Siga-nos

Autarquias

Montemor tem surto com 32 casos ativos e fez hoje concerto com largas dezenas de pessoas.

Concelho ativou o Plano Municipal de Emergência na última segunda feira.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Pedro Mestre tocou para dezenas de pessoas

“Concerto em pleno surto de Covid 19.”

Nunca Montemor o Novo registou tantos casos de Covid 19 desde o início da pandemia. Atualmente regista um surto com 32 casos ativos.

Hoje a autarquia organizou no Parque Urbano um concerto com Pedro Mestre em que esteve cerca de uma centena de pessoas. Veja AQUI.

Segundo anunciou a autarquia o espetáculo foi inserido nas Noites de Verão no Concelho.

A autarquia ativou, na passada segunda feira, o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil devido ao surto de covid-19.

O PME foi ativado por deliberação da Comissão Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo, reunida na segunda-feira, encontrando-se em vigor desde as 00:00 de segunda feira passada e até às 23h59 de 31 de agosto.

O surto de covid-19 de Montemor-o-Novo foi divulgado pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas, que referiu que “ainda está em investigação” a ligação deste foco da doença ao surto do concelho vizinho de Mora.

Montemor sem novos casos nos testes de ontem.

Autarquias

Aljustrel vai contestar inclusão na lista dos concelhos de risco elevado.

Autarquia diz que foi levado em conta número errado de habitantes

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Município vai contestar inclusão

“Autarquia diz que foi levado em conta número errado de habitantes”

O Município de Aljustrel, com base nos critérios decretados pelo Conselho de Ministros, passou a integrar a lista dos concelhos considerados de risco elevado no âmbito da pandemia Covid-19.

Segundo a autarquia “… o Governo, se baseia na última estimativa efetuada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2019, e não no número de habitantes que está referenciado no último Censos.

Este critério não tem ainda em conta, por exemplo, o número de inscritos no Centro de Saúde de Aljustrel, que, neste caso, é superior [9333 utentes].”

E adianta, “Assim, tendo por base a última estimativa do INE de 2019, a fórmula baseou-se na seguinte equação: 20 (número de casos nos últimos 14 dias) ÷ 8247 ( população residente estimada em 2019) = 0,00242512x 100.000 = 242, 51 (240/100.000 é o número limite).

O Município de Aljustrel, embora neste momento de pandemia queira sempre fazer parte da solução e estar inteiramente disponível para colaborar com todas as autoridades e entidades, vai “contestar o critério adotado, por entender que o Concelho sai penalizado, nomeadamente em termos económicos e sociais, e porque estes números não refletem a realidade deste território, com características particulares, nomeadamente no que diz respeito ao número de população atual, fruto da forte atividade industrial e agrícola.”

Continuar a ler

error: Content is protected !!