Últimas:
Morreu Marta Louro, jornalista com fortes ligações ao Alentejo. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

Morreu Marta Louro, jornalista com fortes ligações ao Alentejo.

Antiga correspondente da CMTV em Beja.

Publicado

em

 

Jornalista morre em acidente

“Marta Louro morreu em acidente de moto”

A jornalista da CMTV e do Correio da Manhã, Marta Louro, morreu esta tarde num acidente, em Lisboa, quando se deslocava em reportagem.

Marta Louro foi durante algum tempo funcionária da Rádio PAX de Beja e correspondente no Baixo Alentejo do CM e da CMTV.

Atualmente estava a desempenhar funções em Lisboa.

Marta Louro, de 27 anos, seguia num motociclo no Eixo Norte-Sul quando colidiu com uma viatura entre as saídas das Laranjeiras e Sete Rios daquela via.

Marta Louro, que seguia como passageira, não resistiu aos ferimentos e o óbito foi declarado no local.

A TDS envia as mais sentidas condolências aos familiares e a toda a família profissional.

Sociedade

Descentralização de competências em Portel

Descentralização de competências no domínio da Ação Social no município de Portel

Publicado

em

Descentralização de competências no domínio da Ação Social

Município de Portel

Entre o Município de Portel e o Centro Distrital de Segurança Social de Évora, foi assinada a Declaração de Compromisso, marcando desta forma um importante passo na acção social já existente no concelho.

Esta descentralização de competências no âmbito de ação social permitirá ainda uma maior proximidade à população e um conhecimento mais profundo da realidade do território, com maior rapidez e agilidade na resolução dos problemas sociais vividos pela população com maiores dificuldades económicas e sociais.

O Presidente da Câmara Municipal de Portel, José Manuel Grilo, destacou a importância desta descentralização de competências, identificando diversos projetos e iniciativas que o Município já desenvolve atualmente na área social e mostrou total abertura para apoiar as instituições locais a prosseguir com os seus projetos e programas, úteis à comunidade e às famílias.

A partir do próximo dia 1 de Outubro, o concelho de Portel terá ao dispor dos seus munícipes  o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), constituído uma equipa técnica que visa apoiar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

Os objetivos do SAAS são: informar, aconselhar e encaminhar para resposta, serviços ou prestações sociais; apoiar em situações de vulnerabilidade social; prevenir situações de pobreza e de exclusão social; contribuir para aquisição e/ou fortalecimento de competências das pessoas e famílias; assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social; mobilizar os recursos  da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

Ns cerimónia esteve o diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, José Ramalho e representantes das várias entidades e instituições do concelho ligadas ao sector social, tendo a descentralização de competências no domínio da Ação Social no Município de Portel como foco principal.

Continuar a ler

Sociedade

Montemor-o-Novo assinala Dia Mundial do Turismo

Iniciativas assinalam se este fim de semana

Publicado

em

Dia Mundial do Turismo assinalado em Montemor-o-Novo

O Dia Mundial do Turismo comemora-se a 27 de setembro mas, em Montemor-o-Novo, antecipamos as celebrações.

Partilhamos o programa do próximo fim de semana, dedicado à fotografia e também ao passeio.

Dia 24 de setembro, pelas 10h00, realiza-se a inauguração da exposição do Desafio Fotográfico, a ter lugar no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo. Ainda neste sábado, às 15h00, decorre um Passeio no Centro Histórico.

Já no domingo, 25 de setembro, pelas 9h00, será efetuado um Percurso pedestre de Lavre “Da Vila à Ponte Velha”.

Ambas as iniciativas têm Inscrições obrigatórias e limitadas, e que podem ser feitas no Posto de Turismo ou através dos seguintes contactos: 266 898 103; turismo@cm-montemornovo.pt

Continuar a ler

Sociedade

Novas sondagens em Alcácer do Sal

O projeto “Um Mergulho na História” tem como objetivo a caracterização do património cultural náutico e subaquático do Alentejo Litoral e criar conteúdos em formato digital, para efeitos de comunicação pública da investigação.

Publicado

em

Projeto “Um Mergulho na História”

Novas importantes sondagens no Rio Sado

A segunda campanha de prospeção e registo arqueológico em Alcácer do Sal, inserida no projeto “Um Mergulho na História”, decorreu entre os passados dias 12 e 17 de setembro de 2022 nas margens do rio Sado.

No âmbito do projeto, foram realizados registos de filmagens com drone e fotogrametria em vários sítios arqueológicos já identificados e a algumas peças do Museu Pedro Nunes, tendo sido igualmente levadas a cabo uma investigação documental e arquivística no Arquivo Municipal de Alcácer do Sal e uma missão de prospeção visual nas margens do rio, com recurso a uma embarcação cedida pela autarquia.

Além do mais, foram também discutidos vários projetos de investigação a realizar no decorrer do ano de 2023.

Os resultados desta campanha vão permitir conhecer melhor os vestígios arqueológicos das margens do rio Sado, contribuindo para um maior conhecimento da história regional e das dinâmicas fluviais desta área.

Os trabalhos contaram com a direção dos coordenadores do projeto e a colaboração e orientação dos profissionais de Arqueologia do Município de Alcácer do Sal, havendo ainda a salientar o apoio dos técnicos do setor de Desporto da Câmara Municipal.

Recorde-se que o projeto “Um Mergulho na História” tem como objetivo a caracterização do património cultural náutico e subaquático do Alentejo Litoral e criar conteúdos em formato digital, para efeitos de comunicação pública da investigação.

O projeto visa igualmente a promoção do envolvimento das populações locais na temática da arqueologia náutica e subaquática enquanto valor cultural. Vencedor do Orçamento Participativo de Portugal no ano de 2018, o projeto Um Mergulho na História teve início em setembro de 2021 e vai ter continuidade no ano de 2023, sendo desenvolvido ao longo de toda a Costa Alentejana.

Continuar a ler
Sociedade6 horas atrás

Descentralização de competências em Portel

Descentralização de competências no domínio da Ação Social no município de Portel

ODEMIRA2 dias atrás

Odemira assina contratos comodato para alojamento dos militares da GNR

Os contratos de comodato foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Comandante do Comando...

Turismo3 dias atrás

Alojamento local cresceu 15 vezes em reservas

Comparação é com 2019

Incêndios4 dias atrás

Camião com palha a arder em Beja

Não se registaram vítimas

Educação4 dias atrás

Autarquia de Alcácer do Sal distribui material escolar ao 1º ciclo

Ao longo da semana, o Executivo Municipal permanente vai percorrer as escolas do concelho e entregar às turmas do 1.º...

Tecnologia4 dias atrás

Agência Espacial Portuguesa promove setor aeroespacial em Ponte de Sor

Competição decorre entre os dias 11 e 18 de outubro, em Ponte de Sor e no Campo Militar de Santa...

Sociedade4 dias atrás

Montemor-o-Novo assinala Dia Mundial do Turismo

Iniciativas assinalam se este fim de semana

Sociedade4 dias atrás

Novas sondagens em Alcácer do Sal

O projeto “Um Mergulho na História” tem como objetivo a caracterização do património cultural náutico e subaquático do Alentejo Litoral...

Educação4 dias atrás

Universidade Sénior arranca em Viana do Alentejo

Inscrições a decorrer.

Acidentes6 dias atrás

2 feridos ligeiros em acidente no Penedo Gordo, Beja.

Acidente aconteceu esta tarde.

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!