção Geral do Ensino Superior

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) prepara-se para abrir, já no próximo ano letivo (2020-2021), um novo curso técnico superior profissional (CTeSP) apostado na formação de  quadros intermédios especializados na área da Construção Civil.

“A formação, a ministrar na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), acaba de ser aprovada pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES)” 

A criação deste novo curso fundamenta-se numa criteriosa auscultação dos vários agentes do setor na região da Grande Lisboa e Península de Setúbal, entre associações profissionais, municípios, empresas e o próprio ensino secundário e profissional, que revelou a existência de uma grave lacuna no que toca a mão de obra especializada disponível.

Refira-se ainda que o respetivo plano de estudos foi desenvolvido em estreita articulação com a Associação dos Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia (AATAE).

Atualmente numa fase de recuperação de uma crise profunda, que levou a que muitos profissionais procurassem alternativas de trabalho no estrangeiro e, em alguns casos, a aposentação, o setor da Construção Civil e Obras Públicas ressente-se  da falta de recursos humanos tecnicamente competentes para assegurar a sua revitalização e dar resposta a um mercado de trabalho hoje francamente mais exigente.

O CTeSP em Construção Civil vem igualmente integrar e complementar a fileira formativa da ESTBarreiro/IPS neste domínio, juntando-se a outras opções de qualificação como o CTeSP em Reabilitação Energética e Conservação de Edifícios (nível 5), a licenciatura em Engenharia Civil (nível 6) e os mestrados em Engenharia Civil e em Conservação e Reabilitação do Edificado. 

O técnico superior profissional formado em Construção Civil pode, se assim o desejar, prosseguir estudos para licenciatura, sendo-lhe reconhecidos os conhecimentos, competências e aptidões  adquiridos no nível de formação anterior, sob a forma de creditações a um número significativo de unidades curriculares.

Importa também sublinhar que a ESTBarreiro/IPS dispõe, desde 2007, de instalações próprias construídas de raiz e equipadas com laboratórios de reconhecida qualidade nas áreas de Engenharia Civil, nomeadamente construção, estruturas, hidráulica e geotecnia.

Continuar a ler

Copyright © 2020 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 917278022

error: Content is protected !!