Siga-nos

Gastronomia

Mostra de Vinhos em Fernando Pó atraiu 8.500 visitantes

Fernão Pó Adega venceu concurso de vinhos

Avatar

Publicado

em

A Mostra de Vinhos em Fernando Pó, que decorreu durante o fim de semana (dias 3, 4 e 5) aumentou, este ano, o número de visitantes, num total de 8.500, que tiveram a oportunidade de provar os melhores vinhos produzidos no concelho de Palmela e contactar com os produtores, em pleno meio rural, no coração da região vinícola da Península de Setúbal.

Fernão Pó Adega venceu concurso de vinhos

A prova de vinhos e o concurso para eleger os 10 Melhores Vinhos do Ano foram os pontos altos do certame. Dos 26 tintos e 14 brancos que estiveram à prova, a Câmara de Provadores da CVRPS – Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal elegeu a Fernão Pó Adega como vencedora, seguida da Casa Ermelinda Freitas, em 2.º lugar, que recebeu também o Prémio Escolha do Público, e de Marcolino Freitas & Filho, em 3.º lugar.

A 24.ª edição do certame, organizada pela Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, decorreu, pelo segundo ano, no renovado pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, fruto de uma candidatura do Município ao Portugal 2020, no âmbito do projeto Centro Rural Vinum.

A Mostra realizou-se, este ano, uma semana mais cedo que o habitual e contou com a presença de 24 expositores, dos quais 12 são vitivinicultores, mas também de outros produtos regionais, como queijos, enchidos e doçaria. Gastronomia regional, uma exposição de equipamentos relacionados com a vinha e um programa de animação que incluiu provas comentadas, Show Cooking, animação musical e também atividades de enoturismo, passeios pedestres e visitas a adegas foram outros atrativos, num fim de semana de bom tempo, que convidou a visitar Fernando Pó.

Os 10 Melhores Vinhos do Ano

1.º – Fernão Pó Adega

2.º – Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, Lda.

3.º – Marcolino Freitas & Filho, Lda.

4.º – Naciolindo António dos Santos Baeta

5.º – Fernando Santana Pereira Unipessoal, Lda.

6.º – Pedro Fernandes Monteiro (Edmundo)

7.º – JB Freitas, Vinhos, Lda. (José Bento da Silva Freitas)

8.º – Celestina & Gomes, Agropecuária, Lda.

9.º – Vinhos Althiag’o

10.º Sociedade Agrícola Ti Bento, Lda.

Prémio Escolha do Público

Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, Lda.

Agenda

ViniReguengos junta duas dezenas de produtores

A ViniReguengos abre no dia 14 de junho às 18h com a atuação do grupo Al-Canti, seguindo-se um beberete dinamizado pelos formandos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora.

TDS noticias

Publicado

em

Durante as Festas de Santo António, de 14 a 16 de junho, o Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições vai receber a quinta edição da ViniReguengos.

Nesta feira de vinhos poderão ser apreciadas referências de vinhos de cerca de duas dezenas de produtores nacionais. A ViniReguengos abre no dia 14 de junho às 18h com a atuação do grupo Al-Canti, seguindo-se um beberete dinamizado pelos formandos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora.

O espaço PROVA, local destinado à promoção dos vinhos, das marcas e dos serviços dos produtores, recebe às 21h30 a apresentação da Rota do Vinho Bucelas, Carcavelos e Colares.No dia 15 de junho, a ViniReguengos abre às 18h com a atuação do Grupo Coral Os Bel’Aurora de Campinho. Pelas 18h30 decorre o Showcooking Reguengos à Mesa pelo chef Hélio Loureiro com destaque para a Semana Gastronómica do Porco.

Às 19h30 e às 21h30 haverá apresentações de vinhos no espaço PROVA, enquanto pelo meio, às 21h, realiza-se mais um Showcooking Reguengos à Mesa pelo chef Hélio Loureiro, desta vez referente à Semana Gastronómica do Borrego.No dia 16 de junho, o programa da ViniReguengos inicia-se às 18h com a atuação do grupo En’canta Modas, seguindo-se meia hora mais tarde um Showcooking Reguengos à Mesa pelo chef Luís Leitão, com destaque para a Semana Gastronómica do Lago.

Às 19h30 e às 21h30 haverá apresentações de vinhos no espaço PROVA, decorrendo pelo meio, às 21h, Showcooking Reguengos à Mesa pelo chef Luís Leitão sobre a Semana Gastronómica da Caça.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento